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Fashion Friday: O que os idols andam usando

Camila Monteiro

22/03/2019 08h45

A questão visual no K-pop é parte crucial para entender o sucesso – e o preconceito – do gênero. Entre cabelos coloridos, maquiagens, acessórios e roupas das mais diversas marcas, a moda entre idols nos ajuda a compreender melhor os conceitos dos discos/eras, nos entrega fotos icônicas e por vezes – muitas – desperta o nosso lado consumista. Quem nunca quis comprar o brinco igual o do seu idol preferido? (eu já, inclusive comprei e uso muito. Obrigada Yoongi pelo bom gosto) Ou o look aeroporto completo?! Sem dúvidas já bateu vontade de pintar o cabelo mas quando a gente lembra do trabalho, custo e que não somos idols, as coisas mudam um pouco de configuração. De qualquer forma, a influência existe e prestar atenção nas tendências do k-pop é ótimo pois costuma ser spoiler para o que vamos ver na moda ocidental (enquanto os idols usam harness há anos, o Ocidente recém está chamando de tendência. O atraso é real). Listei abaixo alguns acessórios – e cabelo – que vários idols estão usando no momento:

  • Luvas

As luvas são o grande acessório do momento nos MVs (videoclipes) de K-Pop. Lee Taemin usou luvas de diferentes texturas e cores para promover seu novo disco WANT. Hwasa, em seu debut com a música Twit, usou uma espécie de luva de látex que podemos ver, também foi usada por KEY para promover seu álbum solo FACE. Kibum (KEY) usa uma luva de cada cor e faz funcionar pois ele é extremamente fashionista. O cantor é um dos diretores de moda da SM e cria os figurinos das turnês da SHINee desde 2015.

 

  • Bolsinhas

Eu vejo bolsinhas e minha mente automaticamente pensa em Hoseok (J-Hope). Ele é conhecido por sair sempre com uma, seja grande ou pequena, a única certeza que temos é que ele estará usando uma bolsa. Até mesmo nos shows da Love Yourself Tour ele usa.  O mais interessante no k-pop é que os idols usam bolsas que normalmente seriam consideradas "para mulheres", uma categoria que considero bastante antiquada pois bolsa é bolsa e as pessoas devem usar o que elas têm vontade. Abaixo podemos ver que nem Jongin (Kai), nem Hoseok ou Yoongi se importam com isso e usam suas Gucci, Louis Vuitton e Balenciaga, respectivamente, com muito estilo e bom gosto.

 

  • Bucket Hat

Sendo bem honesta eu sou bem hater de bucket hat, simplesmente não entendo o apelo, mas como sou adepta do "use o que você quiser pois o corpo é seu e não meu", sinto que é minha obrigação colocar aqui pois os idols AMAM usar esse famigerado chapéu. Aqui na Inglaterra o bucket hat é bastante conhecido dentro da "lads culture". Lads é um termo do norte para se referir aos homens, e esse chapéu foi muito usado nos anos 90 por bandas como Stone Roses, Blur e Oasis. No k-pop o bucket hat serve para ajudar a esconder o rosto (e os cabelos) dos idols, seja para eles não serem reconhecidos ou porque eles não estão usando maquiagem. Muitos idols aderiram a essa moda mas se existe alguém que coleciona bucket hat esse alguém é Jeon Jungkook (BTS). Eu tenho a nítida impressão de que ele tem uns 20 chapéus iguais e fica trocando. Não contente em ter vários pretos ele também tem bege. Resta aceitar.

 

  • Cabelo Rosa Neon

A cor de cabelo no k-pop tem um valor bastante importante dentro do fandom. Existe todo um processo de especulação para saber qual vai ser a cor que os idols vão usar na próxima era/disco ou se eles vão aparecer com cores diferentes nos shows, e isso acaba ditando um ritmo e dando spoilers. Se o idol aparece usando um bucket hat grande já começa a especulação de que ele mudou a cor de cabelo e essa mudança pode significar que o grupo tá gravando um novo MV para novos projetos. Resumindo: a cor do cabelo importa demais. E atualmente o rosa neon está em alta. Depois de uma série de cabelos tons pastéis (rosa, verde, azul), o neon voltou em absolutamente tudo: nos cenários dos mvs, nos figurinos e por fim, nas cabeças dos idols.

 

  • Gucci

Os idols usam muitas marcas famosas, alguns fazem uma linha mais low profile e promovem marcas locais como é o caso do Namjoon (RM de BTS), mas a grande maioria gosta das grandes marcas (Gucci, Chanel, LV, YSL, Balenciaga). É possível observar que essas marcas são utilizadas em uma espécie de onda. Em determinado ano eles todos usam marca x, no próximo marca y e assim vamos vendo ondas diferentes de marcas serem promovidas e divulgadas. Atualmente existe um grande boom de Gucci. Abaixo Yugyeom e Kibum estão usando a mesma roupa em MVs que saíram com apenas 2 dias de diferença (espero que nenhum stylist tenha sido demitido). Além deles temos Park Jimin usando um dos seus outfits da Love Yourself Tour (o meu preferido) que é uma camiseta da marca. Qual será a a marca caríssima que os idols vão usar na próxima onda?

 

  • Máscaras 

Se existe um acessório que tá sempre em alta no universo idol ele é a máscara. Na Coréia a máscara tem duas diferentes funções: a primeira delas é para tentar esconder o rosto e evitar paparazzi e sasaeng (gente que persegue idol) na volta e a segunda é por questão de saúde mesmo. A poeira do ar na Coréia é questão de saúde pública e infelizmente está cada vez pior por causa das indústrias da China. A poluição do ar acaba afetando a população, que precisa se proteger com máscaras e utilizar purificadores de ar potentes em suas casas. A poeira causa irritação nos olhos, nariz e garganta, entra no sistema sanguíneo e pulmões e a máscara é uma barreira. Portanto, apesar de ter virado uma espécie de acessório fashion, infelizmente existe uma razão mais séria por trás das máscaras que os idols usam.

 

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

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