Topo

Melhores de 2019: Coreografias

Camila Monteiro

08/12/2019 21h10

Quem acompanha kpop sabe que as coreografias são um dos principais pilares da indústria, e muitas vezes são responsáveis por fazer a música acontecer/viralizar. Tanto grupos quanto solistas incorporam cada vez mais o conceito das eras que eles estam adentrando com movimentos específicos, que muitas vezes se tornam marca registrada de determinados artistas e jamais são esquecidas. A mão no pescoço de Park Jimin em Blood, Sweat & Tears, o revólver de Sunmi pelo corpo em Gashina, a calma ao balançar os braços sobre a cabeça de Taemin em Move, todos esses momentos foram eternizados pela dança, e por isso a lista a seguir merece ser assistida do início ao fim, sem muitas palavras porém com todos suor e dedicação de cada passo dado.

#10 Boom – NCT DREAM

Uma palavra: Jeno. Todos dançam muito bem em BOOM, mas Jeno rouba toda atenção para ele nessa performance.

#9 Kill This Love – BLACKPINK

Blackpink pode não ter um catálogo extenso de músicas, mas todas as coreografias que elas possuem são extremamente marcantes. É só ir em qualquer festa pop ou acompanhar Pabllo Vittar, a maior blink existente, que é inevitável aprender o refrão, puxar a arma imaginária e LET'S KILL THIS LOVE IEIEIEIE RAMPAMPAMPAMPAM.

#8 DALLA DALLA – ITZY

Aqui temos um caso de coreografia que faz a música funcionar, pelo menos para mim. DALLA DALLA é uma música grude, mas quem faz ela acontecer mesmo é a ótima sequência de passos que lembra muito os velhos tempos de Pussycat Dolls – que voltarão em breve – e que nos deixam fazer muita hairography. Nada melhor do que jogar o cabelo de um lado pro outro para performar. Além disso a coreografia é extremamente criativa e tem um breakdance que faz qualquer pessoa querer aprender a dançar.

#7 Want – TAEMIN

Não existem palavras suficientes para definir o que é ver Lee Taemin dançando. Ele não é considerado um dos melhores dançarinos do kpop de todos os tempos à toa. Dê o play e aproveite o momento.

#6 Lalalay – SUNMI

Lalalay é um ótimo exemplo de como incorporar o conceito da música na dança. Sunmi faz isso com maestria ao utilizar suas maria-chiquinhas como um dos elementos principais da dança.

#5 Fear – SEVENTEEN

Seventeen é conhecido pela precisão e sincronia perfeita em todas suas danças, além de os próprios membros criarem as coreografias, o que agrega ainda mais valor as performances. Fear mostra essa sintonia de forma clara e interessante, pois a música tem uma carga dramática bastante alta e é possível ver como isso influencia nos movimentos dos integrantes.

#4 Boy With Luv – BTS

Muita gente torce o nariz para Boy With Luv nas listas de melhores coreografias pois considera "fácil" ou " sem graça", mas o grande valor dessa dança é justamente ser um ponto fora da curva. BTS sempre traz coreografias complicadas e seus dois últimos singles tiveram duas das coreografias mais desafiadoras deles: IDOL e Fake Love. Dessa vez a música pedia um outro tipo de conteúdo e BWL foi contra a corrente e entregou uma versão leve, fofa sem ser infantilizada, quase um jazz da Broadway, focando mais no carisma dos membros do que na força e em movimentos complicados.

#3 Fancy – TWICE

As coreografias das TWICE são sempre muito copiadas e viralizadas pela internet e com FANCY não foi diferente. Não há muito o que ser falado, a não ser que foi muito difícil digitar essa frase e ouvir a música sem fazer a dancinha com a "mão de metaleira" FANCY YOU. Tente você também superar essa peformance.

#2 Run Away – TXT

O que eu acho mais interessante nas coreografias da TXT é que elas são feitas pensando na idade deles, de forma correta, sem infantilizar ou deixar eles mais adultos do que eles são. Além disso, todos os passos são muito criativos, também agregando a história que eles estão nos contando. O fato de todos os membros dançarem de forma equivalente, dividindo o centro e mostrando que ali todos são exímios dançarinos, é a cereja no bolo dos Textinhos.

#1 Gotta Go – CHUNG HA

Olha quem está mais uma vez em primeiro lugar… ela mesma, Kim Chung Ha. Gotta Go sempre foi uma candidata forte a abrilhantar o #1 dessa lista, mas depois das premiações de fim de ano, com todos os idols dançando o refrão, eu não tive dúvidas de que foi a coreografia mais marcante de 2019. A mãozinha deslizando pra cima já virou um passo icônico e só não é melhor do que a parte em que Chung Ha joga a perna no chão. Boa sorte para quem tenta emular esse momento. Eu prefiro apenas assistir e admirar tamanho talento.

Menções honrosas:

Aqui temos as primeiras menções honrosas, que vão para o grupo de c-pop WayV, com o primeiro single deles, Take Off. O breakdance com Ten na frente merece destaque aqui.

WayV – Take Off

E Stray Kids, que sempre dançam muito, também tiveram um ano interessante, cheio de lançamentos para fechar a história da Clé. Várias coreografias foram boas, mas Miroh é sem dúvidas a melhor de todas e dá o tom perfeito para o que veio após.

Stray Kids – Miroh

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Melhores de 2019: Coreografias - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

Mais Posts