Topo

Rewind: Edição SM

Camila Monteiro

24/03/2019 11h45

Como prometido, todo domingo trarei momentos icônicos, sejam eles MVs ou apresentações em premiações que marcaram o K-Pop. Hoje resolvi fazer uma edição especial para os grupos da SM e foi mais difícil do que eu imaginei pois a SM é repleta de ótimos idols.

  • SHINee – View

Toda lista Rewind começará com SHINee??? Não nego nem confirmo que existe essa possibilidade, mesmo porque a banda possui vários momentos interessantes que marcaram a segunda geração do K-pop. Apesar do catálogo extenso, nenhuma música do grupo tem o meu amor como View. É uma música excelente para dançar, colocar na playlist pré-festa ou faxina (depende das tuas prioridades) além de passar uma alegria que não da pra explicar. É o que eu considero como pop perfection. Uma música pop que cumpre seu papel em todos os quesitos: bem produzida, letra fácil que não sai da cabeça e coreografia simples e efetiva. Ouça View e seja feliz:

  • Girls Generation (SNSD) – Gee

Eu estaria mentindo se dissesse que eu gostei dessa música logo de cara. Gee é sem dúvidas um dos grandes marcos do k-pop, seja pela coreografia – totalmente aegyo – ou pela própria música que mesmo que a gente não goste fica pra sempre na cabeça. Eu não to brincando, Gee não é apenas catchy, ela é mãe das músicas catchy; eu diria que é quase uma lobotomia. E de tanta repetição, de ver outros idols dançando e cantando, eu fui obrigada a me dar por vencida e aceitar que Gee é um grande jam. GEE GEE GEE GEE BABY BABY NO NO NO. A repetição é a grande protagonista desse clássico das SNSD. E de brinde no mv temos Minho da SHINee bem novinho fazendo figuração (isso acontece bastante na SM, os rookies participam dos clipes das bandas veteranas com uma certa frequência).

  • Red Velvet – Peak-a-boo

Se eu demorei para gostar de Gee, Peak-a-boo foi o exato oposto. Na verdade logo que eu adentrei o Universo K-popper e ainda não conhecia muito sobre girlbands foi essa música que me fez parar e prestar atenção. Fazendo a linha góticas do k-pop, as meninas do Red Velvet nos entregam um conceito bem Jovens Bruxas meets Tim Burton. Com um visual incrível, roupas vermelhas, brilhos e paetês em meio a armas e excelente coreografia, Peak-a-boo é meu exemplo preferido quando me pedem indicação de girlband.

  • EXO – Call Me Baby

Call me baby é uma das melhores músicas da EXO, que na época ainda contava com TAO no grupo. Com uma coreografia icônica – balançar os ombos é essencial aqui – quem brilha demais nesse clássico E-X-O (gosto muito do Chanyeol soletrando) é Do Kyungsoo. Verdade seja dita eu sempre acho ele o melhor em todas as músicas do grupo mas aqui, especificamente, ele se destaca demais. É outra música excelente para playlist de todo dia pois é uma música que não enjoa.

  • f(x) – 4 Walls

Eu gosto demais de 4 Walls e indico pra muita gente que não é muito fã de k-pop. É um pop numa linha mais indie e que se não fosse cantado em coreano seria enaltecido por muito mais gente. É com certeza um jam subestimado, ainda mais pra época que foi lançado. f(x) é um grupo que tinha/tem muito potencial mas por alguma razão a SM decidiu esquecer que elas existem e fica aqui o meu protesto. Um grupo que tem Amber, rainha do carisma, não pode ser deixada de lado. 4 walls é a prova de que elas podem muito:

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop