Topo

K-Drops: Lançamentos de março/abril que valem a pena

Camila Monteiro

05/04/2019 14h07

  • CHEN – Beautiful Goodbye

I CAN'T BELIEVE (desculpa, eu não consigo falar de Chen sem usar esse momento icônico de Tempo) que Chen lançou essa semana, finalmente, seu primeiro disco solo. Por ser uma das grandes vozes da EXO, e integrante da unit de sucesso CBX, eu imaginei que esse lançamento aconteceria muito antes mas daí lembro que SM tem timing horrível e tudo fica claro. April, and a flower – sim esse é o nome do disco – tem seis músicas, e como esperado todas são baladas dramáticas com letras melancólicas – e cafonas pro meu gosto pessoal – que mostram o talento e alcance vocal de Kim Jongdae. O álbum não é pra mim, definitivamente, mas eu entendo o apelo – intelecto coreano aqui é essencial -, várias faixas têm toda cara de que tocarão muito em doramas embalando casais protagonistas e o meu destaque vai para a última, Potrait of you, minha favorita. Também gostei da capa do álbum que parece uma releitura de Paul Cézanne, bucólica, numa versão oriental e que transmite o conceito do disco com perfeição.

  • IZ*ONE – Violeta

Eu sou uma grande apreciadora de LALALALAVIENROSE, debut das IZ*ONE, tanto da música que jamais sai da cabeça quanto da coreografia, e ao ver que o nome do novo single do grupo era Violeta eu naturalmente ri. Rosa, Violeta, já aguardando o próximo comeback ser Girassol ou Margarida. Apesar de eu ter achado o MV esteticamente bonito – os tons utilizados chamam atenção – é impossível não pensar no lançamento da LOONA – butterfly – que aconteceu mês passado e é todo melhor, tanto música quanto dança. O que eu senti falta nesse single foi de um momento marcante, a música é praticamente toda numa mesma linha, eu acabei de assistir e não lembrava nem mais do rítmo da canção, o que nunca é um bom sinal. Sigo achando Eunbi e Chaeyeon ótimas e de repente o que o grupo precisa é sair do jardim e se aventurar por outros lugares…

  • TAEYEON – Four Seasons

Eu gosto demais da carreira solo da Taeyeon (integrante das Girls Generation) pois acho que ela consegue entregar um pop diferente da maioria do que a gente vê no kpop. Além disso a voz dela é belíssima, assim como ela. Four Seasons está longe de ser minha música preferida dela (olá Why) mas é um jam bem gostoso de ouvir e a gente nitidamente vê como ela amadureceu musicalmente. Acho isso importante quando estamos diante de uma grande estrela de kpop que começou muito cedo em um grupo absurdamente popular. O valor da produção da SM também merece destaque pois sempre on point. Eles podem ter seus problemas – muitos – mas a qualidade do conteúdo é sempre acima da média.

  • VAV – THRILLA KILLA

Eu fiquei genuinamente chocada com o tanto que eu gostei de Thrilla Killa. Conheci VAV por causa de Senorita, música que fez eles ficarem famosos mas que eu particularmente não acho nada demais – exausta de mamacita pra lá e pra cá – então quando fui assistir esse novo MV as minhas expectativas não eram altas e isso ajudou muito. Não sei se foi a linha EXO meets NCT com uma coreografia que me lembrou VIXX no seu melhor, o single parece um bom hit da segunda geração do kpop. O refrão gruda – eu fiquei com THRILLA KILLA THRILLA KILLA por horas na cabeça – o break dance é ótimo, a música tem umas mudanças de tempo excelentes, corpos semi-nus, roupas belas e de forma geral é uma vitória visual. Parabéns aos envolvidos.

  • PARK JIHOON – L.O.V.E

Apesar de saber que Park Jihoon era o #2 de WannaOne (o #1 era Kang Daniel), eu honestamente conhecia ele como "fã de Kim Taehyung" e achava muito fofa todas as vezes que ele citava o Tae como role model dele (super entendo, faria o mesmo inclusive). Eu sempre achei ele fofo e imaginei que a estreia dele seguiria esse conceito que a Coréia tanto ama, portanto me surpreendi positivamente quando vi L.O.V.E. O MV foi filmado em Praga e as locações são de uma beleza única (parabéns pelo budget). Me lembrei de SOLO da Jennie e a versão performance de Press Your Number do Taemin, ambos MVs excelentes. A música é pop atual, com produção bem igual a todos os hits top 50 do Spotify, mas achei interessante que ele tem a oportunidade de cantar, fazer rap, dançar, mostrando todos os diferentes talentos que ele tem – e que eu não conseguia acompanhar direito na WannaOne – de forma pontual. Antes eu conhecia Park Jihoon, agora eu estou de olhos e ouvidos bem abertos pra acompanhar o projeto solo dele que me parece muito promissor.

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop