Topo

Não é hiato, são férias! Pela primeira vez em 6 anos, BTS está de férias.

Camila Monteiro

12/08/2019 04h00

Ontem (11) foi mais um dia movimentado para as Armys e BTS, com a participação do grupo no já famoso evento Lotte Family Concert, onde vários grupos conhecidos se apresentam com performances especiais para a ocasião. Os fãs estavam ansiosos pois fazia cerca de 1 mês que o grupo não se apresentava ao vivo, desde o último show no Japão. No entanto, apesar de excelente, a performance de Bangtan veio acompanhada de um grande anúncio da Big Hit, empresa do grupo, explicando que pela primeira vez desde o debut em 2013, os membros irão tirar férias oficiais.

E todo mundo comemorou muito essa notícia, pois Namjoon, Jin, Yoongi, Hobi, Jimin, Tae e Jungkook passaram por duas grandes turnês mundiais, lançamento de discos, divulgação em programas coreanos e internacionais, premiações, gravação de comerciais, especiais, dvds, e claro, preparação e treinamento para que tudo isso ocorresse perfeitamente, incluindo escrever, produzir, e discutir todo esse conteúdo. Se eu cansei só de digitar tudo que eles fizeram, imagina o quão exaustos o grupo não está de fazer tudo isso sem nenhumas férias no meio para um descanso maior.

Acima podemos ver o comunicado da empresa explicando que os membros terão esse tempo prolongado de férias para fazerem o que eles bem entenderem. O texto reitera que, por estarem vivendo seus 20 e poucos anos, eles precisam aproveitar esse momento ao máximo. Big Hit complementa o anúncio, pedindo que as fãs tenham bom senso caso encontrem os idols por aí aproveitando as férias, e não incomodem/persigam ninguém. Assim esperamos.


A alegria e surpresa no fandom foi bem grande, pois em teoria eles já estavam tirando uns dias de folga, e já faz um bom tempo que todo mundo espera que o grupo saia de férias de verdade, não apenas no Bon Voyage (Bon Voyage é um reality show de viagens de BTS, onde eles basicamente passam uma semana em um país diferente e conhecem pontos turísticos, cozinham, e se viram sozinhos. O programa já teve três temporadas, e apesar de parecer férias, é trabalho). Houve bastante comoção quando as fãs perceberam que essa seria a primeira vez, em 6 anos, que Jungkook passaria o aniversário com a família (ele faz 22 anos no primeiro dia de setembro), e mais do que isso, serão as primeiras férias dele desde os 15 anos.

Os fãs gostaram tanto da ideia que já não se importam se o grupo não tiver comeback esse ano, pois a prioridade é descansar e cuidar da saúde mental. Sem contar que Map of The Soul: Persona, lançado em abril, bateu todos os recordes possíveis, vendendo quase 4 milhões de cópias e se tornando o álbum mais vendido da história da Coréia.


As férias de Bangtan também servirão para o fandom ficar em dia com Run (show de variedades de BTS), ver os filmes e documentários do grupo (agora no fim de agosto será lançado uma docu-series na linha Bring The Soul, com bastidores dos shows e treinos deles).

Alguns fansites resolveram tirar férias junto com BTS para descansar pois o grupo sempre tem muito conteúdo para traduzir e divulgar. No entanto a grande maioria está focada no projeto 1 bilhão de views para DNA (atualmente está com 802 milhões de visualizações no youtube) e nas votações de premiações internacionais.


Por causa do histórico de jamais parar, o grande público encarou essa pausa do grupo como se fosse um hiato indefinido, iniciando boatos de uma possível separação, com comparações – absurdas – a One Direction. Além de o comunicado ter deixado claro que o grupo voltará, BTS tem quatro shows marcados para outubro, sendo o primeiro deles um show inédito na Arábia Saudia e por fim três shows em Seoul para acabar a Speak Yourself Tour em casa.  O mais estranho é que artistas ocidentais ficam muito mais tempo – Rihanna mandou oi – sem lançar conteúdo novo e ninguém fala sobre "hiato indefinido", mas quando o assunto é kpop, existe ainda um desconhecimento óbvio que resulta em desinformações e fake news.

O importante é que BTS está de férias, que Agust D (projeto solo do Yoongi/Suga) pode sair a qualquer momento e que Kim Namjoon terá tempo de se inspirar para poder seguir criando os grandes jams que ele escreve para o grupo.  Em outubro eles estarão de volta. Até lá as Armys finalmente terão tempo de juntar dinheiro para comprar ingressos e discos da nova era. Shadow is coming.

 

 

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop