Topo
K-Pop Pop Pop

K-Pop Pop Pop

7 highlights pré-show de BTS (Dia 1)

Camila Monteiro

2025-05-20T19:18:53

25/05/2019 18h53

O primeiro show de BTS no Allianz Parque nem começou mas a fila do show já se mostrou um espetáculo à parte. Filas de show inclusive, são parte crucial na experiência do fã e é um momento chato – ninguém gosta de ficar em fila – que as pessoas ressignificam conhecendo novas pessoas, cantando em grupo, dividindo comida, maquiagem, power bank (hoje em dia a bateria extra é quase extensão do corpo) que ficarão para sempre na memória. As B-Armys (abreviação de brazilian armys) são internacionalmente conhecidas por serem as fãs mais entusiasmadas de Bangtan, portanto se o pré-show já nos deu vários momentos incríveis, a expectativa para o show é ainda maior.

Selecionei aqui 7 highlights que tivemos até agora:

  • Todos os sentimentos com Spring Day no violino

A rainha dos charts Spring Day é naturalmente uma música emotiva e a combinação com violiono + fãs cantando juntas no meio da rua foi com certeza um dos grandes momentos do dia. Espero que alguém mostre isso para Kim Namjoon.

  • O presidente que precisamos

Desde o discurso que Namjoon fez na ONU (veja aqui pois vale a pena), é comum ver em todos os shows do grupo e em protestos, cartazes com NAMJOON FOR PRESIDENT, NAMJOON FOR PRIME MINISTER. Kim Namjoon, rapper e líder de BTS tem apenas 24 anos mas possui uma maturidade invejável. Além de discursos excelentes sobre amor próprio, aceitação e felicidade, ele escreve a maior parte das letras do grupo, todas sempre bastante engajadas, cruas e com uma sinceridade que os dias de hoje infelizmente não possuem. No Brasil não foi diferente, com pedidos de Namjoon presidente seguidos de "nos salva". Significa.

  • BT21 tem tanto fã quanto BTS

A popularidade dos personagens criados pelos integrantes para a LINE é absurda. BT21 possui 8 personagens e foi feita uma série no youtube mostrando a criação deles no fim de 2017 (veja aqui). Nela podemos ver que os 7 membros de BTS criaram personagens – inclusive desenharam – junto com designers, representando suas personalidades e vontades. Chimmy, Tata, Cooky, Koya, Mang, RJ e Shooky foram criados por Jimin, Taehyung, Jungkook, Namjoon, Hoseok, Jin e Yoongi respectivamente e se tornaram lugar comum em shows e eventos de Bangtan. Nos shows quase todo mundo usa algum acessório dos personagens porém no Brasil como o povo é mais criativo, eles não apenas usam apetrechos deles como se fantasiam. Ah o brasileiro…

  • B-Armys são as grandes estrelas da noite

Quando eu digo que as B-Armys possuem um fandom próprio, não estou mentindo. As brasileiras são conhecidas por serem o melhor público que BTS já teve em shows, isso porque todas cantam muito, o tempo inteiro e não apenas nos famosos fanchants (no kpop a cultura fanchant é bastante importante, e são partes específicas da música onde todo mundo repete o fim da letra ou o nome dos integrantes). Hoje a expectativa é ainda maior por ser o primeiro show de BTS em um estádio brasileiro. Se da última vez em 2017, as B-Armys já fizeram história em um espaço para 7 mil pessoas, hoje com 50 mil elas certamente serão as estrelas da noite.

  • Yeontan > Ordem e Progresso

O oitavo membro de BTS é claramente Kim Yeontan, o famoso cachorro de Kim Taehyung. Figura onipresente nos bastidores do grupo, o cachorro é mimadíssimo pelos membros e toda vez que aparece em algum vídeo entra nos trending topics no twitter pois o fandom é bastante apegado ao cão mais famoso do kpop. Novamente temos aqui a criatividade do brasileiro em ação, com o rosto de Tannie estampando o centro da bandeira do Brasil. Espero que alguém presenteie Tae com essa bela bandeira.

  • O churrasco do Taehyung

Aqui temos o auge do bom empreendedorismo com um vendedor de churrasquinhos usando uma máscara com o rosto de Kim Taehyung (V). Com tanta concorrência nada mais inteligente e criativo do que aprender um pouco sobre o grupo para fazer um trabalho melhor e personalizado. Parabéns aos envolvidos (muita gente podia se inspirar e aprender também).

  • Hoseok (J-Hope, ou melhor, Brazil Hope) mostrando as B-Armys no Soundcheck

Todo show de BTS possui um soundcheck, um ingresso que inclui assistir ao ensaio do grupo. O soundcheck sempre acontece horas antes do show, eles cantam cerca de três músicas – hoje foi Fake Love, MIC Drop e IDOL – e interagem com as fãs. No decorrer dessa tour Hoseok postou stories de todos os soundchecks mas nada se comparou ao barulho feito pelas B-Armys. Em IDOL só o setor do soundcheck já cantou mais alto que muitos estádios lotados em shows no exterior. Novamente a força das armys brasileiras merecem todo o destaque.

  • Bônus: Fanart fofa

O artista britânico por trás da conta Shitty Watercolour é um conhecido Army que costuma fazer artes relacionadas aos tuítes dos membros logo depois que eles postam – a rapidez dele é admirável – e hoje não foi diferente. Ele postou uma tirinha com os highlights das B-Armys, mostrando que hoje elas são tão donas do espetáculo quanto Bangtan.

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.