Topo

Umpah pah umpah pah: Red Velvet lança novo single para ReVe Festival Day 2

Camila Monteiro

19/08/2019 15h30

Red Velvet em foto promocional de The ReVe Festival Day 2 (reprodução/SM)

Jamais pensei que ficaria tão feliz ao ouvir UMPAH UMPAH UMPAH UMPAH na minha vida, mas cá estou para, enfim, respirar em paz, que um dos meus grupos preferidos voltou ao seu habitat natural, camp, divertido, bem produzido e catchy. Confesso que eu estava levemente preocupada com o caminho que The ReVe Festival Day 2 seguiria depois que Zimzalabim aconteceu. Nada funcionou ali, e tanto público quanto crítica não compraram o que SM tentou vender. O mais problemático de Day 1 é o fato de que absolutamente todas as outras músicas do disco – especialmente Sunny Side Up e Milkshake – seriam lead singles melhores, e isso infelizmente não aconteceu.

Página virada, dois meses se passaram e hoje tivemos o lançamento de Umpah Umpah, lead single do Day 2 quer sairá amanhã (20). A música já abre com a repetição de umpahs que ao fim, soa quase como um mantra. A estética do vídeo é muito superior, com cenografia e figurinos que fazem sentido – Wendy não está vestida de espanador, muito obrigada stylists – e uma coreografia simples mas eficiente.


Com a mão dos produtores suecos que já trabalham com a SM há um tempo (Taemin, EXO, a própria RV e NCT recentemente), a música é um bop extremamente summer hits, com direito a coreografia na areia da praia falsa, jogos de tabuleiro, coqueiros, guarda-sol e guarda-chuva, pois existe toda uma plot de clima tempo que muda a direção do vídeo e nos entrega o que Red Velvet faz de melhor: as pontes das músicas.

Joy, mais uma vez, com ad libs da Seulgi, é dona de mais uma bridge excelente do grupo, algo que já virou marca registrada delas. O fim da música, aliás, é ótimo, ideal para performances ao vivo, com batida de palmas, let the beat drop, e high notes mantidas pois gogó de ouro. Outro grande momento de Umpah Umpah está na autorreferência, quando o grupo cita hits passados (Dumb Dumb, Red Flavor, Happiness e Ice Cream Cake) no rap de Yeri e Irene.

Estou bastante contente com esse comeback e amanhã espero que o restante dessa segunda parte do Festival RV seja ainda melhor e me faça aguardar ansiosamente pelo desfecho dessa trilogia com o Day 3. Até amanhã seguirei cantando UMPAH UMPAH UMPAH UMPAH.

 

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop