Topo

Cultura CD: Era Love Yourself

Camila Monteiro

10/04/2019 12h26

Já que a Era Love Yourself está chegando ao fim e eu sou grande apreciadora de tudo que ela nos ofereceu, trago aqui imagens e apontamentos sobre os discos belíssimos que BTS lançou nessa era. Primeiro tivemos Love Yourself: Her, lançado em setembro de 2017 e introduzido por Jimin em Serendipity (eternamente no meu top 5 músicas de Bangtan). Her teve a dificílima tarefa de nos guiar por novos caminhos do grupo depois da icônica Era Wings (que merece e terá um post só pra ela). DNA, lead single do disco apesar de muito criticada foi divisor de águas na carreira de BTS. Eu mesma conheci eles na performance do AMA (American Music Awards), gostei, fiquei interessada "no de jaqueta de paetê" – o poder de Park Jimin – e o resto é história. Ou seja, DNA, amada ou odiada, tem um valor importante na trajetória do grupo e deu um tom completamente diferente a essa nova era. LYHer ainda tem duas das minhas músicas subestimadas preferidas, Pied Piper e Outro: Her, além de Dimple, Best of Me e os grandes sucessos Mic Drop e Go Go.

Love Yourself: Her foi o último dos 3 discos que eu comprei, e além de ter me abençoado com um photocard do Namjoon – eu nunca tinha tirado ele -, também veio com adesivos com os logos da era e um mini livro com as notas desenvolvendo plots do Universo Bangtan.

A Era Love Yourself completa possui 12 álbuns, 4 versões para cada disco. Em Her temos as versões L, O, V e E. Em Tear temos Y, O, U e R e em Answer S, E, L e F, formando assim LOVE YOURSELF (gostaria disso na minha estante porém eu atualmente tenho ORSEF pois possuo versões O e R de Her e Tear respectivamente e S, E e F de Answer).

Oito meses depois de terem introduzido novos conceitos e teorias, BTS nos deu um álbum completo – Her é considerado mini álbum e Answer repackage de luxo – que eu considero o melhor do grupo nesses quase seis anos de carreira. Tear é sofisticado, soturno, com temas profundos, arranjos diferenciados e letras tocantes. Um álbum que abre com Singularity e fecha com Outro: Tear não tem como não ser icônico. Com o excelente hit Fake Love liderando o disco, Tear ainda tem as ótimas Paradise, Love Maze e Magic Shop, os hits bate cabelo So What e Anpanman, uma dose de latinidades com Airplane pt 2 e a por vezes esquecida mas terna 134340. Os maiores destaques pra mim, num disco repleto de ótimas canções, vão para The Truth Untold (surpreendentemente produzida por Steve Aoki pois estamos diante de uma balada) e Singularity, introdução do principe gótico Kim Taehyung (V) a essa segunda parte da jornada Love Yourself, mais adulta e complicada pois a tarefa de amar a si mesmo não é fácil, e BTS nos guia com maestria.

Até os ensaios de Tear eu considero superiores – sigo amando todos – seja pelo tom ou pelas locações escolhidas. O álbum vem com mais notas, um photocard (que não está aqui pois eu dei para uma amiga. Era o Jungkook) e uma foto OT7 (todos) para colocar em cima da mesa. Achei interessante não vir com adesivos e interpretei como escolha criativa por ser um disco com tom mais sério, onde adesivos não fariam muito sentido.

Por fim temos o Answer, um repackage de luxo. No kpop é comum vermos os grupos relançando álbuns com uma ou duas músicas novas pois capitalismos. No entanto Answer nos deu a incrível introdução dessa última parte da história LY com Jin cantando Epiphany, uma versão extendida de Serendipity (que é a única que eu escuto desde então), IDOL, I'm fine, Euphoria e as três trivias da rap line: Just Dance, Love e Seesaw, cantadas por Hoseok (J-Hope), Namjoon (RM) e Yoongi (Suga) respectivamente. Além de várias músicas novas, o álbum tem um compilado com músicas de Her e Tear e remixes (o remix de DNA versão rock farofa oitentista é sensacional). Ou seja, é um ótimo disco para presentear pessoas que não conhecem muito o grupo mas têm interesse pois ali temos toda a jornada Love Yourself. Serei eternamente grata pela versão longa de Serendipity, pela beleza e ode ao brit pop rock que é Epiphany e pelas trivias, principalmente Seesaw, onde vemos Suga cantando lindamente uma música que seria sucesso indie pop se as pessoas não tivessem preconceito/preguiça com coreano. A letra é um soco no estômago, seguindo a linha Yoongi de nos trazer verdades inconvenientes.

Answer vem com adesivos com cabeças flutuantes dos membros (levemente engraçado porém fofo), mais notas e dois álbuns (A e B) pois são mais de vinte músicas.

Além dos discos, por ter comprado online eu recebi fotos extras, um mini espelho com logo antigo (devo ter uns 4 já) e um pôster por cada versão que escolhi:

A Era Love Yourself sempre terá um lugar especial no meu coração pois foi quando BTS entrou na minha vida. E foi nessa era que o grupo bateu seus próprios recordes de vendas, se apresentou em premiações internacionais, iniciou tour em Arenas pelo mundo e teve sua primeira indicação ao Grammy, justamente pelo design do álbum Love Yourself: Tear, feito pelo grupo de design coreano HuskyFox. Agora fechamos essa etapa para adentrarmos ao mapa da alma, dando passos ainda mais largos, sonhos mais altos e tour mundial em estádios (!!!).

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop