Topo

Donos do palco: Idols que dominam a arte da performance

Camila Monteiro

12/03/2019 19h28

Jimin (BTS) na performance de Idol do MMA 2018 (Reprodução @fate_jimin)

Uma das características mais marcantes do K-pop é a preparação que os idols têm para debutarem e lançarem novos conteúdos (os comebacks). No Ocidente existe um estranhamento em relação aos processos de treinamento que os idols passam antes de debutarem em bandas; o que é visto como preparação e uma espécie de curso pré vestibular de ídolos, é encarado como produção em massa com práticas quase robóticas. É importante entender que ao mesmo tempo que existem sim empresas e métodos cruéis e exploradores, o mesmo acontece no pop ocidental e na indústria da música de forma geral, só que como temos maior proximidade não há tanto estranhamento e senso crítico. É preciso entender o contexto sociocultural em que o K-pop nasceu e se desenvolveu pois só assim conseguimos apontar qualidades e defeitos do gênero.

Os idols se dividem na maioria das vezes entre vocalistas, rappers e performers e o valor da dança é extremamente alto dentro do K-pop. Não basta cantar ou fazer rap, as coreografias fazem parte importante dos conceitos que os grupos nos entregam a cada estreia/comeback.

Particularmente sou muito fã dos grandes dançarinos e performers dos grupos que acabam inevitavelmente se tornando meus bias (integrantes favoritos) dentro de suas respectivas bandas. Trago aqui uma lista com os idols que considero grandes estrelas no palco e que dominam a arte da performance.

 

Taemin (SHINee)


Muitos idols dançam bem, poucos idols têm o domínio de palco de Lee Taemin, maknae (integrante mais novo) da SHINee. Taemin sempre foi excelente dançarino na banda mas o que chama atenção é como ele muda completamente quando pisa no palco apresentando seus projetos solo (Goodbye, Move, Want são particularmente minhas performances preferidas dele).

 

Jimin e J-Hope (BTS)


BTS conseguiu reunir dois dançarinos que combinam leveza e precisão em movimentos com maestria, cada um com suas peculiaridades. Enquanto Jimin é bailarino e nos entrega o melhor da dança contemporânea com excelentes expressões faciais, Hoseok (J-Hope) parece que não tem ossos, popping & locking, mostrando o valor da dança de rua. Ambos além de excelentes dançarinos são ótimos performers; Jimin olha para a câmera como poucos e Hoseok é o carisma em pessoa (ver Baepsae ao vivo é uma experiência transcendental).

 

Sunmi


Ex-integrante de uma das girlbands de maior sucesso do K-pop, as Wonder Girls, Sunmi, assim como Taemin, sempre brilhou em seu grupo mas foi na carreira solo que pudemos enxergar todo potencial dela com os hits Gashina, Heroine, Siren e o recém lançado Noir. Sunmi dança muito bem mas o grande valor dela como performer é no domínio de palco e carisma. A icônica performance dela no Mnet Asian Music Awards 2017 vale ser vista várias vezes.

 

Kai e Lay (EXO)


Figura central – literalmente – na EXO, Kim Jongin (Kai) é sem dúvidas um dos maiores "centres" do K-pop. Independente do vídeo que a gente assista da banda, a chance de os nossos olhos nos guiarem até o Kai é gigantesca. Dançarino principal, o talento dele por vezes fica colocado em segundo plano por causa da beleza e do "grau de sensualização". No entanto Kai é um excelente dançarino e extremamente leve apesar de ter mais de 1.80. O mesmo pode ser dito de Lay, meu segundo dançarino preferido da banda. O último chinês que restou na EXO, Lay tem uma carreira solo de sucesso e uma precisão incrível em todos os seus movimentos, além de ser extremamente carismático dançando.

 

Hyoyeon (SNSD/Girls Generation)


Ao adentrar o universo das girlbands foi Kim Hyoyeon quem me fez prestar atenção na qualidade das danças de Girls Generation. Ela é excelente em absolutamente todos os estilos de dança: de hip hop, passando por salsa até popping. Nos vídeos ela sempre se destaca pois além de uma dançarina muito acima da média ela também é do time que sabe trabalhar com a câmera. A versatilidade dela é sua principal característica.

 

Ten e Taeyong (NCT/WayV)


O que não falta na NCT são membros bons dançarinos, mas depois que Baby don't stop aconteceu Ten e Taeyong se destacam como grandes forças performáticas da banda. Taeyong é centro da banda e se o nosso olho não está nele, a câmera nos guia até ele; visualmente atraente e excelente dançarino ele não é figura central de uma banda cheia de units e membros à toa. Já Ten é o grande diamante da NCT (agora na sua unit chinesa, WayV). Dono de uma carreira solo curta mas com a excelente Dream in a Dream, o tailandês é um dos melhores dançarinos atuais do K-pop. Leve e preciso ele mistura elementos de dança contemporânea com street dance além de entregar o carisma necessário dentro da banda. A unit TaeTen é um dos auges da NCT.

 

Hoshi (SEVENTEEN)


Conhecida pelas coreografias extremamente criativas e difíceis além de uma sincronia singular (Loona merece um destaque aqui também), Seventeen não somente têm vários dançarinos excelentes como coreógrafos dentro da própria banda. Toda sub-unit Performance (Hoshi, Dino, The8 e Jun)  merece destaque mas é pro Hoshi que meu olhos vão toda vez que a banda se apresenta. Assim como Jimin e Kai, Hoshi sabe usar a câmera a seu favor e se destaca em um grupo onde todos dançam extremamente bem.

 

Hwasa (Mamamoo)


Apesar de Hwasa ter recém começado sua carreira solo com o hit Twit, ela sempre foi uma grande força em Mamamoo, um grupo que é conhecido pelas excelentes performances ao vivo. Assim como Kai, as qualidades performáticas de Hwasa muitas vezes são abafadas pelo seu visual mas como apreciamos talento sem nos importarmos com roupas curtas ou longas, Hwasa merece todo destaque pois sempre que pisa no palco o holofote é dela.

 

Lisa (BLACKPINK)


Lisa é sem dúvidas o grande destaque em performance das Blackpink. Seja nos movimentos rápidos e precisos ou nas expressões faciais, Lisa é excelente dançarina especialmente em hip hop. Os solos dela na tour são sempre ponto alto das performances e quase sempre viralizam no twitter.

E pra você, quem é dono(a) do palco no K-pop???

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop