Topo

As amizades do K-Pop (que eu queria fazer parte)

Camila Monteiro

20/03/2019 12h45

Jimin e Taehyung (V), soulmates do k-pop (reprodução/twitter)

Entre treinos pesados, gravações, promoções e turnês a vida caótica dos idols não dá muito espaço para eles descansarem nem saírem com pessoas de fora dos seus grupos. Por esse motivo as premiações de fim de ano (MAMA, MMA, Gayo Festival, etc) são excelentes para a gente ver nossos idols preferidos interagindo e até mesmo colaborando em performances. As amizades entre idols nos lembram que existe vida fora das empresas e dá um ar de normalidade ao rítmo frenético que eles têm para se preparar para os comebacks. Pela vida similar, muitos idols são amigos de outros idols porém aqui eu selecionei as amizades que me chamam mais atenção e que eu gostaria de fazer parte.

  • Sunmi & Chung Ha

Chunga Ha abraçando Sunmi no MAMA 2018 (reprodução/tumblr)

Essa imagem só poderia melhorar se tivesse HyunA, pois Sunmi e Chung Ha são duas grandes forças do pop coreano. Ambas possuem carreiras solo de sucesso, são excelentes performers, músicas ótimas e constantemente apoiam uma a outra, algo importantíssimo numa indústria que adora jogar uma mulher contra a outra. Girl power coreano não podia ser melhor representado do que por essas duas forças da indústria.

  • Taemin & Kai

Taemin (SHINee) e Kai (EXO), uma das maiores e mais longas amizades do k-pop (reprodução/tenor)

Taemin e Jongin (Kai) não são apenas dois dos melhores dançarinos do k-pop, eles também são melhores amigos há muitos anos. Ambos fazem parte da mesma empresa, a SM, e apesar de Taemin ter debutado bem antes (SHINee debutou em 2008 e EXO em 2012) eles têm praticamente a mesma idade (Taemin é de 93 e Kai de 94) e isso dentro da sociedade coreana aproxima as pessoas. Taekai cresceram treinando juntos, já fizeram ensaios fotográficos juntos, performances em programas juntos além de fazerem parte do "Padding Squad", provavelmente o grupo de amigos mais famoso do k-pop atualmente, que conta ainda com Jimin (BTS), Sungwoon (ex-WannaOne), Ravi (VIXX) e Timoteo (HOTSHOT). O grupo têm o nome Padding Squad pois Taemim criou um logo para o grupo de amigos (!!!) e mandou fazer jaquetas para todos. Esse é o nível de ser humano extra que eu gostaria de atingir na vida. Imagina ser amiga de Taemin, Jongin e Jimin????

  • Amber & KEY

Amber (f(x)) e KEY (SHINee) (reprodução/tumblr)

Tanto Amber quanto Kibum (KEY) são social butterflies: amigos de todos. Eu na verdade fiquei pensando qual combinação de amizade de ambos eu iria colocar aqui pois eu tenho a impressão que eles são amigos de toda comunidade idol, então nada mais justo que reunir os dois numa mesma imagem. Extremamente carismáticos e irônicos, tanto Amber quanto Kibum circulam entre girlbands e boybands, algo que não é tão normal no k-pop. Geralmente existe uma separação para evitar boatos de namoro e dramas desnecessários entre grupos e empresas mas nesse caso nenhum se importa pois ambos são idols fora da curva, tanto na forma de se vestir, quanto no comportamento mais aberto e sem papas na língua. Amo Amber mas meu sonho mesmo era fazer parte do grupo de amigos de Kibum.

  • Jennie & Irene

Jennie (BLACKPINK) e Irene (Red Velvet) sendo fofas (reprodução/pinterest)

Eu aprecio muito o girl power de forma geral – no k-pop mais ainda – e ver a amizade de duas grandes estrelas de grupos absurdamente famosos como BLACKPINK e Red Velvet, de empresas que competem uma contra a outra no mercado, aquece demais o coração e merece ser enaltecida.

  • Jackson & Namjoon (RM)

Jackson (GOT7) e Namjoon (BTS) (reprodução/tumblr)

De todas as amizades que escolhi para esse post, Rapson (Rap Monster, ex-nome artístico do Namjoon + Jackson) é provavelmente o combo mais caótico. Seja pela improbablidade dessa amizade pois ambos são completamente diferentes um do outro, ou pelo fato de que Namjoon é ocupado demais e não atende o telefone quando Jackson liga (imagina o conceito de não atender Jackson Wang), o duo de rappers nos entregou momentos icônicos tanto em participação em programas de tv quanto em colaborações em performances de fim de ano nas premiações coreanas. Namjoon é um gênio e tem uma sensibilidade única, Jackson é o carisma em pessoa e rei do caos. Rapson é a prova de que pessoas extremamente diferentes podem ser amigas sim, basta querer.

  • Jin, Ken & Sandeul 

Jin (BTS), Ken (VIXX) e Sandeul (B1A4) (reprodução/tumblr)

Jin, Ken e Sandeul fazem parte da 92 line, que conta ainda com Moonbyul da Mamamoo. O que eu mais admiro nesse grupo é que eles são extremamente low profile e costumam viajar e sair para comer juntos com certa frequência e sem muito alarde. Jin e Ken já viajaram para esquiar juntos e é sempre bom ver os idols fora do seu habitat natural, fazendo atividades diferentes com pessoas fora do seu grupo. Jin é conhecido por enviar milhões de mensagens nos chats dos amigos e eu me identifico num nível espiritual com isso. O fato de Moonbyul fazer parte torna o grupo de amigos ainda mais superior pois ver girlbands e boybands coexistindo numa relação mais profunda de amizade é importantíssimo.

  • Yugyeom & Jungkook

Yugyeom (GOT7) e Jungkook (BTS) (reprodução/tenor)

Mais uma amizade entre GOT7 & BTS tá na lista pois ambos os grupos têm uma dinâmica ótima e começaram praticamente na mesma época, o que faz a gente entender ainda mais a proximidade e evolução dos relacionamentos . Yugyeom e Jungkook fazem parte do famoso chat da 97 line (ídolos nascidos em 1997), que ainda conta com membros da Seventeen e ASTRO. Além de muito amigos, os dois são maknaes dos seus respectivos grupos e possuem trejeitos muito parecidos. Todas essas similaridades nos fazem entender o bonding entre eles.

  • Kihyun & Yoongi (Suga)

Kihyun (Monsta X) e Yoongi (BTS) (reprodução/gify)

Existe algo muito gratificante em ver Yoongi interagir com pessoas fora de BTS. Seja porque ele não tem muita paciência para a rotina de idol ou porque ele provavelmente preferia estar dormindo, Yoongi é super bem relacionado, não só dentro do universo do k-pop como com rappers e outros músicos produtores. Eu pensei em colocar ele com JB (GOT7) aqui mas GOT7 já apareceu bastante junto com BTS e eu gosto muito da dinâmica entre Bangtan e Monsta X e gostaria que tivéssemos mais momentos entre os grupos já que outros integrantes também são amigos. Kihyun já deu declarações dizendo que pela falta de tempo e agendas loucas eles não conseguem se ver muito mas que o hall de entrada dos hotéis é o grande ponto de encontro de ambos. Um hall claramente abençoado.

  • Heechul 

Heechul sendo a pessoa extra que ele é (reprodução/tumblr)

Eu tenho uma teoria de que Kim Heechul (Super Junior) é o Kevin Bacon do K-pop, só que ao invés de seis graus de separação de todos os idols ele está a um ou dois no máximo. Heechul não tem vergonha de absolutamente nada e isso é bastante revolucionário na sociedade em que ele está inserido. Existe gente carismática e existe Heechul, que exala personalidade e bom humor com doses de falta de noção e leves pitadas de vergonha alheia. A comunidade idol provavelmente se divide em quem é amigo de Heechul e quem gostaria de ser.

Menção Honrosa: Soulmates edition

Cultura Vmin (V + Jimin) (reprodução/twitter)

Existem várias amizades icônicas entre os idols mas a cultura alma gêmea que Jimin e Taehyung nos entrega é algo bastante peculiar e bonito de se ver. Amigos antes de se tornarem idols, ambos se apoiam muito um no outro, escrevem carta se declarando (só de lembrar eu choro), choram no ombro, turistam juntos, e jamais vencem um episódio de Run. Nascidos no mesmo ano – 95 liners -, ambos possuem vários amigos fora do grupo, e Jimin é bastante ciumento quanto a isso, mas nada se compara a conexão que eles têm e nós fãs conseguimos sentir isso claramente, seja em momentos da tour, em fotos e vídeos postados por ambos ou em lives. Cultura Vmin é o auge da amizade do K-pop.

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop