Topo

WE ARE ONE: 5 momentos da despedida de D.O. que aqueceram nossos corações

Camila Monteiro

01/07/2019 19h05

EXO reunido para a despedida de Kyungsoo (reprodução/SM)

Hoje Doh Kyungsoo, o D.O. (EXO) foi servir ao Exército sul-coreano e ficará até janeiro de 2021 ausente do grupo. Não me considero exo-l mas sempre fui muito fã de Kyungsoo, seja por ter a minha voz preferida em um grupo vocalmente incrível, pela personalidade anti-idol que ele sempre teve e mais recentemente, por ser um excelente ator. Não pensei que sentiria tanto essa saída dele – temporária – do grupo mas cá estou ouvindo That's okay e sentindo todos os sentimentos. Por isso resolvi listar cinco momentos marcantes da despedida de Kyungsoo.

  • A carta que ele fez logo que saiu a notícia sobre o alistamento

Foi uma surpresa enorme, logo após o alistamento de Xiumin, ler a notícia que Kyungsoo se alistaria em julho. Em tese, ele teria ainda cerca de 2 anos antes de entrar no limite de idade obrigatória para servir, portanto essa ida repentina foi bastante surpreendente. Por isso, o cantor escreveu uma carta (tuíte acima) para o fandom explicando sua decisão e tentando acalmar os ânimos do fandom.

A tradução da carta:

Oi, aqui é D.O. da EXO.

EXO-L, vocês estão surpresas com essa notícia inesperada né? Na verdade, eu gostaria de ter contado antes, mas eu estou sentindo meu coração pesado. É uma decisão que eu refleti bastante durante muito tempo, e eu voltarei bem e saudável.

Eu queria muito compartilhar isso, e essa é a razão de eu estar escrevendo essa mensagem.

Muito obrigado a todas EXO-L que sempre me apoiaram, eu espero que todas vocês sempre estejam sorrindo felizes e saudáveis.

Eu voltarei bem e receberei vocês no meu melhor.

Obrigado.

Apesar de chateadas, as fãs da EXO já estão se acostumando com o fato de que o grupo todo, aos poucos, está entrando na idade limite para ir servir. O processo todo fica menos doloroso quando os idols escrevem cartas e deixam presentes para as fãs.

  • Kyungsoo nos dizendo que vai ficar tudo bem 

E Kyungsoo deixou um belíssimo presente para o fandom: sua primeira música solo em 4 anos. Co-escrita e arranjada pelo cantor, That's okay é tudo que eu esperava dele: terna, com uma letra linda, um MV tocante e mostrando todas as qualidades vocais que ele possui. O fato de o vídeo ser um desenho foi uma ótima decisão. Me lembrou muito Forever Rain do Namjoon (RM) e me fez pensar no quão incrível teria sido se Kyungsoo tivesse tido a oportunidade de lançar um mini álbum. Dentro de um grupo repleto de ótimos vocalistas, a voz dele sempre se destacou para mim, e That's okay apesar de não ter nenhum grande momento, funciona justamente pela simplicidade, timbre e mensagem. Nela, D.O. nos diz que "a vezes choramos, as vezes sorrimos. Esperamos, nos machucamos, ficamos felizes novamente e as vezes de saco cheio. No fim do dia o que importa é seguir nosso coração" (pausa para secar as lágrimas aqui).

  • A (quase) reunião OT9 

Quem acompanha EXO sabe que reunir todo o grupo, o famoso OT9, virou uma missão quase impossível, seja porque Yixing (Lay) estava investindo e promovendo sua carreira solo pelo mundo, ou porque Xiumin se alistou recentemente. Porém hoje (1) para alegria de todos nós, Lay estava presente nas fotos da reunião de despedida de Kyungsoo e ele foi para a Coréia só para isso. No vídeo abaixo podemos ver ele correndo no aeroporto para pegar o avião de volta para a China. Incrível ver a consideração e afeto que ambos possuem um pelo outro.

  • Homenagens mil no Instagram

Se os fãs do grupo estão tristes com a ida de Kyungsoo para o Exército, o restante do grupo mostra que não está sendo fácil também para eles. Várias fotos e homenagens foram postadas no instagram e dedicadas ao cantor. Destaque para o WE ARE ONE do líder Suho e para Chanyeol pedindo que ele fique saudável (quem acompanha o grupo sabe que eles vivem brincando de se bater, então o post fica ainda mais fofo e engraçado).

View this post on Instagram

 

19.07.01 WE ARE ONE! EXO 사랑하자!

A post shared by SUHO (@kimjuncotton) on

Chanyeol desejando saúde nessa nova etapa da vida de D.O.

View this post on Instagram

 

다치지말자구

A post shared by EXO_CY (@real__pcy) on

Sehun, o maknae do grupo, postou uma foto antiga de Kyungsoo e outra tirada hoje na despedida:

View this post on Instagram

 

도경자잘다녀와요 -하와이에서

A post shared by SEHUN (@oohsehun) on

  • #ToKyungsooWithLove: o amor das fãs

Por fim, nada mais tocante do que as centenas de homenagens que as próprias fãs deixaram para Kyungsoo. Fanvids, fanarts, covers de That's okay e muitas declarações sobre a importância que o cantor teve na vida de cada uma foram alguns dos presentes retribuidos a D.O. Abaixo selecionei alguns:

Esse fanvid que faz a gente sentir todos os sentimentos:


Essa fanart de That's okay:
E finalmente essa outra fanart da reunião do grupo, com direito a Jongin (Kai) colocando o dedo no nariz de Kyungsoo:

Seja pela música, pelo afeto (e presença do Lay) ou por toda história que Kyungsoo construiu até então com o grupo, a despedida dele foi bastante emocionante, principalmente se considerarmos a rapidez com que tudo aconteceu. Infelizmente não deu tempo de recebermos um álbum todo cantado por ele, o que nos dá mais um motivo para aguardar ansiosamente por 2021. Agora, resta desejar todo sucesso e saúde do mundo nessa nova etapa da vida de Doh Kyungsoo.

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop