Topo

K-Drops: O retorno de WINNER e DAY6, 4 anos de TWICE e MAMA/AMAs

Camila Monteiro

24/10/2019 19h13

  • WINNER volta com música agitada e vídeo melancólico de SOSO

Um dos retornos mais aguardados dessa semana foi o da WINNER, com um novo mini álbum, o CROSS, e o lead single e mv de SOSO. A música apesar de ser agitada e lembrando outros hits antigos do grupo tem uma letra bastante introspectiva abordando ansiedade e tristeza. O vídeo é esteticamente bonito, com takes dignos de filme, principalmente os que envolvem o Hoony. A sequência dele, nu, se olhando no espelho é certamente uma das mais bonitas que já vi no kpop (corpo a mostra é algo ainda bastante polêmico nesse universo). Tanto a cenografia quanto a direção do mv são bastante cinematográficos e saem das festas e diversões que estamos acostumados a ver com o grupo. CROSS além de SOSO conta com outras cinco músicas, sendo duas delas solos, um do próprio Hoony – quem mais brilhou nesse comeback – e outro do Yoon.

  • The Book of Us: Entropy traz onze músicas novas da DAY6

Quem retornou após três meses do lançamento do mini álbum The Book of Us: Gravity foi DAY6, agora com disco completo, onze músicas, em The Book of Us: Entropy. Tanto a faixa principal, Sweet Chaos, quanto o início inteiro do disco – principalmente Rescue Me, minha favorita – relembram muito o rock dos anos 2000 que está marcando presença em todos os comebacks atuais. As músicas são um híbrido de Panic At The Disco! com My Chemical Romance, e os membros cada dia brilham mais tocando instrumentos (as performances ao vivo são incríveis). Depois de flertar com o emo, o disco abre mais seus horizontes e acaba com várias músicas e gêneros mais diversos, até meio jazz pop. Entropy é o disco ideal para você mostrar para seus amigos haters de kpop pois é bastante fora da curva, todo mundo toca instrumentos e tem um som muito bem produzido.

  • Em MV triste, MONSTA X volta com balada FIND YOU

Na próxima segunda-feira (28) Monsta X retorna com um novo mini álbum, FOLLOW: FIND YOU, e essa semana eles soltaram um vídeo bastante emotivo para Find You, que continua contando a história do Universo MX estabelecida ao longo dos anos (o mv tem conexão direta com Dramarama). Hyungwon certamente fez muita monbebe chorar com a atuação dele. Depois de uma série de singles em inglês lançados para expandir a carreira do grupo no Ocidente, parece que Monsta X voltou às origens muito bem, desenterrando teorias e histórias antigas. Agora é esperar para saber quando teremos continuação desse mini dorama.

  • Teaser de Spark, música nova da Taeyeon

Um dos retornos mais aguardados nesse fim de ano é o de Taeyeon. A cantora já era para ter feito comeback mas com a morte de Sulli tudo foi reagendado. Ontem (23) saiu o primeiro teaser de Spark, novo single da cantora, e já podemos ver que ela vai numa direção totalmente contrária aos últimos trabalhos dela, Four Seasons e Voice. Fiquei surpresa pois as fotos lançadas até então davam a ideia de planetas se alinhando e Taeyeon bastante parecida com Taylow Swift, no entanto em Spark ela está completamente diferente e andando com saltos pegando fogo (!!!) literalmente. O disco novo dela sai na próxima segunda-feira também junto com Monsta X (sim, estamos vivendo um período intenso de comebacks).

  • Diretor Gus Van Sant diz que gostaria de trabalhar com Jimin (BTS) em entrevista

Uma das maiores surpresas da semana foi a entrevista que o renomado diretor Gus Van Sant deu para a I-D (Vice), falando sobre seus 30 anos de carreira. O diretor relembra momentos marcantes, fala sobre o que vem fazendo recentemente – ele fotografou Zoe Kravitz, que atualmente foi contratada para ser a nova Mulher-Gato no novo filme do Batman -, próximos projetos e no fim quando questionado qual ator ele gostaria de ter trabalhado ele disse que nenhum ator, mas sim o cantor de BTS, Park Jimin, pois ele traz uma paz que ele gosta de ver nas pessoas. Gus Van Sant prosseguiu dizendo que um dia espera fotografar Jimin. Eu que sou muito fã dos trabalhos do diretor que já trabalhou com uma lista extensa de celebridades, fiquei bastante chocada e contente com essa citação. Será que ele assiste fancams do Jimin?? Faz pensar…

  • GOT 7 solta teaser do próximo comeback intitulado Call My Name

Hoje a JYP soltou novo teaser do comeback da GOT7 que está marcado para o início de novembro e agora temos um nome: Call My Name.

Além da GOT7, a empresa também está promovendo Jackson que já vem lançando uma série de músicas e vídeos nas últimas semanas para o seu disco solo, o MIRRORS. O álbum será lançado amanhã (25) e Jackson já está promovendo e vendendo vinyl das músicas.

  • ONEUS solta vídeo performance de LIT

Um dos grupos rookies de maior qualidade que debutaram esse ano foi a ONEUS e o último lançamento deles, LIT, é uma mistura de VIXX com Idol de BTS, utilizando sons tradicionais da música coreana, porém com uma leitura atualizada, incluindo muito rap – os rappers do grupo são muito bons – e ótima coreografia. Abaixo temos o vídeo performance lançado hoje:

  • TWICE4EVER: TWICE comemora 4 anos com festa de Halloween

TWICE completou quatro anos de existência no último domingo (20) e comemorou em grande estilo com um show para os ONCES (fãs do grupo). A temática Halloween já é tradicional para o grupo e mais uma vez Dahyun foi o grande destaque da noite, fantasiada de Gênio de Aladin. Melhor do que isso só a participação de Mina que se apresentou pela primeira vez desde sua saída temporária para cuidar de sua saúde mental.

Nada será melhor do que Dahyun:

Dahyun fantasiada de Gênio (reprodução/JYP)

Okay, talvez melhor que essa imagem, apenas Mina não conseguindo conter o riso ao avistar Genie Daehyun:

  • G-DRAGON de volta

Para alegria das VIPs que ultimamente só tiveram notícias ruins com a saída de Seungri do grupo (e do fato de que ele estava envolvido numa série de crimes seríssimos com tráfico de mulheres) e da constante caça às bruxas que ocorre com TOP, G-DRAGON finalmente vai ser liberado do Exército após quase 2 anos. Ele sai no próximo dia 26, e em novembro o restante do grupo que também está servindo – Taeyang e Daesung – também sairão. Hoje saiu um comunicado anunciando que fãs serão proibidas de irem ao local no dia que eles forem dispensados (a ida dos membros da Big Bang ao Exército foi marcada por pequenos dramas, incluindo o pedido formal para fãs pararem de mandar cartas para G-DRAGON pois estava atrapalhando a rotina do local). Será que 2020 vai ter retorno do grupo, agora deslfacado? Será que G-DRAGON voltará sozinho? Só o futuro dirá…

  • BTS e EXO são indicados ao AMAs e votação do MAMA começa

Hoje foi um dia repleto de votações de premiações, pois a saga MAMA 2019 começou e vai até dezembro – a premiação ocorre no Japão dia 4 de dezembro – e BTS segue na frente da disputa dos principais prêmios de Artista e Música do ano com Boy With Luv. Vale lembrar que os prêmios do MAMA são divididos por porcentagens: 30% vendas digitais, 10% vendas físicas, 20% votos e 40% jurados. É estranho o voto dos jurados valer mais do que vendas físicas? Sim, com certeza, mas estamos diante do MAMA, uma premiação que já sofreu várias acusações de favorecimento ao premiar grupos que nitidamente mereciam menos que outros. Esse ano a categoria mais disputada é a ROTY (Rookie of the Year), prêmio revelação masculino (feminino as chances de ITZY ganhar são imensas), com uma disputa grande entre X1 (favorita da casa), TXT (apoio das fãs de Bangtan) e ATEEZ (seria uma bela zebra). Em dezembro saberemos o que vai acontecer. Enquanto todo mundo estava votando no MAMA, o AMAs (American Music Awards) divulgou a lista de indicados a premiação que ocorre dia 24 de novembro. BTS está concorrendo a três prêmios: melhor grupo/duo, melhor turnê e artista preferido nas redes sociais. Essa última categoria conta também com a presença da EXO. Ambos estão concorrendo com Ariana Grande, Billie Eilish e Shawn Mendes.

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop