KPop Pop Pop http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música e mídia, amante da cultura pop e uma fã orgulhosa de Bangtan. Mon, 16 Dec 2019 21:52:51 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Playlist: Melhores de 2019 http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/2019/12/16/playlist-melhores-de-2019/ http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/2019/12/16/playlist-melhores-de-2019/#respond Mon, 16 Dec 2019 21:52:51 +0000 http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/?p=1827 Como estamos no meio de dezembro e embalada pela série de posts que fiz com os melhores de 2019 (solistas, grupos, rookies, performances, etc), resolvi reunir todo mundo que se destacou no kpop esse ano e criar uma playlist repleta de hits, sejam em grupos ou em carreiras solo. Os grandes hits do ano Boy With Luv de BTS, DALLA DALLA das ITZY e Gotta Go da Chung Ha abrem o set que também conta com SEVENTEEN, que teve um grande ano com seu disco An Ode encabeçado pela ótima Fear, a estreia magistral de Byun Baekhyun, vendendo mais de 500 mil cópias de seu City Lights e as Mamamoo, que também tiveram um ano mágico com a vitória no reality Queendom e o lançamento de Reality in Black. HIP fechou o ano com chave de ouro. Quem também trabalhou intensamente em 2019 foram as TWICE, com lançamento de 3 álbuns, dois coreanos e um japonês, todos sucesso de público e crítica. Os monster rookies da TXT também aparecem aqui, assim como a ATEEZ com sua Wonderland. A playlist consiste em grandes hits de grupos conhecidos que se destacaram combinada com o pontapé inicial de vários idols em carreiras solos, como a estreia da família PNATION (empresa do cantor PSY) Jessi, HyunA e DAWN. Sunmi, Taemin, Kang Daniel também mostram a força de seus solos por aqui.

E assim tempos o melhor de 2019 num set que possui pouco menos de 2 horas…

]]>
0
Cultura CD – Dream Chapter: MAGIC http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/2019/12/13/cultura-cd-dream-chapter-magic/ http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/2019/12/13/cultura-cd-dream-chapter-magic/#respond Fri, 13 Dec 2019 20:57:47 +0000 https://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/?p=1821 Depois de um tempo sem comprar álbuns, hoje me deparei com uma grata surpresa ao perceber que, novamente, a seção de kpop da loja de discos da minha cidade – atualmente moro em Leeds, ao norte da Inglaterra – está ainda maior do que da última vez que pisei lá. Confesso que fui atrás do vinyl de Fine Line, novo disco de Harry Styles, mas estava com sorte e encontrei o disco dos TXT que já estava na minha lista de aquisições para Temporada Natal. O disco foi lançado em duas versões: a verde chamada Sanctuary e a preta chamada Arcade. Sempre gosto de ver vídeos de unboxing para decidir qual versão comprar e havia decidido que a preta era exatamente o que eu queria. Infelizmente percebi que estava esgotada na Amazon , lugar que mais costumo fazer minhas compras de álbuns de kpop. Portanto hoje quando vi um único exemplar do Arcade me esperando, achei que foi destino, e me dei de presente.

O disco, assim como o anterior, STAR, vem numa caixa um pouco difícil de abrir – espero que a Big Hit melhore o design no futuro – e dentro dela não temos o tradicional photocards mas sim uma série de “presentes”, como se estivéssemos ainda na escola, o que faz sentido para a faixa etária principal que eles estão almejando. São identidades escolares, post its em formato de coração, adesivos e um óculos 3D parecido com o que Soobin usa no MV de Run Away.

O que eu achei mais interessante em MAGIC é que eles pensaram em trazer elementos mais lúdicos e o mesmo tempo não perderam a mão e infantilizaram o produto. As cores e conceitos escolhidos ajudaram a trazer uma estética que balança os tipos de conteúdos apresentados; se o que vem como “brinde” é bem escolar, o caderno de fotografias e os ensaios mostram que os meninos estão, aos poucos, amadurecendo.

A própria ideia de fazer o álbum ser na verdade um caderno foi brilhante. Não é apenas muito melhor de manusear, como também agrega valor conceitual. Foi tão mais fácil ver as fotos claramente, sem  precisar abrir demais o livreto e estragar a capa, que eu desejo que os grupos se inspirem e mais cadernos-discos sejam feitos por aí.

Abaixo temos algumas fotos do ensaio, primeiro com Soobin e depois com Beomgyu. O conceito menos infantilizado das fotografias foi uma grata surpresa. O primeiro disco é muito mais colorido e cheio de referências com rabiscos divertidos, enquanto esse já traz eles todos mais idols, com cabelos diferentes, pintados, muito carão e performance.

E por fim, mas não menos importante – isso depende do seu ponto de vista sobre, afinal, para que servem os discos de kpop?? – temos na contracapa do nosso caderno Arcade o CD do grupo, DREAM CHAPTER: MAGIC. Confesso que eu praticamente não escuto os discos em sua forma física, e muitas vezes uso para enfeito ou deixo mesmo para sempre guardado na sua caixa. No disco temos algumas figuras desenhadas que também vêm em forma de adesivo e post it. Essas imagens estão presentes em muitos conteúdos promocionais do grupo e penso que já fazem parte da identidade visual do grupo.

O disco foi um pouco mais caro do que os que costumo comprar (média 24 libras), e custou 31 libras, cerca de 165 reais, o que considero um alto investimento e portanto, um presente de Natal adiantado. No Brasil existem algumas lojas online vendendo por menos, 120 reais, mas ainda assim é um preço salgado mas que merece ser pensado pois o disco além de muito bom, é um belo presente.

]]>
0
Melhores de 2019: Discos do Ano (Grupos) http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/2019/12/12/melhores-de-2019-discos-do-ano-grupos/ http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/2019/12/12/melhores-de-2019-discos-do-ano-grupos/#respond Thu, 12 Dec 2019 23:08:56 +0000 http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/?p=1796 Foi uma tarefa bem mais difícil do que imaginei selecionar e ordenar todos os discos que mais tiveram impacto e/ou foram bem produzidos e merecem destaque em 2019. No post que fiz sobre álbuns solos, discorri um pouco sobre o fato de ter sido um ano repleto de excelentes lançamentos de solistas, muito superiores aos discos lançados pelos grupos das mesmas empresas inclusive – sim SM estou olhando para você – e isso acabou afetando as escolhas que fiz aqui. Abaixo estão 10 discos, e algumas menções honrosas, que considero as melhores produções de 2019 feita por grupos. Aqui você pode ver a lista de top 10 melhores discos solo.

#10 Take Over The Moon – WayV

Representando muito bem o pop chinês, ou c-pop, o segundo álbum da WayV foi uma bela continuação de Take Off, ótimo disco de estreia do grupo. Sigo confusa se estamos diante de uma unit da NCT, a NCT China, ou se o grupo já está totalmente separado do projeto megalomaníaco da SM, de qualquer forma a Wayv contém dois dos melhores idols que estavam na NCT U: Ten e Lucas, e junto com Xiaojun, Kun, YangYang, Hendery e WinWin (nunca entenderei quando ou como ele saiu da NCT 127). Atualmente a WayV é o grupo mais coeso e promissor da casa junto com a Dream, e podemos ver e ouvir o resultado desse entrosamento de talentos em Take Over The Moon. O disco dá espaço para a rap line, para os vocais e conta com uma das melhores músicas que a SM produziu esse ano, Love Talk.

Estilo: pop bem pop, com pitadas de noventismos e boybands antigas

Destaque: Love Talk (você vai querer colocar na sua playlist), Moonwalk (lead single ótimo) e Face to Face (vocal line incrível)

#9 Obsession – EXO

Depois de quase um ano do lançamento do excelente Don’t Mess Up My Tempo, a EXO voltou agora com alteregos, a X-EXO, saídos de um Mundo Invertido provavelmente localizado no mesmo universo de Suicide Squad. O grupo, agora com desfalque de D.O., Xiumin e Lay, que novamente não participou de um comeback, conseguiu segurar bem com apenas seis membros, mas confesso que senti falta da voz de DO Kyungsoo. O disco não é tão bom quanto o anterior mas ainda assim mostra as muitas qualidades do grupo, principalmente em harmonizações. Por isso, quem chama muita atenção e se destaca ao longo de Obsession é Suho. Dono das melhores bridges ao lado de Chen, ele brilha muito na maioria das canções do novo disco.

Estilo: pop produzido por Timbaland no início dos anos 2000

Destaque: Baby You Are (a minha favorita até agora), Groove e Trouble. Jekyll podia ser trilha de Suicide Squad portanto não decidi se isso é bom ou ruim.

#8 Clé 1: MIROH – Stray Kids

2019 foi um ano que começou muito bem para Stray Kids, saídos de várias vitórias como rookies do ano, e apresentando sua trajetória numa série de ótimos discos experimentais em forma de Chaves (Clé significa chave em francês) que foram abrindo os diversos labirintos que o grupo nos entregou desde a sua estréia. Infelizmente vimos também a saída de um dos melhores integrantes do grupo, Woojin. Um dos poucos vocais num grupo majoritariamente de rappers, o cantor saiu sem maiores explicações e deixou saudades (eu particularmente adorava a voz dele). Isso acabou ofuscando o fato de o grupo ter criado os sons mais diferentes e excitantes, abrindo um leque de possibilidades pro tipo de música que ouviremos deles no futuro. Espero que eles consigam prosseguir com seus projetos sem novas surpresas indesejadas.

Estilo: EDM e rap da melhor qualidade

Destaque: Miroh, Victory Song e 19

#7 An Ode – SEVENTEEN

An Ode é um marco na carreira da SEVENTEEN, não apenas pela qualidade que o disco entrega, mas por mostrar um amadurecimento conceitual que refletiu num sucesso enorme do disco, o segundo mais vendido do ano até então, ficando atrás apenas de BTS. O grupo foi bastante inteligente nas escolhas de single; HIT e Fear mostram a versatilidade e encontro dos dois mundos apresentados nessa nova narrativa estabelecida por eles. O álbum também dá espaço para todos os membros brilharem, o que é essencial e bastante difícil de ser feito em um grupo com 13 pessoas. Jeonghan, Joshua e Wonwoo são os meus maiores destaques nessa fase atual deles.

Estilo: pop e r&b

Destaque: Fear, 247 (A unit performance brilha muito) e Second Life

#6 Dream Chapter: MAGIC – TXT

Confesso que estava receosa com a direção desse disco, principalmente por ser o primeiro álbum completo dos meninos. E a Big Hit comprovou mais uma vez que sabe muito bem o que está fazendo. Dream Chapter: MAGIC é uma excelente continuação para a abertura que tivemos com STAR. Os discos possuem menos de 9 meses de diferença e mostram uma evolução gigantesca de todos os envolvidos. Run Away é um ótimo lead single que transmite a magia e conecta o que há de mais lúdico, com toques Potterianos que bebem também em Stranger Things. Eclético, o disco mostra várias facetas dos integrantes, o que é crucial para a gente conhecer eles melhor, afinal ainda estamos no início da história da TXT. E se as coisas continuarem assim, estaremos diante de um novo Universo interessantíssimo.

Estilo: dreampop, r&b

Destaque: New Rules, Run Away e 20cm (um r&b totalmente fora da curva no disco mas que funcionou muito bem)

#5 All to Action – ATEEZ

STAN ATEEZ. É necessário entender antes de tudo que a ATEEZ é um grupo que merece o nosso suporte, principalmente depois do ano que eles tiveram, repletos de conceito, coesão e aclamação (dos fãs, porque a mídia ainda não acordou para eles). All to Action é o primeiro disco completo deles, e fecha com maestria toda narrativa que o grupo estabeleceu desde o início com a dobradinha poderosa Treasure e Pirate King. Todos os eps da ATEEZ nesse meio do caminho, assim como SKZ e Clé, foram contando histórias interessantes, com singles muito bem produzidos e muitos deles chicletíssimos, como o hit Wave. Apesar de todo disco ser muito acima da média, o que me conquistou e provou que ATEEZ ainda será gigante, foi Precious (overture), quando Hongjoong nos leva ao passado – Treasure – para fechar esse capítulo. Essa estratégia BTS, de fazer tudo muito amarrado, criando um Universo de possibilidades, é a melhor ideia a ser copiada, e eles fazem isso de uma forma inteligente, sem parecer xerox em momento nenhum. Mal posso esperar o que será apresentado na próxima Era.

Estilo: pop, edm, r&b

Destaque: Precious (Overture), Wonderland (single poderosíssimo), MIST (r&b da melhor qualidade) e WIN (poderia ter sido o lead single de tão chiclete e boa)

#4 Fancy You – TWICE

Fiquei em dúvida se colocava aqui Fancy You ou Feel Special, pois ambos os discos produzidos esse ano pelas TWICE (em coreano) foram muito bons e sacramentaram o meu amor por elas. Acabei optando por Fancy You por causa de Fancy e do disco físico mesmo, que é dos mais lindos que tive a oportunidade de adquirir. 2019 foi um ano complicado pro grupo, que trabalhou muito e viu Mina precisar parar por um tempo por causa de ansiedade e estresse. Mesmo assim o grupo se envolveu mais em seus trabalhos, as integrantes participaram das produções das canções e isso agregou muito valor ao trabalho final. As seis músicas do disco são muito boas, nenhuma sobra, todas fazem sentido nessa nova fase menos infantil, sem muito aegyo e com muito carão e atitude. Sou muito fã desse lado das TWICE e espero que elas explorem ele bem mais.

Estilo: dreampop, Charli XCX pop

Destaque: Fancy, HOT e Girls Like Us

#3 Reality in Black – MAMAMOO

Mamamoo é atualmente o melhor grupo feminino de música pop junto com as Little Mix na minha opinião. Gosto muito das TWICE, entendo o apelo das BLACKPINK, mas as Mamamoo estão em outro nível artístico, musical e possuem um entrosamento invejável. A participação delas na produção não somente das músicas e letras mas também nas coreografias define o porquê do grupo ter crescido tanto e ser tão impecável em todas as suas apresentações ao vivo. Isso que nem falo de gogó, algo que elas possuem de sobra, e numa indústria como a do kpop, sempre tão taxada por ser falsa e muito apoiada por lipsync, isso é ainda mais importante. Reality in Black é o melhor trabalho do grupo até então, e mostra a versatilidade delas, com baladas jazz, blues, r&b e pop.

Estilo: r&b, por vezes meio blues e jazz, um pop sofisticado

Destaque: HIP, Destiny e 4X4ever

#2 Sleepless in _____. – Epik High

Eu confesso que “roubei” para colocar esse disco aqui pois para mim Sleepless in _____. não é apenas um dos melhores discos do ano, como um dos melhores que já ouvi nos últimos tempos. Provavelmente estaria no topo de uma lista com discos da década também. Epik High é um trio composto por Tablo, Mithra Jin e DJ Tukutz, que fazia parte da famigerada YG mas que finalmente se libertou e nos presenteou com essa bela obra. Sleepless in é um soco no estômago, um compilado de músicas feitas para insônes, ansiosos, pessoas que vivem nessa grande distopia que o mundo virou. As letras são difíceis, as músicas possuem uma produção sofisticada e diferente, os raps tocam na nossa alma. Não existe nenhuma música mediana, o disco é 100% excelente e merece ser escutado em ordem pois ele conta uma história que a gente precisa ouvir para se sentir contemplado. Eternal Sunshine é uma das melhores músicas que já escutei e foi produzida por Min Yoongi (Suga de BTS). Taí uma parceria que faz todo sentindo e ficou maravilhosa.

Estilo: k-rap e r&b

Destaque: Todo disco, de verdade. Porém Eternal Sunshine, In Seoul (lembra muito a obra prima do Namjoon, mono) e No different.

#1 Map of The Soul: Persona – BTS

Não tinha como escolher outro disco, senão um dos maiores marcos da carreira de Bangtan; Map of The Soul: Persona. O disco não somente abriu uma nova era do grupo, que fechou a gigantesca Love Yourself no auge, como teve a responsabilidade de voltar ao passado do grupo, retrabalhando e refletindo eras anteriores, agora com olhares diferentes, mais maduros, em meio a sucesso mundial e com personas diversas. Seja por beber do trabalho de Jung, ou por ter sido majoritariamente escrito por Kim Namjoon, MOTS é uma salada de frutas da melhor qualidade. Intro: Persona tem uma das melhores letras de músicas lançadas esse ano e mostra um Namjoon confiante e confortável na sua pele, algo que sabemos – pois ele nos conta -, não foi um processo nada fácil. Boy With Luv é o maior hit da carreira do grupo até então, e com coreografia leve e divertida, mostra que Halsey funciona muito bem com eles. BTS conseguiu fazer com que uma música escrita pelo Ed Sheeran não soe como todas as outras dele, o que é um feito per se. Mikrokosmos é o britpop que a gente não sabia que seria possível num disco de Bangtan, e que nos leva as lágrimas pela conexão com a tour e que devemos sempre sonhar, brilhar e sorrir. Se Dionysus acabou virando o grande single fora da curva e protagonista das melhores e maiores performances nas premiações de fim de ano, é HOME quem reina absoluta nos motivos de MOTS ser o melhor disco de kpop do ano. HOME é uma das melhores músicas que BTS já fez. e o fato que eu escutei ela 412 vezes (literalmente, o lastfm me contou) é motivo suficiente para Persona merecer todos os direitos possíveis. E claro, sempre bom lembrar que o disco vendeu mais de 4 milhões de cópias, ficou em #1 na Billboard e é o disco mais vendido do ano em todo o mundo, atualmente na frente de Billie Eilish, Taylor Swift e Ariana Grande.

Estilo: pop, r&b, britpop, trilha de anime, MOTS é uma salada de frutas que deu muito certo

Destaque: HOME, Persona, Make it Right e Dionysus

Menção honrosa:

The Book of Us: Entropy – DAY6

Sweet Chaos é um grande jam e finalmente eu posso dizer que a DAY6 entrou na minha vida para ficar. The Book Of Us foi uma sucessão de ótimos acertos.

We Boom – NCT DREAM

We Boom sacramentou a Dream como a melhor unit da NCT na minha opinião, sem dúvidas a mais coesa de todas e que merece ser mantida ao invés de ficar perdendo membros cada vez que eles completam 19 anos (sim, é assim que ela funciona atualmente). Ver os meninos saírem da fase aegyo para um ciclo mais maduro foi essencial para o disco ter feito sucesso.

]]>
0
Melhores de 2019: Performance ao vivo http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/2019/12/10/melhores-de-2019-performance-ao-vivo/ http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/2019/12/10/melhores-de-2019-performance-ao-vivo/#respond Tue, 10 Dec 2019 19:12:15 +0000 http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/?p=1794 Hoje a sequência de melhores de 2019 abre com as performances do ano que considerei mais marcantes. Por termos recém saído de duas das maiores premiações do kpop, muito conteúdo saiu do MMA e do MAMA, mas não esqueci de alguns excelentes comeback stages que tivemos, portanto o top 10 é um combinado de ambos.

#10 TXT – Breakdance no MMA 2019

O MMA foi a primeira grande premiação que TXT participou e eles debutaram com muita maestria, uma produção enorme – com 11 minutos – e um break dance de deixar qualquer grupo veterano impressionado.

#9 ATEEZ e seu comeback stage de Wonderland

Já falei aqui algumas vezes como ATEEZ é um grupo redondo, e que parece ter anos de carreira devido ao entrosamento e experiência que os membros transmitem. O stage de Wonderland foi um dos melhores que tivemos esse ano, tanto pela produção quanto pela dedicação do grupo no palco. Mingi no fim é inesquecível.

#8 Taemin e seu single japonês Famous

Depois de lançar o excelente álbum coreano WANT, Lee Taemin nos presenteou com outro disco incrível, agora em japonês, o Famous. Para quem não sabe, Taemin faz mais sucesso por lá do que na própria terra, portanto os melhores shows e consequentemente lives, são todas por lá. A coreografia. mais uma vez, é o centro de tudo. Quando Taemin começa a tremer, salve-se quem puder.

#7 O retorno de SUNMI com LALALAY

Difícil dizer o que foi mais incrível nesse comeback da Sunmi. A coreografia? A maquiagem? Os outfits? O carão que ela faz? Sunmi loira? São tantos momentos impactantes, que é mais fácil enaltecer o conjunto da obra e agradecer por vivermos na mesma época que ela.

#6 Recomeço de HyunA com Flower Shower

O mesmo pode ser dito de Kim HyunA – poder Wonder Girls sim – que finalmente está livre e fazendo o que mais gosta, sem amarras de empresas querendo decidir tudo por ela. Ver HyunA novamente no palco é um grande momento per se, mas vê-la dançando, contente, e sendo a performer excelente que ela é, torna tudo ainda melhor.

#5 Chung Ha em dose dupla

Como já deixei bastante explícito nas outras listas, considero 2019 um ano chave na carreira de Chung Ha, e ela confirmou isso em sua grande performance no MMA. O breakdance dela, preto e branco, com sua outra versão foi um dos melhores momentos da premiação e mostrou o domínio de palco enorme que ela tem.

#4 HwaSa emulando Coringa em Twit

Antes de passarmos pelo momento inesquecível – seja pro bem ou mal – de JYP e Mamamoo, fomos abençoados com uma performance bem Suicide Squad de Hwasa apresentando uma versão trap-rock do seu hit single Twit. Além de ela claramente emular o Coringa, tivemos máscaras, “sangue” e muito plástico compondo um visual bem Gen Z tiktoker.

#3 Introdução da Seventeen

Seventeen sempre apresenta performances muito acima da média, e dessa vez a introdução da soturna Fear foi mais além, e nos apresentou capas vermelhas, brilhos, Wonwoo comendo uma flor e obviamente, uma coreografia insana, pois estamos falando de Seventeen. Até hoje penso na pausa do Jeonghan com o Mingyu…

#2 Todo stage de Dionysus

Eu poderia escrever uma dissertação sobre o quão absurda foi essa performance de BTS no MMA, toda produção, transições, remixes e coreografias. Esse stage não foi apenas o melhor do ano, como provavelmente um dos melhores que já vi nos meus 30 anos de vida. E eu trabalho acompanhando e escrevendo sobre isso. A introdução com os solos de cada membro é sem dúvidas o destaque dos 37 minutos de performance, mas é preciso falar sobre o breakdance no fim de Dionysus, da Santa Ceia Bangtânica, do momento icônico Hopekook, de Namjin dançando muito, da transição dos membros “caindo” e outros subindo no palco. Tudo foi magistral e certamente ficará para sempre na memória de quem assistiu.

#1 Jimin e sua performance inesquecível de I need u

O #1 não poderia ter sido outro. Fiz um post específico só para esse momento aqui. E não existem palavras que possam definir a beleza de ver Park Jimin dançando ao som de I need u. Só dê play e perceba que Jimin é a lua, é vento, é água, é qualquer coisa que represente leveza e fluidez e que melhora a nossa vida. Falo com tranquilidade.

]]>
0
Melhores de 2019: Rookies do Ano http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/2019/12/09/melhores-de-2019-rookies-do-ano/ http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/2019/12/09/melhores-de-2019-rookies-do-ano/#respond Tue, 10 Dec 2019 01:21:09 +0000 http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/?p=1792 2019 foi um ano repleto de altos e baixos no kpop, mas se tem uma categoria que foi muitíssimo bem servida, ela foi a do ROTY, rookie of the year (revelação do ano). Até agora, em todas as premiações que ocorreram, tanto TXT quanto ITZY levaram todos os prêmios, fazendo um duplo All-Kill (AK é o termo que se usa no kpop quando alguém vence todas as categorias ou fica em #1 nas paradas musicais). Embora ambos os grupos mereçam muito esse reconhecimento pois conseguiram estabelecer logo de cara um promissor início de carreira, existem outros dois grupos que também trilharam um caminho bastante interessante e considero tão merecedores quanto: ATEEZ e EVERGLOW. Dessa forma, resolvi fazer esse post para reunir os lançamentos de todos esses grupos novatos que pelo talento e competência, aparentam estar há muito mais tempo na indústria.

#TXT

Tomorrow x Together (lê-se Tomorrow by Together), ou TXT (ou textinhos, como costumo chamar), são os rookies da Big Hit, e possuem o prazer – e a dor – de serem da mesma empresa de BTS. Digo isso pois, obviamente em muitos aspectos foi ótimo para o grupo já começar de cima, com investimento alto, dinheiro, e o principal, um afeto fraternal das Armys e do próprio Bangtan, que abraçaram a causa por curiosidade e confiança no talento dos meninos. Com tempo, e diante de lançamentos e apresentações excelentes, a fan base dos meninos cresceu, o fandom ganhou nome – as Moas – e as Armys estabeleceram uma relação ainda maior com eles, principalmente após as premiações de fim de ano, a cada interação fofa deles com BTS. Ao mesmo tempo que eles possuem o privilégio de ter Bangtan ao lado – e eles sabem bem disso -, existe uma pressão enorme para seguir o caminho do grupo mais bem sucedido de toda história do kpop. Haja psicológico.

De qualquer forma, a Big Hit está administrando muito bem essa fase inicial do grupo, que já lançou MV para praticamente todas as músicas, e lançou dois discos muito bons: The Dream Chapter: STAR e The Dream Chapter: MAGIC.

Abaixo temos o debut do grupo com a excelente e viciante CROWN (tente ouvir uma vez apenas e falhe):

O melhor jam do primeiro disco, a ótima Cat & Dog, mostrando o talento de Yeonjun como rapper.

E por fim o lead single do primeiro álbum completo do grupo, Run Away, trazendo um pop rock anos 2000 pro universo mágico da TXT, amplamente inspirado em Harry Potter e Mundo Invertido de Stranger Things.

#ITZY

A tarefa das ITZY foi igualmente complicada, pois quem basicamente sustenta a JYP são as TWICE, maior grupo feminino de kpop da atualidade, portanto estabelecer um sucesso tão estrondoso assim logo de cara não é uma tarefa nada fácil e as meninas conquistaram com maestria. DALLA DALLA foi um hit enorme na Coréia, ficando atrás apenas de Boy With Luv. A música passou até mesmo FANCY das TWICE, o que é um grande feito per se. Depois de um começou bem sucedido, existia a dúvida se o grupo conseguiria manter a popularidade e qualidade no comeback, e ICY foi um grande acerto para dar continuidade ao conceito do grupo. Assim como TXT, todas dançam muito e revezam os holofotes (agora percebi que ambos os grupos possuem cinco membros e membros multitalentosos).

Abaixo temos o primeiro grande hit, que segue nas paradas coreanas, DALLA DALLA:

E um dos melhores breakdances do ano com ICY:

#ATEEZ

Quem assiste a quantidade de conteúdo que ATEEZ (leia-se 80s, eighties/”eitis”) entregou nesse pouco mais de 1 ano desde que debutou, não acredita que estamos diante de um grupo de rookies. Eu mesma tive dificuldade ao refletir que eles eram revelação, quando parece que estou vendo MVs e entrevistas deles há muito mais tempo. Essa sensação se dá principalmente pelo carisma e proximidade que o grupo tem com fãs, as atinys. Com uma estratégia similar a de BTS, o grupo é bastante ativo nas redes sociais, tem programa, faz covers de outros grupos, é extremamente carismático e tem uma dinâmica muito interessante entre eles. Além, é claro, de ter criado uma narrativa muito interessante desde o seu debut, com Treasure e Pirate King. A partir daí, houve muito conceito e coesão, a linha temporal do grupo é repleta de hits, estéticas completamente diferentes e uma identidade própria que vai se afirmando a cada novo lançamento.

O debut duplo de ATEEZ foi uma grata surpresa, com Treasure tendo um papel importante do início ao fim dessa primeira Era do grupo.

Say My Name fez muito sucesso com o fandom principalmente pelo conceito Zorro gótico coreano.

Wave foi o primeiro hit deles, conquistando primeiro lugar nos programas semanas coreanos, completamente diferente dos conceitos anteriores, ATEEZ aqui está em paz dançando na areia da praia.

E por fim, o último grande lançamento do grupo foi a excelente Wonderland, com direito a bandinha marchando, visuais incríveis e coreografia apoteótica.

#EVERGLOW

Apesar de EVERGLOW não ter nem a metade de conteúdo que a ATEEZ divulgou nesse último ano, o grupo conseguiu se destacar muito graças ao sucesso que foi a música Bon Bon Chocolat. A coreografia icônica, a performance do grupo, a confiança das integrantes, todos esses fatores fizeram a gente se questionar como um grupo tão novo poderia ser tão bom. O único problema do grupo é que eles são de uma empresa chinesa, e infelizmente existe muito preconceito entre coreanos e chineses, principalmente em divulgação, participação em programas e premiações. Esse gatekeeping coreano impede a disseminação do talento das meninas. Em compensação, isso motiva os fãs a se dedicarem ainda mais. O fandom do grupo é chamado de ForEver (um dos melhores nomes que vi nos últimos tempos, verdade seja dita).

Depois do sucesso do debut, as meninas entregaram um conteúdo ainda mais produzido e grandioso: Adios. Muito se falou que a música parecia Kill This Love das Blackpink, e sim, existem momentos semelhantes, mas tanto o MV quanto a música funcionam muito bem no conceito e estética que o grupo está decidido a trazer. Mia é um grande destaque para mim apesar de ter apenas 19 anos, ela tem muita personalidade e domina o palco completamente toda vez que ela é centro. Adios além de ótima continuação para Bon Bon Chocolat, também tem o poder de jamais sair da sua cabeça. GOODBYE, AU REVOIR, ADIOS.

]]>
0
Melhores de 2019: Coreografias http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/2019/12/08/melhores-de-2019-coreografias/ http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/2019/12/08/melhores-de-2019-coreografias/#respond Mon, 09 Dec 2019 00:10:32 +0000 http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/?p=1777 Quem acompanha kpop sabe que as coreografias são um dos principais pilares da indústria, e muitas vezes são responsáveis por fazer a música acontecer/viralizar. Tanto grupos quanto solistas incorporam cada vez mais o conceito das eras que eles estam adentrando com movimentos específicos, que muitas vezes se tornam marca registrada de determinados artistas e jamais são esquecidas. A mão no pescoço de Park Jimin em Blood, Sweat & Tears, o revólver de Sunmi pelo corpo em Gashina, a calma ao balançar os braços sobre a cabeça de Taemin em Move, todos esses momentos foram eternizados pela dança, e por isso a lista a seguir merece ser assistida do início ao fim, sem muitas palavras porém com todos suor e dedicação de cada passo dado.

#10 Boom – NCT DREAM

Uma palavra: Jeno. Todos dançam muito bem em BOOM, mas Jeno rouba toda atenção para ele nessa performance.

#9 Kill This Love – BLACKPINK

Blackpink pode não ter um catálogo extenso de músicas, mas todas as coreografias que elas possuem são extremamente marcantes. É só ir em qualquer festa pop ou acompanhar Pabllo Vittar, a maior blink existente, que é inevitável aprender o refrão, puxar a arma imaginária e LET’S KILL THIS LOVE IEIEIEIE RAMPAMPAMPAMPAM.

#8 DALLA DALLA – ITZY

Aqui temos um caso de coreografia que faz a música funcionar, pelo menos para mim. DALLA DALLA é uma música grude, mas quem faz ela acontecer mesmo é a ótima sequência de passos que lembra muito os velhos tempos de Pussycat Dolls – que voltarão em breve – e que nos deixam fazer muita hairography. Nada melhor do que jogar o cabelo de um lado pro outro para performar. Além disso a coreografia é extremamente criativa e tem um breakdance que faz qualquer pessoa querer aprender a dançar.

#7 Want – TAEMIN

Não existem palavras suficientes para definir o que é ver Lee Taemin dançando. Ele não é considerado um dos melhores dançarinos do kpop de todos os tempos à toa. Dê o play e aproveite o momento.

#6 Lalalay – SUNMI

Lalalay é um ótimo exemplo de como incorporar o conceito da música na dança. Sunmi faz isso com maestria ao utilizar suas maria-chiquinhas como um dos elementos principais da dança.

#5 Fear – SEVENTEEN

Seventeen é conhecido pela precisão e sincronia perfeita em todas suas danças, além de os próprios membros criarem as coreografias, o que agrega ainda mais valor as performances. Fear mostra essa sintonia de forma clara e interessante, pois a música tem uma carga dramática bastante alta e é possível ver como isso influencia nos movimentos dos integrantes.

#4 Boy With Luv – BTS

Muita gente torce o nariz para Boy With Luv nas listas de melhores coreografias pois considera “fácil” ou ” sem graça”, mas o grande valor dessa dança é justamente ser um ponto fora da curva. BTS sempre traz coreografias complicadas e seus dois últimos singles tiveram duas das coreografias mais desafiadoras deles: IDOL e Fake Love. Dessa vez a música pedia um outro tipo de conteúdo e BWL foi contra a corrente e entregou uma versão leve, fofa sem ser infantilizada, quase um jazz da Broadway, focando mais no carisma dos membros do que na força e em movimentos complicados.

#3 Fancy – TWICE

As coreografias das TWICE são sempre muito copiadas e viralizadas pela internet e com FANCY não foi diferente. Não há muito o que ser falado, a não ser que foi muito difícil digitar essa frase e ouvir a música sem fazer a dancinha com a “mão de metaleira” FANCY YOU. Tente você também superar essa peformance.

#2 Run Away – TXT

O que eu acho mais interessante nas coreografias da TXT é que elas são feitas pensando na idade deles, de forma correta, sem infantilizar ou deixar eles mais adultos do que eles são. Além disso, todos os passos são muito criativos, também agregando a história que eles estão nos contando. O fato de todos os membros dançarem de forma equivalente, dividindo o centro e mostrando que ali todos são exímios dançarinos, é a cereja no bolo dos Textinhos.

#1 Gotta Go – CHUNG HA

Olha quem está mais uma vez em primeiro lugar… ela mesma, Kim Chung Ha. Gotta Go sempre foi uma candidata forte a abrilhantar o #1 dessa lista, mas depois das premiações de fim de ano, com todos os idols dançando o refrão, eu não tive dúvidas de que foi a coreografia mais marcante de 2019. A mãozinha deslizando pra cima já virou um passo icônico e só não é melhor do que a parte em que Chung Ha joga a perna no chão. Boa sorte para quem tenta emular esse momento. Eu prefiro apenas assistir e admirar tamanho talento.

Menções honrosas:

Aqui temos as primeiras menções honrosas, que vão para o grupo de c-pop WayV, com o primeiro single deles, Take Off. O breakdance com Ten na frente merece destaque aqui.

WayV – Take Off

E Stray Kids, que sempre dançam muito, também tiveram um ano interessante, cheio de lançamentos para fechar a história da Clé. Várias coreografias foram boas, mas Miroh é sem dúvidas a melhor de todas e dá o tom perfeito para o que veio após.

Stray Kids – Miroh

]]>
0
Highlights do MMA e do MAMA 2019 http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/2019/12/08/highlights-do-mma-e-do-mama-2019/ http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/2019/12/08/highlights-do-mma-e-do-mama-2019/#respond Sun, 08 Dec 2019 16:36:17 +0000 http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/?p=1749 Depois de absorver tantas performances em um curtíssimo espaço de tempo, resolvi fazer um top 10 com os momentos que considero principais nas duas maiores premiações asiáticas do kpop: o Melon Music Awards (MMA) que ocorreu na Coréia, e o Mnet Asian Music Awards (MAMA), que ocorreu no Japão. Bastante diferente do ano passado, quando o MAMA teve três diferentes shows, um na Coréia, um no Japão e o último na China, esse ano o evento foi bastante decepcionante. Seria um corte radical no orçamento a razão disso tudo?? Desconfio que um dos principais dramas atuais envolvendo o MAMA é o escândalo da Mnet com um dos seus principais carros-chefe da casa, o reality show que forma grupos de kpop, o Produce 101. Foi confirmado que houve fraude na formação de praticamente todos os grupos que saíram do programa, em especial os dois últimos: IZONE e X1. Vale lembrar que os vencedores anteriores foram I.O.I e Wanna One, ambos extremamente populares e início de idols consagrados atualmente como Chung Ha e Kang Daniel. Todo esse esquema de compra de membros, subornos, exploração de menores e envolvimento de grandes nomes da indústria acabou afetando a produção da premiação. Fora os problemas externos, a falta de química e ensaio dos apresentadores, além do palco ser muito próximo do local onde os idols estavam sentados deixou a dinâmica de tudo muito esquisita. De qualquer forma, MAMA é MAMA, e acompanhamos a premiação apesar de todos os pesares. Em compensação o MMA parece estar cada vez melhor e esse ano, novamente, se mostrou uma produção muito mais competente e coesa do que o MAMA. Ter menos prêmios e um palco mais bonito certamente colaboraram para isso.

Assim, juntei as duas premiações nesse post em um top 10 reunindo momentos mais interessantes, marcantes e que merecem serem revisitados:

10. Muito especial: O stage de ouro das TWICE

Mesmo sem Mina e com Jihyo praticamente fora da premiação – até agora não sabemos bem ao certo o que aconteceu, mas ela voltou para a performance -, as Twice apresentaram um stage com Feel Special versão r&b, mais lenta e moody no MAMA desse ano. Com dançarinos, transições enaltecendo a conexão entre elas, com botas e roupas douradas, o grupo apresentou também o seu outro hit Fancy. A ausência das Twice foi sentida no MMA, onde elas nem compareceram.

9. Heize e sua excelente performance de We don’t talk together

Apesar de saber que Heize não é subestimada pela mídia e público em geral, sinto que fora da Coréia ela não é valorizada o suficiente. A cantora é uma das melhores do pop e r&b coreano atual, e na performance do MMA o grande destaque foi a performance de We don’t talk together, bastante similar ao MV, com direito a esqueleto no palco. A música foi produzida por Suga de BTS e fez bastante sucesso comercial. Heize mais uma vez mostrou que ela tem conceito e gogó de ouro ao vivo.

8.  JYP acordando todo mundo no MAMA

Seja por bem ou por mal, é inegável que J.Y Park, dono da JYP, acordou todo mundo que estava acompanhando o MAMA 2019, sejam idols ou fãs em casa. A premiação até o momento estava bastante insossa, os idols pareciam de saco cheio e foi só JYP surgir com roupas combinando com Hwasa, para todo mundo ficar atendo ao que estava por vir. JYP dançou e cantou ao lado das Mamamoo e eu até agora não sei o que pensar disso. Desconforto?? Coragem?? Falta de noção??

De qualquer forma, essa performance nos entregou o melhor meme de eventos de fim de ano: a reação de Jackson (GOT7) ao avistar seu patrão sensualizando:

A reação de Jackson viralizou de uma forma, que tivemos até a versão dele congelada no fim de Avenida Brasil:


7. GOT7 e o gogó de ouro do Youngjae

Jackson não foi apenas um ótimo material para meme, como também fez uma excelente apresentação com o restante da GOT7. Recentemente tanto ele quanto Youngjae haviam sido liberados de aparições/performances por conta de problemas de saúde e as fãs estavam preocupadas, porém ambos se destacaram muito no stage do MAMA. Depois de uma série de performances onde o lipsync foi estrela da noite, Youngaje mostrou que dá sim para cantar ao vivo.

6. A magia vampiresca da Seventeen

Quem jamais decepciona em performances é a Seventeen, que mais uma vez fez um stage completamente desprovido de qualquer defeito. Dramático, numa linha meio seita satânica, com direito a capas vermelhas e música erudita, o grupo parecia uma família Volturi muito mais bem sucedida. O que falar dos break dances??? Seventeen é sem dúvida um dos melhores, senão o melhor, grupos de dançarinos no kpop. Fear além de ser uma excelente música, dá a chance de eles mostrarem o talento de todos os integrantes, de forma distinta e providencial.

5. Zona ROTY: Os rookies do ano TXT e ITZY brilham 

Esse ano TXT e ITZY monopolizaram todos os prêmios de rookie do ano, as revelações do kpop. E os stages de ambos os grupos nas premiações nos mostraram que ambos merecem muito os troféus que conseguiram. No MAMA, a Big Hit mostra que sabe fazer stage como poucos, com uma produção muito acima da média, especialmente para um grupo novato. Todos os membros dançam, cantam, fazem rap e se revezam no centro. Ninguém é melhor que ninguém ali, e todos são igualmente ótimos, o que é a priori, a principal força deles até então. O solo final do menino Kai foi um dos destaques pra mim da noite. Já as ITZY se destacaram no MMA com uma performance digna de grupos que já debutaram há muito mais tempo. Seguindo a linha amor próprio – sim a cultura love yourself instaurada por Bangtan teve um efeito enorme e ótimo no kpop -, foi possível perceber o domínio do palco, as coreografias bem executadas e o carisma de todas as integrantes. Dalla Dalla foi um grande sucesso em 2019 e só ficou atrás de Boy With Luv em número de ouvintes e popularidade na Coréia.

4. Mashup da ATEEZ e Mingi de volta…

O stage da ATEEZ já seria ótimo se eles tivessem apresentado apenas Wonderland, um dos melhores singles lançados esse ano, mas obviamente o grupo foi mais além, marca registrada deles, e fez um mashup com clássicos do kpop. A ATEEZ tem tanto bom gosto que eles colocaram Blood, Sweat & Tears e View no mesmo remix. Eu nem tenho palavras diante de tanto acerto. O remix de BST particularmente chamou atenção pois não foi uma cópia de BTS, e sim uma releitura. O melhor foi ver Bangtan adorando a performance e batendo muita palma pro ombro de fora e rebolada do San.

Comos e isso não fosse o suficiente, Mingi retornou ao grupo depois de um hiato para recuperar uma contratura nas costas. E que retorno foi esse???

3. MAMAMOO extremamente HIP

Depois de terem um set de apenas 4 minutos no MMA, o que causou, com razão, um descontentamento generalizado no fandom do grupo, as MAMAMOO brilharam muito no MAMA, com uma performance bem Suicide Squad, com todas parecendo um híbrido de Coringa e Harley Quinn, ao apresentarem o hit HIP no palco. Hwasa havia começado com uma ótima introdução com seu hit solo Twitt, depois tivemos que passar por JYP e finalmente tivemos a performance incrível de HIP. Solar com seu cabelo metade preto e metade amarelo neon merece destaque, além claro, da coreografia. Ver um grupo que sempre foi taxado de “apenas voz” mostrar uma performance completa com coreografia ótima, fala por si só.

2. Duas Chung Has??!!

Por falar em coreografia, hoje em dia no kpop não existe ninguém que exale mais sofisticação e talento ao dançar do que Kim Chung Ha. Se a performance dela no MAMA deixou a desejar, no MMA ela entregou tudo que há de melhor. Conceito, coreografias, duas Chung Has dançando lado a lado, hits marcantes, carisma e muita qualidade nas transições e breaks. Gotta Go é uma música tão boa, com uma coreografia tão marcante, que é impossível não se tornar fã da cantora depois de assistir essa performance.

1. A performance icônica de 37 minutos do BTS no MMA

Eu não sei se existem palavras suficientes para descrever o que foi o show que BTS fez no MMA desse ano. O próprio nome do evento era Map of The Soul: The Show. E foi isso mesmo, um show de Bangtan para ninguém colocar nenhum defeito. Tivemos Intro: Persona ao vivo pela primeira vez, VCRs dando pistas pro comeback, um throwback com Boy In Luv que acabou com o hit atual e música do ano, Boy With Luv, projeções e todo o Universo curvado diante da bonita Mikrokosmos e por fim tivemos Dionysus. O que falar dos solos e do breakdance de Dionysus? Provavelmente a melhor performance que eu já vi em todas as premiações da história, incluindo VMAs, AMAs, BBMAs e todos os As existentes. O nível que BTS se encontra é tão mas tão elevado, que eu só consigo pensar em Beyoncé capaz de entregar algo nesse mesmo nível e dedicação. Os membros se entregam a performance de uma forma tão intensa que ao final da apresentação ficamos cansados só ao perceber a maratona que acabamos de assistir. Essa performance com certeza entrará para a história do grupo, não apenas pela duração e qualidade mas por tudo que envolveu: três meses de planejamento, 270 pessoas trabalhando na produção do palco, 170 pessoas performando com eles, 30 pessoas para fazer cabelos e maquiagens, 218 peças de roupas, um mês para a criação dos remixes de cada música  e especialistas contratados para o tanque de água em que Jungkook dançou. Eu sei que 37 minutos parecem uma eternidade, mas eles passam voando e você jamais se arrependerá de ver, rever e ver pela enésima vez novamente.

]]>
0
Ainda estou pensando na performance do Jimin no MMA 2019 http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/2019/12/08/ainda-estou-pensando-na-performance-do-jimin-no-mma-2019/ http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/2019/12/08/ainda-estou-pensando-na-performance-do-jimin-no-mma-2019/#respond Sun, 08 Dec 2019 13:17:32 +0000 http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/?p=1740 Faz pouco mais de uma semana que o Melon Music Awards aconteceu. E em seguida tivemos o MAMA, que nem foi tão grandioso assim – e eu discutirei isso mais pra frente – em comparação ao MMA. E essa não é a primeira vez que vimos isso acontecer. Ano passado foi no MMA que tivemos a icônica Intro de Idol, com Jimin, Hoseok e Jungkook, ou como eles mesmo se autodenominam: 3J. Antes de chegar em 2019, vale a pena assistir novamente – eu já perdi as contas de quantas vezes eu dei play nesse vídeo – o trabalho magistral que 3J fez ao apresentar ao mundo fusões de danças típicas coreanas.

Uma das grandes questões cercando o MMA desse ano era COMO – assim mesmo, em caixa alta – eles iam conseguir superar essa, que foi considerada uma das melhores performances que o grupo já fez. Jimin, inclusive, ganhou um troféu da Sociedade de danças de leque coreana por representar tão bem o gênero. Apesar de BTS nunca decepcionar em performances, muito menos em premiações, confesso que eu também me questionava como algo superaria aquela introdução tão grandiosa.

Bom…

A ideia de fazer um solo para cada membro seria excelente per se, mas colocar dentro de uma narrativa, com remixes excelentes de vários sucessos da carreira do grupo, combinada com dançarinos, interação com o telão, lenços, cavalos, águas, contorcionistas, luzes, tudo foi muito além do que eu poderia ter imaginado. Falarei especificamente sobre cada performance no meu post sobre as premiações de fim de ano (que foram bastante polêmicas) . Uma semana se passou e Park Jimin todo de branco dançando uma versão de I need u no piano, com seu lenço segue nos meus pensamentos. A Big Hit também colabora pois já postou várias bangtanbomb (vídeos com bastidores e ensaios de BTS) da performance. Também pudera, o espetáculo durou 37 minutos e contou com mais de 270 membros do staff para que tudo pudesse ocorrer perfeitamente. A estrutura de tudo que Bangtan faz cresce a cada dia que passa, assim como o fandom do grupo e o impacto cada vez maior que eles têm na indústria musical atualmente.

Especificamente sobre Jimin, acho importante salientar que ele não é um bailarino clássico desde criança, ou alguém que só dança “ballet” como muitos apontam. Jimin passou boa parte de sua adolescência dançando hip hop e popping (freestyle), e treinou dança contemporânea por um tempo bem mais curto do que aparenta. Antes de entrar na escola de artes de Busan, cidade que nasceu, ele treinou hip hop por muito mais tempo, assim como fusão com artes marciais; ele é faixa preta em taekwondo. Toda essa mistura de estilos formou o dançarino que Park Jimin é hoje.

Ser um dos dançarinos principais de BTS não é uma tarefa nada fácil pois o grupo é conhecido pelas coreografias intensas,  breakdances muito acima da média e solos que mostram o talento de cada membro. Jimin tem o dom de carregar vários dos momentos mais memoráveis das coreografias do grupo. Seja com seu olhar, mão no pescoço e ombro de fora em Blood, Sweat and Tears, seu braço apontando para a direção do nosso coração em Danger, o refrão de We are Bulletproof pt 2, o breakdance final de Fire e Idol, Jimin está lá na frente nos lembrando de porquê ele é considerado um dos maiores dançarinos do kpop.

Em I need u, o que chama atenção, mais uma vez, é a fluidez da dança. A gente não sabe mais o que é movimento, o que é braço, o que é pano; tudo se conecta e é incorporado na performance, no poder que Jimin tem de dominar completamente o nosso olhar quando ele pisa no palco. Com mais uma performance icônica no seu já extenso hall de grandes momentos em premiações, o que não faltaram foram edits de fãs em homenagem a mais um presente desse monstro da dança que é Park Jimin.

Abaixo temos o meu preferido, Winter Air:

E uma versão mashup com Jungkook e sua também bela dança na água, ao som do remix de Save Me.

we NEED jikook sub unit now pic.twitter.com/ldYn2xZKlm

— ★ (@koominst) December 7, 2019

E por fim, deixo vocês com o ensaio da performance, que é tão impressionante quanto a performance ao vivo.

]]>
0
Melhores de 2019: Artistas do Ano http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/2019/12/07/melhores-de-2019-artistas-do-ano/ http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/2019/12/07/melhores-de-2019-artistas-do-ano/#respond Sat, 07 Dec 2019 23:47:35 +0000 https://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/?p=1760 Fecho os posts dos melhores de 2019 com os artistas (solo e grupos) que mais se destacaram no ano que passou. Levei em consideração charts, sucesso dos trabalhos lançados e impacto na indústria. Apesar de ter sido um ano bastante complicado para o kpop, com grandes estrelas nos deixando, e muitos idols saíndo de seus grupos, também foi um período importante de crescimento, tanto de artistas quanto de empresas, com vários integrantes de grupos bem sucedidos como TWICE e SEVENTEEN, pausando temporariamente seus trabalhos em prol de sua saúde mental. Que essa atitude vire regra dentro da indústria, que exige muito de todos, física e emocionalmente. Abaixo tentei sintetizar num top 10 os artistas que mais evoluiram esse ano:

#10 KANG DANIEL

Kang Daniel é uma das grandes forças saídas do reality Produce 101, pois ficou em primeiro lugar e fez parte da extremamente popular Wanna One por 2 anos. Atualmente o programa – muito visto na Coréia – se encontra em uma situação bastante complicada pois um esquema de corrupção foi descoberto, influenciando assim na formação final dos grupos. Daniel não pegou essa tempestade pois seu grupo havia acabado, mas infelizmente acabou tendo diversos problemas de contrato com sua antiga empresa, ficou um tempo parado, resolveu abrir sua própria firma, a Konnect, e fez seu comeback no meio desse ano. Além de todo esse estresse, a mídia coreana divulgou imagens dele com Park Jihyo, líder das TWICE, o que sempre gera conflitos, pois idols namorando ainda é tabu em pleno fim de 2019. Ainda assim o cantor foi capaz de lançar um ótimo mini álbum, Color on Me e um single excelente, Touchin’. Infelizmente Daniel parou com as promoções todas pois admitiu estar no meio de uma crise de ansiedade e depressão. Depois de tantos problemas e com todos os holofotes em cima dele, nada mais justo e humano ele ter esse tempo para melhorar a cabeça. Por ter passado por tudo isso e ainda assim produzido um ótimo disco, sucesso de público e crítica, ele entrou na lista.

#9 BAEKHYUN e CHEN

A nona posição acabou compartilhada depois de muito pensar que não seria justo falar apenas de uma das carreiras solos considerando que ambos lançaram discos excelentes e de bastante sucesso. Os vocalistas principais da EXO não somente têm essa grande responsabilidade – agora ainda maior sem Kyungsoo – como também, bizarramente, nunca haviam lançado álbuns sozinhos. Em 2019 a SM resolveu que eles finalmente brilhariam solo e Chen não teve apenas um, mas dois discos solo, ambos enormes sucessos comercias. Entre o lançamento de ambos, tivemos o lançamento de um dos melhores discos do ano, o City Lights de Baekhyun. Juntos eles venderam mais que todos os grupos da SM, mostrando a força do talento e do fandom deles. Em um ano repleto de discos solo muito acima da média, eles se destacaram.

#8 TXT

Primeiro grupo a debutar na mesma empresa que BTS. Isso por si só, já teria sido um feito e tanto. A pressão, todos os olhares, fandoms e até mesmo haters preparados para julgar um grupo que nem tinha começado, foi basicamente esse o quadro que TXT se encontrou sem nem ao menos querer estar ali. Porém Soobin, Yeonjun, Beomgyu, Taehyun e Hueningkai apesar da pouca idade tiveram todas as ferramentas à disposição, e combinadas com muito treino e talento, o grupo lançou dois ótimos discos, conseguiu obter logo de cara vitórias nos programas coreanos semanais, já estabeleceram novas narrativas e diferenças para os seus seniores de luxo, e ao mesmo tempo estreitaram suas relações com Bangtan, o que gerou uma série de momentos fofos e que mostram um lado da indústria que a gente não costuma ver muito. Exímios dançarinos e já se mostrando ótimos músicos – alguns integrantes tocam instrumentos, e Kai participou da produção de Roller Coaster – o futuro da Tomorrow By Together é um dos mais promissores, principalmente com a mão dos produtores e diretores artísticos da Big Hit. O grupo venceu todos os prêmios Rookie do Ano que concorreu.

#7 ATEEZ

Mais um rookie de peso na lista, pois 2019 foi um ano repleto de novos talentos que são tão competentes que parecem estar na estrada há muito mais tempo. ATEEZ foi uma dessas gratas surpresas do ano, com oito integrantes, o grupo logo de cara nos entregou dois singles com  uma produção e visuais diferenciados que abriram a primeira Era deles de forma magistral. Assim como as TWICE, a ATEEZ trabalhou e muito nesse último ano, com diversos mini álbuns, mostrando estilos completamente diferentes e a versatilidade de um grupo que tem muito carisma e química junto. Sucesso nas K-CON (convenção anual de kpop) o grupo vem cada dia ganhando mais fãs e fez uma apresentação incrível no MAMA desse ano, com direito a remix de Blood, Sweat and Tears (BTS) e View (SHINee). ATEEZ é daqueles grupos que vieram para ficar e o futuro deles tem tudo para ser brilhante.

#6 MAMAMOO

2019 foi um ano de expansão no sucesso das Mamamoo, principalmente no alcance de público delas. E isso veio principalmente com a vitória do grupo no novo reality da MNET, o Queendom, onde elas disputaram com outros nomes de peso como IDLE, Park Bom e AOA para saber quem reinava entra as melhores. A competição teve considerável sucesso e elas se consagraram campeãs. Além disso Hwasa e Wheein lançaram projetos solo e o grupo lançou faz pouco tempo Reality in BLACK, disco completo e com o envolvimento delas na produção de todas as músicas. Além dessa sucessão de highlights, o grupo fez uma série de apresentações muito acima da média, tanto nos comebacks, quanto no reality show e também nas premiações de fim de ano. Do jeito que elas vêm crescendo, 2020 promete ainda mais momentos incríveis para o grupo.

#5 BLACKPINK

As BLACKPINK seguem sem lançar um álbum completo desde que debutaram, o que gera diversos sentimentos do fandom, cada dia mais impacientes, mas mesmo nesse ano horrível para a YG, empresa das meninas, envolvidos em todos os tipos de escândalos possíveis, de lavagem de dinheiro, sonegação de imposto até tráfico de menores, o grupo conseguiu fazer do limão uma limonada. As meninas fizeram uma turnê mundial de sucesso, tiveram uma apresentação histórica no Coachella e seguem fazendo muito sucesso nas redes sociais e em desfiles de moda. A sensação que temos é que, se elas tivessem apoio e investimento de verdade, elas poderiam muito mais, porém nunca saberemos pois no fim do dia elas seguem empregadas na YG. Há a promessa de um comeback para o início de 2020, será que finalmente teremos um disco completo???

#4 TWICE

Todos os grupos de kpop trabalham muito para se preparar para os comebacks, mas as TWICE em 2019 trabalharam ainda mais, pois nos entregaram não um, mas dois ótimos mini álbuns, o Fancy You e Feel Special. Como se não fosse o bastante, o grupo também lançou &Twice, disco completo em japonês. E o disco já bateu recordes, pois o grupo é muito famoso no país, graças as suas 3 integrantes japonesas Mina, Momo e Sana. Além de vários hits em coreano, a melhor música do grupo, Breakthrough, é um jam japonês que foi traduzido para o coreano para entrar em Feel Special (a versão original é superior). Só de digitar tudo que TWICE fez eu já cansei, imagina o quão puxado foi para as meninas, que ajudaram na produção e letra dos discos e ainda entraram em turnê. Elas merecem todo reconhecimento e sucesso que fazem, por isso estão em #4 lugar.

#3 CHUNG HA

Quem acompanhou as outras listas de melhores do ano que fiz já imaginaria que Kim Chung Ha estaria bem colocada por aqui, pois não apenas Gotta Go foi um dos grandes hits do ano, como la lançou seu ótimo álbum Flourishing, confirmando que e uma idol que ainda tem muito chão pela frente. A performance dela no MMA coroou esse brilhante ano da cantora, que saiu das I.O.I, primeiro grupo vencedor do Produce 101 – sim, o mesmo de Kang Daniel – para uma carreira solo muito bem construída, tendo como base o talento de Chung Ha como dançarina.

#2 SEVENTEEN

Seventeen vinha numa crescente interessante já há algum tempo, mas 2019 foi o ano em que eles se consagraram no time de gigantes do kpop, com vendas que se aproximam da casa do milhão – o grupo vendeu mais de 750k álbuns – além de terem lançado o melhor e mais coeso disco da carreira deles até então, o An Ode. A notória evolução do grupo, com dois singles diferentes e muito bons, Fear e HIT, sacramentaram eles na vice liderança desse ano na indústria do kpop.

#1 BTS

Ninguém teve um ano melhor que BTS na música, não apenas no kpop, mas na indústria inteira. O crescimento de público, o reconhecimento mundial, a capa da TIME, o discurso de Namjoon na ONU, a primeira turnê completamente esgotada em estádios enormes pelo mundo inteiro, MOTS batendo recorde de vendas com mais de 4 milhões de cópias, foram algumas das várias conquistas do grupo em 2019. Para fechar com chave de ouro eles conseguiram algo que nenhum outro grupo coreano tinha feito anteriormente: o All-Kill de todos os daesangs no MMA e MAMA, duas das maiores premiações da indústria musical asiática. Daesangs são os prêmios mais importantes da noite; música do ano, álbum do ano, artista do ano. E eles conquistaram todos os prêmios principais pois dominaram tanto em rádios, vendas físicas, digitais, todos os charts possíveis além de vencerem também a votação por fãs. Namjoon tinha avisado que 2019 seria o ano de BTS e ele cumpriu sua palavra. Abaixo temos uma das melhores performances do hit Boy With Luv, na estreia histórica deles no programa americano Saturday Night Live.

]]>
0
Melhores de 2019: Singles do Ano (Grupos) http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/2019/12/07/melhores-de-2019-singles-do-ano-grupos/ http://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/2019/12/07/melhores-de-2019-singles-do-ano-grupos/#respond Sat, 07 Dec 2019 17:50:08 +0000 https://kpop-pop-pop.blogosfera.uol.com.br/?p=1758 Depois de trazer a lista com os melhores singles de idols solistas, listo hoje os melhores singles lançados esse ano por grupos.

#10 Wonderland – ATEEZ

Logo de cara Hongjoong já nos avisa: Todos os olhares estão neles agora. Grandiosa, ousada e perfeita para fechar essa primeira era da ATEEZ, Wonderland tem todas as características de uma grande canção de kpop. Todos os membros conseguem brilhar e a narrativa da música e do MV encerra um capítulo marcado por descoberta e sucesso.

#9 Deja Vu – Dreamcatcher

Embora esquecida por muitos, Deja Vu foi uma das canções que ficaram comigo depois de um ano cheio de lançamentos. Como estamos falando de Dreamcatcher, o que não falta é talento e muito conceito. O mais interessante foi trazer um som fora da curva perto do que estamos ouvindo nos dias de hoje nos grupos femininos. O MV deixou uma música boa ainda melhor, bastante dramático e nos contando uma história que a gente fica interessada em saber como vai acabar. A música parece saída de uma trilha sonora de video game, assim como toda estética do vídeo. Deja Vu flerta com o rock de uma forma peculiar e é sem dúvidas uma música marcante e com uma produção que chama atenção.


#8 Kill This Love – BLACKPINK

RAMPAMPAMPAMPAM in your area. Embora o sucesso de Blackpink na Coréia não se compare com a força delas aqui fora, Kill This Love fez bastante sucesso, apesar da tarefa difícil de virar a página do gigantesco hit que foi DDU-DU DDU-DU. Ambas as músicas possuem algumas similaridades, principalmente na coreografia, porém aqui Jennie, Lisa, Rosé e Jisoo parecem mais confortáveis nos papéis de guerreiras do kpop. A música é provavelmente o maior hit de kpop nas boates pelo mundo e não poderia ficar de fora da lista.

#7 Miroh – Stray Kids

2019 foi um ano interessante e estressante para as stays, fãs de Stray Kids. O grupo teve uma série de excelentes comebacks estabelecendo a fase Clé como uma das mais experimentais e diferentes da indústria. Se Side Effects foi meu single preferido, Miroh abriu essa etapa importante no crescimento do grupo, que infelizmente viu a saída de um de seus melhores membros, o Woojin. Até agora não temos grandes explicações sobre a saída dele além de rumores, porém segue sendo uma grande perda, considerando que SKZ é um grupo basicamente de rappers com alguns vocais essenciais, entre eles o do ex-membro (que era a minha voz preferida do grupo). Fiquei em dúvida se colocava Miroh ou Side Effects na lista mas pelo contexto e importância em abrir esse caminho, optei pela primeira. Miroh abre a fase de experimentos e muito EDM, de qualidade, da SKZ com maestria.

#6 Run Away – TXT

Quem está trilhando um caminho muito bem sucedido desde seu debut no início do ano, é a TXT, ou textinhos como costumo chamar carinhosamente. O grupo lançou dois discos cheio de músicas boas, mas o segundo, e completo o DREAM CHAPTER: MAGIC, mostrou que as expectativas em cima do grupo fazem todo o sentido. Run Away é um pop rock que remete ao início dos anos 2000s, meio emo, meio pop, cheia de referências fantásticas e que fez a gente enxergar os meninos de forma bem diferente de CROWN e Cat & Dog, singles que haviam sido lançados no início do ano. Ver o quão ecléticos são os membros só agregou ainda mais valor ao single e disco. Muito curiosa para ver o que vem pela frente na próxima Era do grupo.

#5 Dalla Dalla – ITZY

Seguindo na onda de novatos extremamente talentosos, temos um dos debuts mais bem sucedidos dos últimos tempos em forma de DALLA DALLA das ITZY, novo girl group da JYP, casa das gigantescas TWICE. Assim como TXT é bem diferente de BTS, a JYP foi inteligente ao fazer as ITZY serem distintas das TWICE, com um conceito e som que não parecem cópia das idols da casa. DALLA DALLA bebe muito da fonte do amor próprio que foi amplamente disseminada por Bangtan em toda Era Love Yourself e que, nitidamente, influenciou uma leva de novas músicas falando mais sobre isso. A música em alguns momentos lembra muito Charlie XCX e é o que considero, pop perfection. Um pop para ninguém colocar defeito, aprender a coreografia e bater muito o cabelo. As vezes é só disso que a gente precisa, e as ITZY nos entregaram exatamente esse conteúdo.

#4 Fear – Seventeen

Se eu acho que um bubblegum pop é necessário de vez em quando, admito que meus singles preferidos geralmente são envoltos de muito drama, carão e notas alongadas. Fear é exatamente isso. A música mostra um outro lado de Seventeen, um grupo conhecido majoritariamente por fazer grandes jams entusiasmados e felizes como o o próprio HIT, também presente no ótimo disco An Ode. Porém Fear expõe que eles tem um poder performático muito acima da média, com coreografia diferenciada, afinal estamos falando de Seventeen, muita maquiagem e com Jeonghan fazendo uma das melhores pausas dramáticas/ASMR que já vimos no kpop.

#3 Fancy – TWICE

Fancy é a melhor música já lançada pelas TWICE e isso não é uma tarefa nada fácil para um grupo cheio de hits de muito sucesso. A música não apenas funciona sozinha, como foi divisor de águas nessa nova fase do grupo, agora mais adulto, menos aegyo, com as integrantes escrevendo e produzindo as músicas do disco. Por significar tanto na carreira delas, Fancy merece ser enaltecida. E também por ser genuinamente boa, com um refrão chiclete, uma coreografia fácil de decorar e reproduzir, e um conceito esteticamente perfeito, com cores, outfits, cenografia e MV que fazem jus ao momento da carreira delas.

#2 HIP – MAMAMOO

O que falar de HIP? Na verdade, a pergunta correta seria: O que falar de Mamamoo???? O grupo sempre foi um dos melhores do kpop, principalmente no quesito vocal. Solar, Hwasa, Wheein e Moonbyul são conhecidas por terem gogó de ouro, além de muito carisma. No entanto elas sempre foram muito criticadas por não dançarem, o que no kpop tem um peso considerável. Pois em HIP elas não só dançam como dançam muito, mostrando que possuem domínio em todos os aspectos necessários. Ver Hwasa como rapper novamente também foi uma grata surpresa. HIP é cheia de momentos interessantes, principalmente na ponte com Moonbyul e Hwasa. O conceito neon Suicide Squad do bem também foi um acerto. A música foi lançada há pouco tempo mas já mereceu o #2 lugar pelo impacto e performances ao vivo (pela primeira vez estamos vendo o grupo sem microfones na mão, e dançando muito mais do que o habitual).

#1 Boy With Luv – BTS

Não poderia escolher outra música para ocupar essa posição, do que o single mais vitorioso em programas semanais coreanos, passando PSY com sua inesquecível Gangnam Style. Boy With Luv tem um valor importante de ter sido lançada em um momento onde todo resto da indústria estava em outra direção. Essa é uma característica de Bangtan, de nadar contra corrente e redefinir o que veremos pela frente. O conceito todos de rosa, uma dança mais leve, e a participação da Halsey na canção, transformaram o single num dos maiores hits da carreira de BTS, tanto nos charts coreanos quanto nos internacionais (a música ficou em #8 na Billboard). Por ter uma coreografia mais simples, ela também viralizou e foi copiada por diversos grupos de cover e idols novos. OH MY MY MY é daqueles refrões que ficam na cabeça mesmo quando a gente não quer.

Menção honrosa:

Abaixo listei quatro músicas que apesar de não terem entrado no top 10, merecem uma lembrança por terem sido ótimos jams na carreira de seus respectivos idols.

Everglow – Bon Bon Chocolat

Melhor coreografia e refrão inesquecível. Bon Bon Chocolat merecia ter sido um sucesso muito maior do que foi.

NCT 127 – Highway To Heaven

A melhor música da NCT 127 é sem dúvidas Highway to Heaven, e espero que a SM invista em comebacks futuros nessa direção,

Monsta X – Who do u love?

O debut do Monsta X em inglês não poderia ter sido melhor. Na verdade poderia sim, se a empresa não tivesse colocado o French Montana no meio, mas não se pode ter tudo nessa vida e Who do u love? segue sendo uma das melhores músicas da carreira de MX. O que dizer de Joohoney cantando a la Michael Jackson???? Uma surpresa agradável demais.

WayV – Love Talk

A WayV é a cota C-pop desse blog, e merece muito esse lugar pois nos entregou um dos melhores jams do ano: Love Talk. A música lembra muito NSYNC no seu auge nos anos 2000, é conteúdo boyband raiz e da melhor qualidade. TOUCH ME TEASE ME FEEL ME UP. E a versão aqui é a chinesa pois muito superior, desculpa língua inglesa.

]]>
0