Topo

5 vídeos para assistir no aniversário de 5 anos das Red Velvet

Camila Monteiro

31/07/2019 19h47

Red Velvet promovendo Zimzalabim (reprodução/SM)

Na Coréia agosto já chegou e as reveluvs, fãs das Red Velvet, iniciaram as comemorações dos cinco anos de existência do grupo com a hashtag #5YearsWithRedVelvet. Dentro do kpop a data de debut dos grupos tem um valor especial e é sempre bastante comemorada tanto pelo fandom quanto pelos idols. Sejam lives, eventos especiais, música nova, as empresas e grupos costumam presentear os fãs nessa data comemorativa. Formada em agosto de 2014 e inicialmente com quatro membros, Irene, Seulgi, Wendy e Joy tiveram a adição de mais um membro ao grupo no início de 2015: a nova maknae Yeri. Desde o início o conceito do grupo se dividiu em Red (bubblegum pop, fofo e colorido) e Velvet (girl power, sombrio e experimental) e fez RV ser um dos maiores sucessos atuais do kpop. Abaixo fiz uma lista com 5 MVs/músicas do grupo que definem a importância e papel delas no gênero.

Porém antes vamos a algumas homenagens das reveluvs no twitter pois elas merecem:

Primeiro temos uma fanart fofa com as integrantes comemorando 5 anos:

As fãs aproveitaram o número 5 para fazer referência ao grupo ter atingido sua forma final após a entrada de Yeri, quando o quarteto virou quinteto. 5 integrantes, 5 anos:

E por fim um vídeo cheio de sentimentos e voz, ambas características que definem Red Velvet.

Abaixo selecionei os vídeos que considero mais interessantes e importantes na carreira do grupo:

  • Peek-A-Boo

Sempre terei um lugar especial para Peek-a-boo pois, logo que adentrei no universo do kpop, foi o primeiro vídeo de uma girlband que eu assisti. E foi muito impactante. A canção é definitivamente o lado velvet do grupo – apesar de elas estarem de vermelho em vários momentos – com um vídeo sombrio e bastante irônico se pensarmos no nome da música, que faz referência direta a uma brincadeira infantil. Tudo funciona em Peeak-a-boo: produção, coreografia, cenografia, narrativa, outfits. E a música está em Perfect Velvet, lançado em 2017, e meu disco preferido delas pois ainda conta com a excelente Kingdom Come. Toda vez que me pedem recomendação de girlband, essa é a minha escolha:

  • Dumb Dumb

DUMBDUMBDUMBDUMB jamais sai da sua cabeça e foi claramente inspirada em Bang Bang da Jessie J com Ariana Grande e Nicki Minaj. Até demais (é muito parecida sim). Porém o kpop nos entrega visuais muito superiores e o MV de dumb dumb é absurdamente bom. Lançada em 2015, no primeiro disco do grupo, o The Red, a música mostra uma das melhores qualidades delas: a voz. Dumb Dumb é o kpop perfection: tem uma coreografia boa e fácil de pegar, e portanto reproduzir, um refrão chiclete, vocais poderosos, um breakdown com rap e cores, muitas cores. O rap inclusive é cheio de referências ao catálogo de Michael Jackson, name dropping vários clássicos do pop.

  • Bad Boy

O repackage de Perfect Velvet, The Perfect Velvet (2018), nos trouxe esse grande jam que é Bad Boy, que mostra um lado completamente oposto ao de Dumb Dumb. A música é um r&b da melhor qualidade, lembrando girlbands icônicas dos anos 90 (pense TLC, En Vogue). Mais adultas e definitivamente parte da faceta velvet do grupo, Bad Boy é uma das melhores músicas do catálogo das Red Velvet. Todas estão sempre bem mas Seulgi merece destaque aqui, principalmente pela coreografia icônica (que chamamos de killing part no kpop).

  • Russian Roulette

Se Wes Anderson dirigisse um vídeo de kpop ele seria Russian Roulette, lançado em 2016, no terceiro mini álbum do grupo, com o mesmo nome. É provavelmente o vídeo que melhor sintetiza os conceitos red & velvet do grupo: sweet russian roulette. Criativo, com inserção de animação, visual retrô combinando com a música que abraça um synth pop atualizado, o tom camp de tudo é a cereja no bolo desse MV que é fofo e insano ao mesmo tempo e, por essa razão, tão marcante.

  • Red Flavor

É impossível falar de Red Velvet sem falar de Red Flavor, o maior hit da carreira delas. Parte do quinto mini álbum, The Red Summer, lançado em 2017, a música não poderia estar em um disco mais apropriado. É um grande jam para tocar o verão inteiro, na beira da piscina, tomando um drink e comendo todas as frutas possíveis (fazer um bingo com as frutas que aparecem no mv é uma ideia interessante). Uma vez li que os conceitos dos mvs das RV são dividos em: comidas & mortes e isso nunca fez tanto sentido. Aqui estamos diante de uma salada de frutas feita para hitar e tocar em todas as rádios, mas que mostra a essência de cada integrante, voz, carisma, e o camp onipresente na trajetória do grupo.

 

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop