Topo

Cultura CD - Map of The Soul: Persona

Camila Monteiro

16/04/2019 17h59

Logo que abriu a pré-venda de Map of the Soul: Persona – em fevereiro – eu fui na Amazon e comprei apenas uma versão, aleatória, pois sempre achei exagero comprar quatro álbuns iguais só porque possuem photobooks diferentes. Isso logicamente não funcionou como vocês poderão ver, pois assim que saíram imagens da arte, cor e ensaios com as diferentes versões (tudo rosa, lindo, com um mapa, corações, centenas de fotos, vinhos, frutas e mitologia grega!!!) eu sabia que compraria todas. Portanto o que aconteceu na última sexta (12), quando BTS lançou o álbum foi que eu esperei a minha encomenda chegar – os deuses me abençoaram pois chegou antes das 11 da manhã e veio a única versão que não tinha na loja física – e depois fui até a loja de discos aqui de Leeds para comprar o resto. Ao adentrar a loja me deparei com estandes dedicados ao álbum, e um anúncio enorme – já habitual da loja – ao fundo, divulgando. Isso me deixou tão feliz. Lembro que há pouco tempo quando fui perguntar sobre álbuns de kpop praticamente ninguém sabia do que eu estava falando. Agora, não somente tem uma seção de kpop na loja, com vários CDs de grupos diferentes como também têm livros sobre (especialmente biografias duvidosas de BTS).

4 versões de Map of The Soul (Arquivo Pessoal)

O álbum dessa vez não forma nenhuma frase como a Era Love Yourself, e sim vem acompanhado de números. E a versão 1 é definitivamente a minha preferida das 4 por ter centenas de fotos, remetendo as instax, de cada membro, além de um ensaio lindo com Yoongi (Suga) e Taehyung (V). Taegi rising! Além do CD – que é o último elemento que lembramos pois vivemos fazendo streaming – Map of The Soul vem acompanhado das já conhecidas notas, seguindo a história do Universo Bangtan, além de um postcard, um photocard e uma espécie de foto/filme com várias fotos do grupo. Depois de vários álbuns comprados eu queria muito tirar um Jimin mas infelizmente não foi dessa vez pois estou fadada a tirar sempre ele, o maknae de ouro Jungkook. Ele não somente veio em 3 dos 4 photocards possíveis como também saiu em um dos postais. Cultura Maknae define esse momento.

Map of The Soul: Persona (Arquivo Pessoal)

Fui agraciada com um photocard de Kim Namjoon na versão 1 e fiz a única coisa possível a ser feita: coloquei no meu celular.

Photocard do Namjoon abrilhantando o meu celular (Arquivo Pessoal)

Diferente dos dois últimos álbuns que comprei (Skool Luv Affair de BTS e Don't Mess Up My Tempo da EXO), nesse disco o livro de fotos não é colado no resto do álbum o que torna mais fácil de manusear e mostrar para as pessoas. Eu geralmente deixo os discos na estante ou quando são edições especiais, dispostos em cima da mesa junto com livros, e essa separação facilita a vida das pessoas que se interessam e querem dar uma olhada pois, afinal de contas, é um livro de fotografias. Fotografias que eu já postei anteriormente logo quando foram lançadas e que trazem o grupo em 4 contextos diferentes: a versão 1 tem a temática diversões, muitas fotos e festa, a versão 2 eles estão no banheiro se arrumando pra sair (?!), na 3 eles já voltaram da festa e tão nos dando uma rosa (sim meio cafona mas eles fazem funcionar) e na 4 eles tão comendo uvas, segurando taças de vinho, Dionísio, usando Gucci e fazendo uma linha kitsch pop art. Se eu tivesse que escolher uma versão seria a 1 por ter mais fotos mas a 4 é o conceito mais interessante – pra mim – e todos parecem modelos em um editorial de moda sofisticadíssimo.

Cada disco vem acompanhado de um pôster, que infelizmente por estar dentro do livro de fotos chega muito marcado e é fácil de rasgar ao abrir (eu acabei rasgando uma parte de um dos meus e sofri de leve). Todas as versões são bonitas e não é tão grande (o pôster que veio no álbum da EXO é 2x o tamanho desse), o que é uma vantagem pra quem já tem vários na parede e pouco espaço para encaixar os novos. A versão 4 do pôster é a minha preferida.

(Arquivo pessoal)

Agora que eu já tenho todos os mapas da alma possíveis da fase Persona, já começo a olhar para a estante e pensar no espaço que terei que arranjar para Shadow (sim, já estabeleci que o próximo disco será Map of The Soul: Shadow, espero que BTS colabore nessa fanfic). Por enquanto seguirei nessa fase cor-de-rosa tentando desvendar pistas para os próximos acontecimentos no Universo Bangtan enquanto escuto HOME (cantando MI CASA enquanto digito).

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop