Topo

O urso invernal: Taehyung (V) canta, atua e dirige em Winter Bear

Camila Monteiro

09/08/2019 15h02

Hoje já seria um dia importante para as Armys (fandom de BTS) por ser comemoração de um dos termos mais significativos entre grupo e fãs: I purple you (Borahae em coreano). A expressão foi criada por Kim Taehyung (V) na turnê de Wings, após um projeto das fãs que emocionou o grupo. Tae em seu discurso disse que roxo é a última cor do arco-íris e significa confiança e retorno, conforto ao ver alguém que a gente gosta novamente. Assim, a partir daquele dia, a expressão virou marca registrada de Bangtan e das Armys. Ao acordar, vi que a hashtag #IPurpleYou1000 estava nos trending topics do twitter, comemorando os mil dias desde a criação da frase. Pode parecer esquisito para o grande público, mas na cultura coreana existem diversos números importantes para comemorar relacionamentos e conquistas, portanto o fandom fez essa homenagem marcando um dia especial.


E não apenas as Armys disseminaram #IPurpleYou1000, o movimento End Violence, que reflete a parceria deles com a UNICEF para acabar com a violência/bullying, também aproveitou para dar um recado importante:

O que ninguém esperava é que Taehyung fosse presentar o fandom com uma música e um vídeo onde ele escreveu, atuou e dirigiu: Winter Bear. Quem acompanha Tae sabe que ele vem cada vez mais mostrando interesse em criar suas próprias músicas, tocar instrumentos, produzir. Ele inclusive já fez música para dorama – que ele atuou também -, cantando ao lado de Jin, Even if I die it's you, além da mais recente Scenery lançada em janeiro. Porém é com Namjoon (RM), que ele produziu as duas melhores músicas dele até então: 4 O'clock e Winter Bear. A primeira foi lançada em 2017 e a segunda hoje.

Tae sempre foi fora da curva artisticamente, ele tem gostos peculiares, gosta de fotografias bucólicas, é fã de fotógrafos não muito conhecidos no mainstream (ele criou VANTE, união do nome dele com o fotógrafo Ante Badzin, de quem ele é fã, para promover suas fotografias), faz playlists repletas de Ennio Morricone, escuta Sigur Rós, pinta, sai por aí pelas ruas de Paris como se fosse um artista boêmio que vive em Saint-Germain-des-Prés em décadas passadas. E isso tudo, somado a persona V, idol extremamente popular, bonito e afetuoso com o fandom, resultam nesse urso invernal, que é um cobertor quente num dia frio, um vídeo que mostra a essência de tudo que ele construiu ao longo dos anos. A estética, a locação, os ângulos, as escolhas, tudo grita Kim Taehyung ARTISTA (em caps lock mesmo).

A canção é curta – menos de 3 minutos – e possui uma letra terna e ideal para o dia comemorativo do fandom. Taehyung postou algumas fotos e várias hashtags agradecendo todo mundo que ajudou ele (incluindo Namjoon), pois é a primeira música totalmente em inglês que ele fez (ele ficou inspirado após assistir um filme).

Segue a letra:

She looks like a blue parrot
Would you come fly to me?
I want some good day, good day, good day
Good day, good day
Looks like a winter bear
You sleep so happily
I wish you good night, good night, good night
Good night, good night

Imagine your face
Say hello to me
Then all the bad days
They're nothing to me
With you

Winter bear
Ooh, ooh, ooh
Sleep like a winter bear
Ooh, ooh, ooh
Sleep like a winter bear

As Armys brasileiras se sentiram contempladas pois blue parrot é uma ave tipicamente brasileira e em extinção – igual a do filme Rio – e ele abre a música falando sobre ela. Entre desejos de bom dia e boa noite, Taehyung nos presenteia com conforto e hibernação (eu honestamente amei esse conceito pois adoto frequentemente), tal qual um urso no inverno.

O fandom se sentiu, corretamente, homenageado com um presente tão pessoal e bonito:


Agradecimentos não faltaram:
Além de lembranças do Tae sendo um baby bear (expressão usada pelo pai dele quando o mesmo era criança, e por Jimin, hoje, quando ele postou uma imagem de Tae, promovendo a música)
E jamais esqueceremos que Kim Taehyung, além de ser V, Taetae, Vante, é também Mr. Lindo:

Depois desse abraço audiovisual que Tae nos deu, resta passar a noite assistindo e dando stream para esse grande artista que ele é.

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop