Topo

Seoul Town Road: Namjoon (RM) e Lil Nas X lançam remix de Old Town Road

Camila Monteiro

25/07/2019 08h30

É isso mesmo que você leu, Lil Nas X lançou outro remix para Old Town Road, dessa vez com Kim Namjoon, RM, rapper principal e líder de BTS. OTR virou um sucesso viral principalmente por ter sido esnobada pela Billboard, que equivocadamente não considerou a canção country pois a música foi feita por um rapper. O karma no entanto veio em forma de remix com um dos grandes nomes da música country, Billy Ray Cyrus – atualmente mais conhecido por ser pai da Miley Cyrus – que fez a música não apenas ficar em #1 lugar, como bater diversos recordes. Nessa semana OTR cruzou as 16 semanas como primeiro lugar, se igualando a One Sweet Day da Mariah Carey com Boyz II Men e Despacito do Luis Fonsi com Justin Bieber. Se a música seguir mais uma semana no topo, ela será a canção que ficou mais tempo em #1 na história da Billboard.

Abaixo temos a versão original, que começou isso tudo, só com Lil Nas, com apenas um cavalo:

A versão remixada – novamente – com Billy e Diplo, agora com dois outros cavalos.

E finalmente a versão que mais nos interessa aqui, a BORAHAE (obrigada Taehyung), roxa, com Namjoon (RM), agora não mais Old Town Road e sim Seoul Town Road.

O mais interessante dessa inusitada parceria é o timing e importância que ela tem. Apesar de ser constantemente diminuida como "mais um meme", Old Town Road já começou quebrando a barreira do country/rap ao ocupar um espaço que a Billboard tinha estabelecido não ser dela. Em seguida, com o sucesso monstruoso e com os charts e rádios tendo que aceitar a música, Lil Nas, que é figura onipresente no twitter – e engraçadíssimo – se assumiu gay nos últimos dias do Pride (julho, mês dedicado à memórias, lembranças e festas da comunidade LGBTQA+). Paralelo a tudo isso, essa semana saíram as indicações ao VMA da MTV, que criou uma categoria kpop e tirou BTS da disputa dos prêmios principais do evento, uma clara tentativa de maquiar o apagamento do grupo apesar de todas as conquistas deles (falei sobre como isso é ruim aqui). O karma novamente agiu, e Lil Nas X lançou Seoul Town Road, remix da música mais tocada nos Estados Unidos, com Namjoon, rapper e líder da maior boyband da história da Coréia e grande disseminador do kpop para o mundo.

E apesar da grande surpresa, tivemos um spoiler dessa parceria:

Enquanto Jimin e Jungkook brincavam com filtros do snapchat, ao fundo Namjoon claramente decorava e cantava Old Town Road:

E os memes, eles são muitos (até porque está na essência da canção):

Primeiro temos Namjoon, rei dos trocadilhos, promovendo a música no twitter oficial de BTS, e chamando Lil Nas X de Homi ao invés de Homie. Homi ( em hangul 호미) é uma ferramenta utilizada por fazendeiros para mexer na terra. Quem conhece as letras de Namjoon sabe que ele adora brincar com as palavras e aqui não foi diferente:

Ninguém esquece no entanto que Namjoon não dirige, e que na verdade ele é o homie in the back.

Obviamente as Armys não esqueceram dos outros membros de Bangtan, até porque existem sete tipos de homis. Kim Namjoon sabe o que faz:

E não existe meme de BTS sem vídeos aleatórios de pessoas dançando com música de Bangtan por cima:

Apesar de Namjoon ser o único membro presente na colaboração, todos lembraram dele, o maior fã de country da Coréia, Jeon Jungkook.

Esse vídeo abaixo, inclusive, foi como eu ouvi Old Town Road pela primeira vez: numa montagem de Jungkook sendo o grande cowboy que ele é, afinal de contas he likes countryside.

Ao abrir o twitter, o que não faltam são imagens de Bangtan usando chapéu de cowboy:

E finalmente King Namjoon na sua forma final, como o Rei do Gado:

Agora vou passar o dia escutando Seoul Town Road, tacando stream nessa grande lenda que é RM of BTS.

 

 

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop