Topo

Reis do Twitter: Jungkook, Obama e seus tuítes com milhões de likes

Camila Monteiro

26/09/2019 14h55

Hoje o tuíte de Jungkook postado no início do mês em comemoração ao seu aniversário ultrapassou a marca de 2 milhões de likes e se tornou o segundo tuíte dele a conseguir esse número. Apenas Barack Obama também possui mais de um tuíte com mais de 2 milhões de likes.

Na verdade Obama dificilmente perderá esse recorde pois o tuíte em questão tem mais de 4 milhões de likes. Nele o ex-presidente postou uma foto com crianças de diversas cores e etnias e falou sobre ninguém nascer odiando o outro por causa de cor, religião, background. É até difícil acreditar que saímos de Obama para caírmos em Trump. Tempos difíceis.


O segundo tuíte com mais de 2 milhões de likes de Obama foi em apoio a John McCain, quando foi descoberto o câncer que mais tarde, acabou matando o ex-senador. No entanto o bom senso e empatia de Obama não foram esquecidos e fizeram sucesso na rede social.
Ao analisar a conta do ex-presidente pude notar que ele é um dos poucos tuiteiros que conseguem números e clout tão grande quanto BTS, com alguns tuítes específicos conseguindo 1.6, 1.7, 1.8 milhão de likes. A força de Bangtan no entanto, é realmente única na rede pois todos os tuítes do grupo têm mais de 1 milhão de likes, a grande maioria quase chega a 2 milhões, independente de ser fotografia, vídeo ou texto. E o nível de engajamento também é bastante superior. Todo fim de ano o twitter faz um balanço dos números do ano e em 2018 BTS gerou 400 milhões de tuítes a mais do que o segundo lugar, ocupado pelo presidente Trump. Chega a ser surreal perceber que a presença online de Bangtan é comparável a figuras políticas importantes e não outros artistas do meio. Em contexto, Ariana Grande possui 66 milhões de seguidores – BTS tem 21 – e uma média de 53-70 mil likes por post. Com sucesso ela alcança 100 mil, muito sucesso 300 mil e eventualmente (no tuíte que ela fez quando Mac Miller faleceu) ela chegou a 2 milhões. Ou seja, o que é normal para Bangtan, é uma raridade para uma cantora extremamente popular e que possui 3x mais seguidores na rede social.

(reprodução/twitter @MagicStar_JK)

Os 3 tuítes mais curtidos de BTS na rede social foram postados ou tem a participação de Jungkook: O primeiro, abaixo, Duh, é Tik Tok JK em ação com uma dublagem de Bad Guy da Billie Eilish.


O segundo tuíte foi feito no primeiro dia de setembro quando Jungkook completou 23 anos e agradeceu ao fandom postando uma selca (selfie em coreano).
E o terceiro – que acabou de atingir 2 milhões de likes – é um vídeo postado por Jimin no fim de um dos shows da Speak Yourself, mostrando ambos olhando os fogos de artifícios no fim de Mikrokosmos. Ele já havia postando anteriormente e todos os sentimentos passam ali pois tanto JK quanto JM estão felizes, emocionados e agradecidos. Cultura Jikook (eu amo muito esse par e vou protegê-los).
Do jeito que Bangtan segue crescendo, 2 milhões de likes em cada post do grupo parece uma realidade cada vez mais próxima. O Tik Tok do grupo que foi aberto ontem (falei sobre aqui) apesar de apenas dois vídeos postados já acumula mais de 5.3m de likes, 2.6m de seguidores e 65 milhões de visualizações. O poder das Armys é imenso.

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop