Topo

A volta de TWICE com o excelente FANCY YOU

Camila Monteiro

22/04/2019 16h55

Promo de Fancy You, o comeback das TWICE (reprodução/JYP)

Em um mês repleto de Monster Comebacks, tivemos hoje mais um, com a girlband TWICE lançando seu novo ep, FANCY YOU. O grupo, além de ser a girlband mais popular na Coréia, também leva nas costas a JYP, uma das três maiores empresas de kpop existentes. Formada em um reality show – forma extremamente popular de montar boybands e girlbands coreanas – TWICE é um fenômeno também no Japão.

Formada por nove integrantes (Jihyo, Nayeon, Dahyun, Jeongyeon, Momo, Sana, Mina, Chaeyoung e Tzuyu), o grupo faz estrondoso sucesso desde que foi formada no fim de 2015. O sucesso delas no entanto, ainda é muito restrito a Ásia. Apesar de venderem muitos discos, tours lotadas e serem queridinhas do grande público, internacionalmente elas ainda não conseguiram ter o mesmo impacto no mercado, e talvez FANCY YOU mude isso.

Com conceitos fofos e repletos de aegyo (o kawaii coreano), eu sempre achei as músicas do grupo imersas demais na ideia bubblegum pop, com coreografias repetitivas, letras duvidosas e numa linearidade cansativa. Todo comeback de TWICE eu já ouvia sabendo que não era música pra mim. Dessa vez no entanto fui surpreendida pelo novo trabalho delas, com seis músicas curtinhas – metade do ep não chega a ter 3 minutos – que trazem uma versão mais girl power das meninas mas sem perder a essência que elas possuem.

Com o lead single, FANCY, elas nos entregaram um MV mais adulto, roupas kitsch pop art, planetas, locações futurísticas, meio video game, uma coreografia interessante, menos infantil, bem marcada e Chaeyoung – meu grande destaque aqui – numa versão neo-Patricinhas de Beverly Hills que deu muito certo. Aliás, a parte dela e de Dahyun, trazendo um rap apurado para música, é provavelmente o meu momento favorito aqui.

Logo que comecei a escutar o resto do ep fiquei atenta logo de cara com a excelente Girls like us, principalmente pelo arranjo. Achei muito Charli XCX, e qual não foi a minha surpresa ao pesquisar quem trabalhou na música e avistar o nome da cantora lá ao lado de outro músico que gosto muito, o MNEK (ele já trabalhou anteriormente com BTS na excelente Paradise). Além deles nos créditos, a música foi escrita por Jihyo, líder das TWICE, o que a torna ainda mais especial. É um grande bop que eu espero que vire segundo single do disco. FANCY YOU além de ser um pop mais sofisticado do que o habitual que o grupo produz, tem a marca das meninas em outras canções. Momo participou de Hot – minha segunda faixa preferida -, Sana de Turn it Up e Chaeyoung está creditada em Strawberry.

Em uma indústria que constantemente dificulta a vida das mulheres, dando pouco espaço para elas produzirem e escrevem seus próprios trabalhos, é bastante promissor ver TWICE envolvida diretamente com FANCY YOU, principalmente por mostrar um lado delas diferente mas sem perder a essência do grupo. Passou da hora de a JYP valorizar o grupo que carrega a empresa nas costas.

Destaques: Girls like us, HOT & Turn it Up

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop