Topo

AB6IX lança 6IXENSE, seu primeiro disco completo

Camila Monteiro

09/10/2019 21h09

AB6IX promovendo 6IXSENSE (reprodução/Brand New Music)

Confesso que em meio a tanto lançamento nessas últimas semanas eu acabei deixando para escutar o disco da AB6IX que saiu na última segunda-feira (8) só agora, e estou positivamente surpresa. O disco tem 11 músicas, pouco menos de 40 minutos e conta com a participação de Daehwi, Youngmin e Woojin na criação das letras de praticamente todas as músicas. Todos eles participaram da segunda edição do Produce 101, um dos reality shows de maior sucesso da Coréia que já formou famosos grupos como I.O.I (Chung Ha e Somi saíram dali), IZ*ONE, mais recentemente a X1 e a própria Wanna One, grupo que tanto Woojin e Daehwi fizeram parte (Yougmin e Donghyun, os outros 2 membros da AB6IX, fizeram parte do programa mas acabaram não ficando na formação final do grupo). A Wanna One foi um sucesso enorme na Coréia, só vendendo menos que BTS, e enquanto Daehwi e Woojin se apresentaram em programas populares, premiações de fim de ano e fizeram turnê e representaram o grupo por 2 anos (é o tempo de contrato do show), os outros dois entraram em outro grupo chamado MXM que debutou em 2017 com a presença de Woong (o membro que faltava mencionar aqui). Ou seja, AB6IX é uma combinação de ex-Produce 101 e derivados (Woong).

O grupo debutou em maio desse ano com a excelente Breathe, e como os membros da Wanna One são bastante populares para o público geral coreano, existe muita expectativa e promoção em absolutamente tudo que eles fazem. 6IXENSE pode não ser um álbum genial, mas nem precisa, pois mostra o talento dos membros em músicas bem diversas, a grande maioria fazendo a linha edm-kpop e dreampop, algumas baladas que lembram bastante os tempos de W1 e raps convincentes.

O que mais estranhei no disco é o fato de ele melhorar muito do meio para o fim. A faixa-título é boa – não tanto quanto Breathe, mas funciona – mas as melhores faixas do álbum começam a surgir depois de Love Air. A canção inclusive é atualmente a minha preferida do disco e facilmente a mais marcante. Ajuda muito ela vir depois de _And Me, que foi automaticamente cancelada no momento que eles cantaram a palavra hashtag. Love Air poderia ter sido a faixa-título, e dependendo dos próximos passos do grupo pode ser a direção que eles tomarão num futuro. Shadow é outro momento interessante e ambas as músicas são pop em sua mais pura essência. O refrão chiclete das duas músicas colaboram para não esquecermos de nenhuma. No fim é onde também encontramos as baladas e o gogó de ouro dos membros do grupo. Como o disco possui onze faixas, há espaço para mostrar a versatilidade de todos apesar de algumas músicas serem mais do mesmo e apenas ocuparem espaço ali. No geral, 6IXENSE é um bom álbum, um debut honesto feito com a participação da maioria dos membros, o que agrega valor ao trabalho. Não é um disco marcante mas as performances ao vivo, o carisma e talento dos envolvidos fazem a gente prestar atenção e ter curiosidade de saber o que virá depois.

Enquanto isso, tempos a parceria que eles fizeram ao remixar o grande hit Truth Hurts da Lizzo. Sim, eu também não entendi mas amei. Logo que Lizzo postou sobre, fiquei em dúvida se funcionaria, mas vale dar o play e ver que os meninos entraram muito bem na música e que o kpop tá se expandido rapidamente. Já aguardando qual vai ser a próxima parceria inusitada que teremos entre o ocidente e oriente.

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop