Topo
K-Pop Pop Pop

K-Pop Pop Pop

7 músicas para colocar na sua playlist de festa

Camila Monteiro

2019-04-20T19:20:09

19/04/2019 20h09

Hoje conversando com um amigo que vai tocar em uma festa nesse feriado ficamos analisando que músicas do kpop funcionariam bem em um set list de festa pop para o grande público (pessoas que não necessariamente conhecem/gostam de kpop). Se tem uma coisa que o pop coreano sempre nos entregou foram grandes jams que funcionam em boates, as conhecidas música "bate cabelo". A junção de refrões chicletes com coreografias fáceis de copiar fizeram muitas carreiras decolarem – olá Momoland – e abaixo fiz uma lista com músicas que considero ideais para fazer as pessoas se jogarem no meio da pista:

  • Hwa Sa – TWIT

Abro a lista com um hit recente da musa Hwa Sa, integrante do excelente grupo Mamamoo. TWIT é uma música que se fosse toda cantada em inglês por alguma diva pop famosa, como Ariana Grande, ficaria em #1 lugar nas paradas musicais facilmente. Com uma coreografia simples e fácil de copiar e um refrão que não sai da cabeça – além de uma boa letra – a música funciona em qualquer set list pop, seja ela pop rádio friendly ou pop mais sofisticado. TWIT TWIT TWIIIIT

  • BTS – Boy With Luv

Apesar de BTS ter vários cds e muitas músicas excelentes, é mais difícil do que parece selecionar uma música do grupo para um set de festa pop. As primeiras músicas que penso são DNA e Blood, Sweat and Tears, ambas hits de rádio e fáceis de serem consumidas por pessoas que não são familiarizadas com o kpop. No entanto o novo single deles, Boy With Luv tem um refrão chiclete – OH MY MY MY- e uma coreografia fácil, além da parceria com a Halsey que tem bastante apelo ao grande público.

  • EVERGLOW – Bon Bon Chocolat

Provavelmente a música que eu teria mais certeza de sucesso nessa lista, Bon Bon Chocolat, o debut hit da EVERGLOW, é parecida em alguns momentos com Thank u, next da Ariana Grande, o que indica o sucesso que seria se tocada numa festa. A coreografia icônica – sim, já é icônica – é certeza de pessoas no meio da pista dançando juntas o passinho dos chifres.

  • BLACKPINK – BOOMBAYAH

Todas as músicas das BLACPKINK poderiam estar aqui pois grandes hits de bater cabelo mas BOOMBAYAH foi a minha selecionada pois certeza que alguém antes de mim tocaria DU-DDU-DU-DDU e eu gosto de diversidade. A coreografia "trenzinho" parece até que foi feita pensando em set list de balada pop. YEAH YEAH BOOMBAYAHYAYA é tão jam de festa que eu guardaria como coringa caso a festa estivesse meio morta. É aquela música que as pessoas saem correndo do bar/fumódromo para dançar no meio da pista.

  • SUNMI – GASHINA

Gashina, o grande hit da carreira solo de Lee Sunmi, é provavelmente a música que eu abriria meu set numa festa pop bate cabelo. E o mais interessante é que a música faz uma linha mais pop europeu – eu consigo visualizar MO ou Tove Lo fazendo uma parceria com Major Lazer nesse mesmo tom – além de ter uma coreografia excelente de copiar. O fator coreografia é extremamente importante quando a gente pensa em quais músicas de kpop funcionariam numa festa pop para um público não necessariamente familiarizado com o gênero. A dança é capaz de salvar as piores músicas, o que não é o caso de Gashina, excelente jam que funcionaria tanto em festas mais alternativas quando em baladas bate cabelo.

  • TAEMIN – MOVE

Logo que comecei a ouvir kpop, uma das primeiras músicas que tive o prazer de descobrir foi Move. E ela me fez virar fã de Lee Taemin. Move é uma música sensual e ideal para modificar o tom do set. É aquela música em que as pessoas vão fechar os olhos e dançar com o copo na mão. Ou então arranjar alguém pra dançar e ser feliz, if you know what I mean. Ao meu ver é uma música que funciona mais no fim do set/noite pelo simples fato de despertar várias sensações que fazem mais sentido no contexto fim de noite.

  • JENNIE – SOLO

Eu não pensei que fosse gostar tanto da carreira solo da Jennie, mas daí ela lançou esse excelente jam e eu queimei a língua. SOLO não é necessariamente o bate cabelo ideal para fazer as pessoas enlouquecerem na festa mas entra na lista de músicas que são excelentes contrapontos entre os hits popzera. É um filler sofisticado. Seja pelo clipe ou pelo tempo da música, SOLO me lembra bastante Blank Space da Taylor Swift, e funcionaria como a música que as pessoas dão uma respirada e sensualizam de leve.

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.