Topo

K-Drops: Retorno de Sunmi, debut da X1, agenda da SuperM e BTS ganhando VMA

Camila Monteiro

27/08/2019 18h48

  • SUNMI de volta com LALALAY

Sunmi segue criando o que há de melhor dentro do kpop, e LALALAY, novo single dela, é mais um acerto na brilhante carreira que ela vem construíndo. O vídeo nos mostra uma espécie de metamorfose da cantora, agora loira, que sai de dentro de uma mala para nos guiar num universo cheio de outras versões dela mesma. Sim eu também lembrei de Intro: Persona, e vale lembrar que a direção de ambos os vídeos foram feitos pelo mesmo grupo, o Lumpens, que muito antes de trabalhar com BTS foram responsáveis por vários trabalhos das Wonder Girls e da icônica Gashina da própria Sunmi. As referências visuais são sempre muito interessantes, a pausa, o caminhar, a coreografia e principalmente cores. Mais do que nunca LALALAY me parece um mashup perfeito de Almodóvar com Sofia Coppola. Tudo isso embrulhado em sons tropicais, num dancehall sofisticado e com Lee Sunmi nos dizendo que ela vai fazer o que ela quiser e ser livre, pois a opinião dos outros (especificamente da mídia) pouco importa.

  • O debut da X1

Como esperado – e muito esperado – o debut do novo grupo saído do reality Produce 101, o X1, chegou com um grande pé na porta, batendo recorde de vendas para um rookie group (o recorde anterior era do Wanna One, também saído do programa), com mais de 250 mil cópias vendidas só no primeiro dia. O grupo conta com 11 integrantes, vários deles saídos de outros grupos que nunca decolaram como poderiam e outros novatos (Kim Yohan, estou olhando para você). O mini álbum lançado, Quantum Leap, tem seis músicas, entre elas o lead single Flash. E assim como LALALAY, o vídeo tem várias referências a borboletas e metamorfoses. A música é instantaneamente um hit, daquelas que tu escuta e já sabe que vai fazer sucesso. Refrão pegajoso, boas transições, edm na medida certa, momentos bate palma e sing-a-long, e um break ótimo. A coreografia combinada com a beleza – pense em um grupo cheio de gente MUITO acima da média – dos integrantes e direção de arte excelente, entregam um debut que parece tudo menos debut. Flash é como se EXO, Stray Kids e Seventeen tivessem um filho, ou seja, incrível. As outras músicas do disco, incluíndo a intro Stand Up e Like always são outros dois jams pop. Like always poderia muito bem ter sido single pois igualmente chiclete e atual. A boa notícia é que, diferente de praticamente todos os grupos saídos do Produce, X1 assinou um contrato mais longo, de cinco anos, então o sofrimento do disband levará mais tempo.

  • BTS ganhou dois prêmios no VMAs e as Armys brilharam ignorando o evento

Depois de ser destruído por fãs e haters de kpop ao criar uma categoria específica para "o gênero" ao invés de reconhecer os artistas nas principais categorias da noite (falei aqui sobre o quão ruim foi essa ideia),  o VMA (Video Music Awards) teve sua pior audiência da história, e boicote das fãs de BTS, as Armys. Mesmo assim Bangtan ganhou os prêmios de melhor grupo e melhor kpop. Lembrando que nenhum dos concorrentes da categoria melhor kpop estavam presentes no evento, o que diz muito sobre o descaso e como nem idols nem fãs são burros e sabem que estão sendo usados para audiência ao invés de reconhecidos pela música que eles fazem.

As Armys criaram um evento paralelo que fez muito mais sucesso que o próprio VMA. Com tapete roxo, premiação e várias hashtags nos trending topics, mostrando mais uma vez, a popularidade de BTS. Hoje saíram os números da audiência e enquanto VMA teve pouco mais de 1.9 milhão, lembro que a última live do Jimin teve mais de 6 milhões de pessoas assistindo simultaneamente. Significa.

  • SM divulga o calendário da novata SuperM

Hoje a SM divulgou uma série de novidades em relação ao novo super grupo da empresa, que eles bizarramente resolveram vender como "Avengers do kpop". Não contentes em já colocar uma pressão enorme num grupo que ainda nem existe, Super M também é vendida como futuro do kpop, sendo que todos os integrantes são figuras já conhecidíssimas e muito bem sucedidas no meio. Apesar de um branding deveras duvidoso, Super M tem a seu favor ter reunido os idols mais populares e talentosos da SM, e por isso todos estamos aguardando para ver o que rolará nessa tour gringa (o foco deles é claramente o público americano). Como capitalizar é preciso, o disco terá 8 versões diferentes: uma com todos juntos e uma para cada membro. Além do disco temos também camisetas e "merchan exclusivo". O álbum sairá em outubro e tem cinco músicas, que pelo nome parecem subtítulos de Velozes e Furiosos.

Estaria eu com dois pés e duas mãos atrás em relação a esse grupo? Resposta: Totalmente. Tenho um grande medo que isso manche o legado de Lee Taemin, ícone do kpop que agora será vendido como "nova face do kpop", como se ele já não estivesse há mais de 10 anos na indústria, com uma carreira absurdamente grande nas costas. Esse apagamento me preocupa, mas esperarei o debut ocorrer para respirar aliviada ou confirmar meus medos. Só espero que exista um break dance com Taemin e Ten. E Mark e Baekhyun juntos. E que os fandoms não se destruam até lá.

  • #GetWellSoonMina: Fãs apoiam Mina (TWICE), diagnosticada com ansiedade

Essa semana a JYP soltou outra nota, dando um update sobre a saúde de Mina. No texto a empresa afirma que o diagnóstico de ansiedade da cantora fez com que eles percebessem que ela não pode ser submetida a pressões constantes, e que a partir de agora ela, junto com o grupo, decidirá quando e onde ela vai se apresentar. É importante ver uma empresa grande não só deixar nas mãos da própria cantora a decisão de participar ou não das performances, mas também dialogar e falar abertamente sobre transtornos de ansiedade e tratar como a doença que é. O estigma ainda é muito grande, muitas pessoas não entendem e pensam que ter ansiedade é bobagem e algo passageiro. Tratar da forma correta e mostrar todos esses estágios para os fãs pode ajudar muita gente no processo.  Os onces, fãs do grupo, levantaram a hashtag #GetWellSoonMina, desejando melhoras para a cantora e mostrando apoio incondicional para que ela se sinta melhor e volte no seu próprio tempo.

  • Lisa e Jisoo (BLACKPINK) em vídeo fofo divulgando Candycrush

Em um vídeo extremamente fofo em parceria com o jogo Candycrush, Lisa e Jisoo participaram de um Dance Challenge, copiando os passos dos personagens do jogo, tudo em menos de 1 minuto. A risada da Lisa vale o play no vídeo:

  • Muita latinidade no novo mv da VAV

VAV lançou outro MV para Give Me More (Un poco mas), com direito a danças na beira da praia, brincadeiras na areia, flores por todos os cantos, abacaxis boiando e uma espécie de luau. Com um espanhol ótimo, Ayno é claramente o grande destaque do vídeo. Não só pelas roupas, mas principalmente pela dança e rap que ele faz com maestria. O kpop sempre incorporou ritmos latinos em suas músicas, mas atualmente praticamente todos os grupos estão nessa onda, e obviamente isso ocorre pois o reggaeton e seus derivados nunca estiveram tão em alta (filhos do hit monstro Despacito). VAV foi além e resolveu fazer uma música e MV 100% latino, com referências, reboladas, sensualização e muito espanhol.

  • Jonghyun sai oficialmente da CNBLUE

Depois de uma série de problemas graves em que se meteu, Jonghyun soltou um textão em seu instagram confirmando a saída oficial da CNBLUE. Mensagens em tom nada amigável do guitarrista com  BJ Park Min Young foram divulgadas pela própria, que se sentiu constrangida e ameaçada pelo conteúdo. Isso somado ao fato de que ele já havia sido citado e estava envolvido no escândalo da boate Burning Sun, que envolveu grandes nomes da indústria, todos compartilhando por chats, imagens de mulheres – algumas menores de idade – drogadas e abusadas sexualmente. Aparentemente humilhar mulheres é um hobby de Jonghyun que não apenas deveria sair da CNBLUE, como também debutar na cadeia mais próxima.

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop