Topo

BTS FESTA 2019 mal começou e Jin já nos fez chorar

Camila Monteiro

04/06/2019 18h11

Depois de ver BTS se apresentar em dois shows históricos no Estádio de Wembley no último fim de semana, confesso que ainda não me situei muito bem no tempo/espaço. Foram muitas emoções distintas não somente pelo evento em si, um marco na carreira do grupo, na história da Coréia, na forma como a música quebra barreiras difíceis de serem ultrapassadas como a língua, mas principalmente por reunir meus universos: o de jornalista que trabalha com kpop, o de pesquisadora que estuda fãs, música e mídia e por fim o de fã de Bangtan. Em meio a todas essas sensações tinha até esquecido que entramos no mês de Junho, o que significa FESTA para os fãs de BTS.

Uma das 49 fotos postadas no segundo dia de Festa 2019 (reprodução/Big Hit)

FESTA é um evento anual que BTS e Big Hit fazem para comemorar o aniversário de debut do grupo, que acontece no dia 13 de junho. Esse evento consiste em uma série de conteúdos inéditos que vão desde fotografias de bastidores, photoshoots novos, membros lançando trabalhos solos – ano passado tivemos a icônica DDAENG da rap line e jamais esqueceremos desse momento -, coreografias especiais e apresentações em units (Taehyung e Jin cantando, Jimin e Jungkook dançando, etc). Todo ano a Big Hit solta um preview com o calendário do FESTA, e durante os primeiros 15 dias de junho as Armys aguardam ansiosamente a famigerada 12AM KST (meia-noite na Coréia do Sul) pois é, geralmente, quando o conteúdo é lançado.

Além de dezenas de fotos inéditas, hoje Bangtan nos entregou dois presentes dessa FESTA: o primeiro foi um vídeo caótico de Anpanman gravado pelos próprios membros durante a Speak Yourself Tour (veja abaixo):

E o segundo momento, bastante aguardado e festejado, foi o lançamento da primeira música solo do Jin. Intitulada Tonight/This Night (ninguém sabe ao certo qual dos nomes usar), a canção é uma belíssima balada com um arranjo e produção sofisticados que merece ser trilha de um ótimo dorama. Tanto a letra quanto a música foram escritas e produzidas por Seokjin em parceria com o já famoso time de produtores da casa, Slow Rabbit, Hiss Noise e sempre ele, Kim Namjoon (RM).

Ao ouvir a música pela primeira vez, mesmo sem entender a letra, eu já fiquei extremamente tocada. Jin é sem dúvidas o vocalista que mais evoluiu do grupo. O alcance vocal, as notas, as modulações, tudo contribuiu pra ele se tornar um grande vocalista. Porém estamos falando de Bangtan, e obviamente a música não é o único ponto forte do presente que nos foi entregue. A letra de Tonight é tocante, triste, melancólica e foi feita em homenagem aos bichos de estimação de Jin. Sim, é isso mesmo que você leu. Kim Seokjin fez de sua primeira música solo, uma ode aos bichos que o acompanharam durante sua trajetória até aqui.

Letra de Tonight (reprodução/twitter @cafe_army)

A letra da música retrata presença, conforto e o constante medo de perda. "Se eu fechar meus olhos eu acho que lembrarei dos nossos momentos juntos, se eu fechar meus olhos novamente, eu pensarei apenas sobre nossas memórias felizes. Se essa noite passar, temo que não serei capaz de ver você novamente, se essa noite passar, temo que ficarei aqui sozinho".

Sim eu também estou chorando só de traduzir esse trecho final, e eu nem tenho nenhum animal de estimação. Boa sorte para quem tem/teve. Abaixo temos um compilado com todos os bichinhos que Seokjin já teve/tem e foram muitos pois ele é rei dos animais.

Como se já não bastasse o sentimento pós-shows em Wembley, combinados com o início do FESTA e essa belíssima música de Kim Seokjin, as Armys sempre muito criativas e talentosas, criaram várias fanarts lindas para Tonight/This Night. Admire aqui e sinta todos os sentimentos mais uma vez:

Essa última arte com todos os bichos de estimação dos integrantes de Bangtan acabou comigo. Lidarei com meus sentimentos ouvindo mais uma vez Tonight e pensando em como é importante valorizar o tempo que a gente tem com quem a gente ama.

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop