Topo

Top 10 músicas de BTS que você deveria enaltecer

Camila Monteiro

21/03/2019 08h45

BTS em show da Love Yourself Tour no Japão (reprodução/twitter @bts_bighit)

Quem é Army sabe a dificuldade que é destacar apenas 10 músicas do catálogo de Bangtan para fazer uma lista, mas várias músicas do grupo já são enaltecidas o suficiente – e com razão – e senti a necessidade de trazer nesse espaço uma lista com aquelas que eu acho incríveis, seja pela letra, pela produção e arranjo, pelo momento em que ela foi lançada, por me fazer ficar em posição fetal ou por todas essas coisas juntas.

    • 10. Rain

Rain é provavelmente #1 lugar na categoria "músicas gostosinhas de se ouvir" no UB (Universo Bangtan pros leigos). A letra é ótima, a produção incrível e apesar de o refrão ser excelente o grande destaque é a rap line (sempre ela). É importante lembrar que ela tá em um dos discos mais subestimados do grupo, o Dark & Wild, que foi lançado em 2014 quando eles ainda não eram nada famosos. O disco além de Rain tem grandes músicas como Let me know, Danger e Cypher pt 3. O mais interessante de Rain pra mim é que eu não consigo categorizar a canção. É meio r&b, meio balada, música pra se ouvir na chuva, pra fechar o olho e dormir e pra colocar no repeat da playlist.

    • 9. Ma City

Ma City tem um valor sentimental pra mim pois foi ouvindo várias vezes, lendo a letra e vendo as performances ao vivo que eu comecei a refletir sobre a minha própria cidade natal. E essa longa reflexão me fez valorizar lugares e pessoas que eu nem pensava antes. A música tem dessas coisas. Seja Namjoon falando que ele vai morrer na cidade dele, Ilsan, Jimin berrando sobre as praias de Busan ou Yoongi nos explicando que ele é D-BOY (Suga tem muito orgulho de ser de Daegu), Ma City é uma celebração das origens de cada membro. Acho interessante como as performances ao vivo fazem uma linha do-it-yourself, com um cenário bem simples com os nomes das cidades em hangul e começando com cada membro sentado próximo ao seu "lugar no mapa". Gosto particularmente de ver Jimin e Jungkook juntos em Busan e Yoongi e Taehyung em Daegu. E todos se divertem muito nos contando sobre suas respectivas cidades e pulando pelo palco. Sem contar que a música é um grande jam. Indico muito pra playlists de faxina pois ótima pra dançar pela casa.

    • 8. Tomorrow

Uma música produzida por Min Yoongi jamais será ruim. Esse é um fato que precisa ser absorvido. E Yoongi produziu isso em 2014, ou seja, faz 5 anos que ele nos agraciou com essa belíssima música que faz parte da primeira fase da banda, ainda na trilogia escolar. Parte do álbum Skool luv affair, Tomorrow foi escrita pela rap line em parceria com Slow Rabbit (um dos produtores fixos da Big Hit, empresa do grupo) e tem provavelmente uma das melhores coreografias que eles já tiveram. E eu to falando de BTS, ou seja, o que não faltam são coreografias incríveis. Eu recomendo fortemente o vídeo abaixo para entender o por quê de Tomorrow estar aqui. Tudo fica muito claro.

    • 7. Paradise

O fato de o vídeo de Paradise ser o logo de Love Yourself Tear significa que não temos nenhuma performance ao vivo dessa música e isso é levemente triste. Eu entendo que Tear é um álbum cheio de músicas incríveis e que fica complicado selecionar uma set list para a tour que inclua tudo que a gente quer – no caso, tudo – mas Paradise merecia muito mais. A minha única alegria é saber que tocou no fim de Burn the Stage no cinema.  Jam esquecido e com uma mensagem importante, Paradise é toda boa mas a transição entre os versos do Yoongi pros do Hoseok e a parte do Jimin são os grandes destaques pra mim. Eu usarei esse espaço para enfiar Love Maze também na lista pois considero ambas as irmãs esquecidas do Tear (meu álbum preferido de BTS). Importante lembrar que além da rap line, temos nos créditos da música como compositor, MNEK, cantor britânico maravilhoso que tem excelentes parcerias na música pop, a última delas com Olly Alexander do Years & Years. Vale conferir o disco dele, Language.

    • 6. Whalien 52

Só BTS pra fazer uma música excelente sobre uma baleia solitária. Toda vez que eu leio a letra dessa música eu entendo o sucesso da banda. É um ótimo exemplo de letra, arranjo e música que deram muito certo. Bangtan ficou conhecida por expressar nossos sentimentos e ultrapassar barreiras da língua e Whalien 52 mostra isso de forma quase didática. Seja Jungkook cantando lonely lonely lonely whale ou a repetição de no more no more baby, no more, a música é de uma sensibilidade e inteligência peculiar, brincando com as palavras whale (baleia) e alien, nos mostrando que as coisas podem ser difíceis e solitárias, que as vezes nos sentiremos deslocados – whaliens – mas que precisamos usar a nossa voz para lutar pelo que acreditamos. Gosto muito de como as letras de Bangtan constantemente nos lembram como a música é um mecanismo de ajuda para lidar com problemas. Eles sabem perfeitamente disso pois são esse suporte para muitas pessoas e Whalien 52 expõe de forma sensível e precisa isso.

    • 5. House of Cards

Eu acho que nenhuma palavra sobre House of Cards explicará melhor o por quê de ela estar aqui do que dar o play no vídeo abaixo. É o auge da vocal line. Todos cantam muito, a gente consegue ver as peculiaridades de cada voz, como elas combinam e harmonizam. Alguns momentos da minha vida quando eu to estressada eu fecho o olho e lembro do "so bad" do Jungkook nessa performance e as coisas naturalmente melhoram. Eu já perdi as contas de quantas vezes eu vi esse vídeo. Indico também as fancams dessa apresentação pois todas valem a pena (eu vejo a do Jimin pelo menos uma vez por semana).

    • 4. Pied Piper

Se Paradise foi esquecida no Tear, Pied Piper foi esquecida no Her. Ambos grandes jams que não conseguiram entrar no ponto de corte do Answer (1 minuto de silêncio por isso). Eu não sei se eu gosto mais de Pied Piper pela música em si, pelo refrão todo no falsete ou pela letra que literalmente manda a gente parar de perder tempo com eles e ir estudar/trabalhar. Apesar de não ter entrado na tour – jamais entenderei esse equívoco – BTS nos agraciou com uma performance ao vivo onde eles estão usando harness e fazendo body rolls. É o que Piped Piper merece. I AM TAKING OVER YOU.

    • 3. Let Me Know

Aqui temos um combo perfeito: música que começa com Kim Taehyung + Jimin segurando uma nota por 84 anos + Yoongi produzindo mais uma vez. Let me know é outra balada belíssima de BTS, provavelmente minha preferida junto com House of Cards e The Truth Untold. Outro diamante do subestimado Dark & Wild, a música nos dá a oportunidade de ouvir bastante Kim Taehyung e sua voz grave. Tae costuma ser um grande destaque nas harmonizações e quando ele tem destaque nas músicas a gente se vê diante de algo diferente. Toda vez que ele começa cantando eu já sei que a música vai entrar pro repeat das minhas playlists. O mesmo acontece com Suga produzindo. Let me know e Tomorrow possuem um lugar especial no meu coração por saber que ele criou esses jams no Genius studio.

    • 2. Ddaeng

ILPAL ILSAM SAMPAL DDAENG. Eu consigo ouvir daqui o fandom gritando em uníssono: CADÊ ESSA MÚSICA NO SPOTIFY??? Todo mundo queria dar dinheiro pra ddaeng, é o que ela merece. Nem se eu quisesse eu conseguiria explicar aqui a letra de ddaeng. É 100% coreana, com referências coreanas, duplo/triplo significado, cheia de easter eggs e shades para todos que criticavam os rappers de BTS por terem "se vendido" e virado idols. Ddaeng é a rap line fazendo o que eles fazem de melhor: absolutamente tudo. O arranjo, a letra, as roupas tradicionais que eles usaram na performance, os sons orientais dando o tom da música, os ad libs do Hoseok, Suga debochadíssimo e Namjoon fazendo um rap calmo, suave, quase parando e abrindo um leque na nossa cara. Quando a gente pensa que nada pode ser melhor do que isso, Kim Taehyung resolve subir no palco pra dançar com eles. Zero defeitos.

    • 1. Sea

Tem algumas músicas que eu escuto e choro, simples assim. Eu dou play e as lágrimas chegam. Isso acontece quando escuto Mercedes Sosa, Vitor Ramil, Jeff Buckley, Leonard Cohen e Sea. Quando essas coisas acontecem eu tento entender o que exatamente me toca tanto a ponto de me fazer chorar tão rápido e a resposta geralmente tem conexão com a letra, melancolia e ritmo. Sea abraça todos esses pontos. Logo nas primeiras notas eu já fico em posição fetal. O refrão é excelente mas o que acaba comigo é a parte do Namjoon: "Everything is the same thing but with a different name. It's life again". Só de colocar ela aqui para escrever sobre eu já derramei umas lágrimas, e Sea, assim como ddaeng, também não tá no Spotify. É uma hidden track (faixa escondida) do Her. Infelizmente BTS nunca cantou ao vivo Sea. Acho que eles sabem que não ia sobrar uma pessoa inteira pra contar história depois. É a música mais feels de todo catálogo deles na minha opinião e meu trabalho aqui é enaltecê-la. Ouça e chore comigo:

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop