Topo

BTS e Mitologia Grega: Especulações sobre a tracklist de Map of The Soul

Camila Monteiro

08/04/2019 18h07

Essa semana quem é fã de BTS sabe que nenhum momento do dia é mais aguardado do que aqueles dez minutos antes da meia-noite coreana (crise 12AM KST, crônica para os fãs de Bangtan). Em meio a fusos diferentes – aqui na Inglaterra é pouco antes das quatro da tarde e no Brasil é 11:50 da manhã – todos sabemos que faltando poucos dias para o comeback do grupo, que acontece nessa sexta, dia 12 de abril, a Big Hit vai jogar nas nossas timelines teasers e tracklists, e de repente outras coisas que nem temos conhecimento.

Ontem a angústia começou pois enquanto esperávamos uma lista de músicas para especular sobre conceitos e referências, tivemos uma surpresa ao recebermos um teaser (!!!), de Boy with Luv (!!!) que tem um feat. (!!!) com a HALSEY (!!!!!!!!!). A minha timeline estava honestamente impossível de acompanhar. Era gente amando, gente odiando, todo mundo surpreso, por que um feat com o lead single??? Seria mesmo Boy with Luv o lead single??? Halsey é fã do Namjoon!!! Por que todos de rosa??? A imagem de Persona lembrou Omelas em Spring Day! Halsey e Jimin têm a mesma cor de cabelo, seria ela a anima dele?? (Olá psicologia analítica).

BTS construiu uma narrativa tão interessante nesses quase seis anos de carreira que quarenta e sete segundos são capazes de gerar longas e construtivas especulações e análises. Abaixo temos o teaser que faz clara referência a Boy in Luv, single deles na era Skool Luv Affair. A pose que eles fazem no fim do teaser é a mesma que eles finalizam a coreografia da canção de 2014. Estariam eles voltando no tempo para consertar erros do passado???

Coreografia de Boy in Luv (2014) (reprodução/Big Hit)

Coreografia de Boy With Luv (2019) (reprodução/Big Hit)

Com a semana de comeback oficialmente inciada, hoje a Big Hit divulgou a tracklist de Map of the Soul que tem 7 músicas e nomes estranhos o suficiente para a gente abrir várias abas do google e começar a nossa pesquisa para entender o que tá acontecendo.

Tracklist divulgada pela Big Hit (reprodução/Big Hit)

DIONYSUS?????? JAMAIS VU????? MIKROKOSMOS?? O que está acontecendo aqui??? BTS está acontecendo. Conceito está acontecendo. Todo o fandom usando seu cérebro pra conectar os milhares de pontos dessa jornada que começou em 2013 e desde então nos dá mais e mais informações que – bizarramente – parecem ter relação uma com a outra. O nível de planejamento da Big Hit é invejável, um case que merece e precisa ser estudado pois jamais vi algo similar.

Namjoon (RM) já nos apresentou Persona, uma excelente introdução ao universo do psiquiatra Jung e de suas teorias de psicologia analítica que dão o nome a essa nova era. Já Boy with luv, que em coreano na verdade tem o nome de "A Poem for Small Things" – sim, bem Amélie Poulin – tem uma clara relação com Boy in Luv, só não sabemos bem ao certo até onde essas semelhanças e relações vão (Vale lembrar que ao mesmo tempo que temos todo esse conteúdo relacionado a música, o grupo tem semanalmente a série de quadrinhos SAVE ME, que tem Jin voltando no tempo para salvar os membros de destinos espinhosos). Podemos pensar então, numa conexão entre as tentativas de Jin para salvar o grupo, assim como todo tom de Boy with luv em reescrever o que eles já fizeram no passado, "consertando", Make it Right (faixa 4). Além de Make It Right, chama bastante atenção o fato de HOME estar em letras maiúsculas pois geralmente todas as faixas-título de BTS estão em letra maiúscula nos álbuns (DNA, FAKE LOVE, IDOL), porém aqui tudo indica que Boy with Luv é a faixa principal. Estaríamos diante de um disco com duas faixas principais???

São tantas questões e nem chegamos no trio de nomes fora da curva: Mikrokosmos, Jamais Vu e Dionysus. Mikrokosmos em grego significa etimologicamente "mundo pequeno", algo pequeno inserido num contexto muito maior; nós seres humanos somos microcosmos do Universo. Metaforicamente representa tudo aquilo que não enxergamos com os nossos próprios olhos. O fandom especula que, dessa forma, pode representar ver o Universo pelos olhos de outra pessoa, algo que já vimos em DNA e Serendipity, música solo de Park Jimin em Love Yourself: Her.

Em seguida temos Jamais Vu, expressão francesa que significa "nunca visto", oposto de déjà vu. E se refere a uma situação que apesar de termos vivenciado anteriormente, não nos recordamos, não é familiar. Novamente temos uma conexão com Skool Luv Affair, pois em Boy with Luv (e Persona) temos uma ideia de nova experiência, primeira vez, apesar de saber que estarmos voltando no tempo, para um lugar que conhecemos. Vale lembrar que nos shows em Paris, Namjoon em um dos seus discursos comentou que a cidade estava inspirando ele a escrever e que de repente ele faria uma música sobre. Seria Jamais Vu??? Faria sentido.

Por fim, temos ele, Dionysus, ou no belo português, Dionísio, Baco, Deus do Vinho, das uvas, Original da Sonserina (olá serpentes), bissexual e caótico. Nunca pensei que Bangtan me faria voltar ao universo mitologia grega que eu tanto amei durante a minha infância – só meus pais sabem o tanto que eu era obcecada com Grécia e Egito antigo – e aqui BTS não nos dá apenas a referência como faz uma música cujo nome é o Deus do vinho, do teatro, da loucura (nunca fez tão sentido como em 2019, um ano caótico).

E obviamente eles nos deram pistas com as fotos conceito divulgadas semana passada:

Taehyung em foto promocional de Map of The Soul: Persona (reprodução/Big Hit)

Taehyung (V) com um cacho de uvas e um bracelete de serpente. Seria ele a representação de Dionísio??? Existe alguma conexão entre Dionísio e Blood, sweat and tears (2016)???

Jimin e seu cacho de uvas (reprodução/Big Hit)

Deuses da Uva, Bangtan também nos deu spoiler através do acessório de Jungkook que aparentava ser inofensivo, mas na verdade era o próprio nome da última faixa do disco:

Será que estamos adentrando uma era cheia de mitologias gregas???? Seria Taehyung mesmo Dionísio??? Jamais Vu vai ter conexão com Serendipity??? HOME vai ser faixa-título??? Por que o álbum não tem Outro? Estaríamos diante de uma tracklist pela metade???? As dúvidas aumentam a cada momento que a gente para pra refletir sobre o conteúdo que BTS e Big Hit nos entregaram nesses anos e só teremos respostas – será que teremos? – nessa próxima sexta, 10 horas da manhã aqui no Reino Unido, 6 da manhã no Brasil. Até lá a gente vai curtindo tuítes, printando teorias, salvando fotos e fazendo nossas próprias pesquisas.

Boa sorte pra gente. FIGHTING!!! (força pros leigos)

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop