Topo

Conheça melhor os 7 integrantes de BTS

Camila Monteiro

14/03/2019 13h17

Taehyung, Yoongi, Jin, Jungkook, Namjoon, Jimin and Hoseok no Grammy (reprodução/Twitter)

Com dois shows lotados no Allianz Parque – mais de 90 mil pessoas – e várias razões para serem admirados, ainda existe muita confusão com o grande número de integrantes que os grupos coreanos possuem (que nem é tão grande assim se pensarmos em outros vários grupos de k-pop). Para isso trago aqui um guia sobre cada membro de BTS, suas peculiaridades e por que cada um deles traz valores diferentes que fizeram Bangtan ser o enorme sucesso que é hoje:

-> a ordem vai ser a do fanchant. Dentro do k-pop ,os grupos costumam ter uma espécie de "grito de guerra" que os fãs cantam durante as músicas, geralmente incluindo o nome dos membros, do grupo e cantando partes das canções. A cultura fanchant é bastante importante na cultura dos fandoms de k-pop.

Kim Namjoon (RM)

Namjoon em um de seus passeios pela Coréia (reprodução/Twitter)

Líder do grupo e parte da rap line, Kim Namjoon, agora RM e ex- Rap Monster, é basicamente a razão de BTS existir. Bang Shi-Hyuk (Mr. Bang, dono da Big Hit, empresa da banda) basicamente montou o grupo por causa dele, pois Namjoon já era destaque na cena rapper underground. O que era inicialmente para ser uma banda de rappers acabou se tornando um grupo de idols, o que gerou muitas críticas. Foi Namjoon quem assumiu o risco e resolveu seguir como banda com os sete integrantes como conhecemos hoje. Obrigada King Namjoon.

Aqui vão algumas – várias – razões para admirá-lo:

  •  Namjoon escreve praticamente todas as músicas do grupo, por vezes sozinho, outras com a equipe de produção da Big Hit. Ele está sempre envolvido no processo criativo.
  •  Fã de poesia e com uma sensibilidade espantosa, ele escreve textos, discursos e letras extremamente tocantes.
  • Cheio de referências, indica músicas, livros, artistas e lugares para se visitar. Os lugares que ele indica acabam virando pontos de referência na Coreia, o que chamamos de "fan pilgrimage", prática de ir a lugares que são referência de pessoas/séries/filmes que admiramos.
  • É o único que fala inglês (há controvérsias quanto a isso, mas ele definitivamente é o que mais traduz e fala em entrevistas internacionais).
  • Tem duas mixtapes excelentes e bem diferentes uma da outra. A última delas é Mono, um álbum (playlist) indie sensível e sofisticado, todo produzido/arranjado/escrito por ele. Mono (Monster no More) é uma referência à transição dele de Rap Monster para RM.

 

Kim Seokjin

Jin e seus corações, marca registrada dele. (Reprodução/Tumblr)

Vocalista e integrante mais velho do grupo (apenas números), Seokjin é life of the party. Excelente apresentador e ator, Jin é extremamente carismático, talentoso e aprendeu a tocar piano só para a performance de Epiphany, uma das baladas mais lindas já feitas pelo BTS. Algumas características essenciais para entender Seokjin:

  • Apesar de ser o integrante mais velho (26 anos), ele é definitivamente um dos mais novos em espírito e disposição para o caos.
  •  No início do grupo, quando eles passavam perrengue, é quem segurava as pontas financeiramente, levava os integrantes mais novos para escola, pagava comida, etc. BTS teve um início bem difícil, apesar de hoje não aparentar. Jin foi um dos grandes suportes do grupo.
  • CAOS. Jin é o caos em pessoa. Seja no programa de viagens que a banda tem, o Bon Voyage – onde ele brilha muito -, ou em entrevistas, Seokjin exala carisma e caos.
  • É o grande cozinheiro do grupo e tinha um programa no youtube chamado Eat Jin, onde ele conversava com os fãs enquanto comia.
  • JINHIT (No k-pop é normal existir uma série de regras das empresas em relação aos idols. Jin não segue todas as normas da empresa e todos sabemos e somos felizes por isso. Assim existe a brincadeira com o nome dele e da empresa. Big Hit + Jin = JINHIT)
  • É conhecido nos shows pelos projetos com corações no Army Time (Army Time é o momento do show dedicado ao fandom). Sempre criativo, em cada show ele inventa uma forma nova de interagir com os fãs.
  • É excelente apresentador e frequentemente convidado a ser MC (mestre de cerimônias) dos programas coreanos.
  • Worldwide Handsome, claro (Jin é belíssimo e ele sabe e se promove. Rei da autoestima).

 

Min Yoongi (Suga)

Gênio Min Suga (reprodução/Tumblr)

SUGA, AgustD, Lil meow meow (sim, resta aceitar), Yoongi é o anti-idol. Ele queria ser uma pedra, queria dormir e descansar; ele é realmente um gato no corpo de um ser humano, porém quando ele pisa no palco all eyes on him. Yoongi ama música, ama aparelhagens, ama produzir e fazer arranjos. Ele não produz apenas músicas para BTS como também tem parcerias com Epik High (Eternal Sunshine acabou de ser lançada e já é um sucesso), além de Song Request com Lee Sora, Wine com Suran e uma incógnita com Ed Sheeran (ele tuitou que tava trabalhando numa música dele e até hoje estamos esperando). Yoongi é um rapper low profile e traz assuntos importantes como ansiedade e depressão para suas canções. Ele traz a dor na voz, a angústia, a raiva. E essas emoções, também sentidas por todos nós, transmite uma conexão e identificação intensa com o trabalho dele.

  •  Yoongi se pudesse estaria sempre deitado.
  • Rei das remixagens postadas no Soundcloud.
  • Savage Suga: ele não tem muita paciência para nenhuma bobagem, seja uma pergunta boba, uma brincadeira sem graça, um comentário atravessado de fã, Yoongi não tem tempo para isso e deixa claro em forma de julgamento (o famoso shade).
  • Agust D, o projeto solo dele, é o que eu considero um grande "pé na porta". Agust D significa Suga ao contrario + DT (Daegu Town, cidade onde ele nasceu) e traz letras fortes e importantes sobre a trajetória de vida dele. The Last é um soco no estômago sobre a história dele com ansiedade e depressão.
  • Apesar de aparentar ser "desconectado" com o resto do mundo ele é extremamente afetuoso com os membros. Como disse anteriormente, ele é um gato.

 

Jung Hoseok (J-Hope)

Hobi na performance de Idol no MMA 2018 (reprodução/Twitter)

Sol, esperança, alegria, carisma, talento. É difícil escolher uma palavra para definir Hoseok, Hobi, J-Hope. Rei dos ad libs (improviso nas músicas), Hoseok não é apenas um excelente rapper, como uma constante segunda voz e dono dos melhores efeitos sonoros de BTS. Todas essas características já seriam o suficiente para entender a importância dele, mas ele é também um dos melhores dançarinos do pop. Sim, pop, não k-pop. Popping, locking, ensinando trainees e colegas (PA PA PA, o efeito sonoro dele preferido ao ensinar passos de dança), ele também produz e escreve, e tem uma mixtape excelente, a Hope World. Em tempos tão difíceis ver alguém constantemente dizendo que é nossa esperança é um grande alento. Outras características marcantes do Sol:

  • Dono do palco: se existe alguém que domina completamente o palco quando pisa nele esse alguém é Hoseok. Independentemente de onde ele esteja, nossos olhos vão para ele.
  • Seja de alegria ou medo – e ele é bem medroso – Hoseok fala sempre em outra frequência. E quase sempre envolve gritos. Principalmente se o grupo faz atividades em parque de diversões que envolvam montanha-russa ou zumbis.
  • É organizadíssimo. Além de montar planilhas e ajudar os membros a pegar coreografia, Hobi é conhecido por colocar as coisas em ordem dentro de um grupo caótico.
  • Posta vídeos incríveis intitulados #HopeOnTheStreet dançando em diversos lugares. O mais famoso deles foi o challenge de In My Feelings do Drake, que acabou entrando no clipe do rapper.
  • Fashion king. Expensive. Ame ou odeie o estilo de Hoseok, ele o tem. E sempre acompanhando de uma bolsinha, marca registrada dele.
  • Baepsae. Hoseok dançando Baepsae. É isso.

 

Park Jimin

Jimin na performance de Idol para o MMA 18 (Reprodução/Pinterest)

(respirando fundo e tentando escrever sobre Jimin normalmente)

Jimin é um dos integrantes que mais mudou com o passar do tempo e evolução do grupo. No início eles todos eram "hip hop warriors", brabos, furiosos, exaustos da escola e da vida. Mas daí a vida melhorou, eles começaram a se amar mais e é Jimin quem traz essa mudança de forma mais visual. Dono de uma voz peculiar e belíssima e de momentos icônicos da banda, Jimin foi a razão de eu ter me interessado por BTS. Foi ele quem me levou para banda, o que é uma característica dele, ser "recruiting fairy", a fada que recruta as pessoas locais que nunca ouviram falar do grupo. Existem diversas razões para isso, mas o valor da dança combinado com o da performance é o que atribuo a essa especificidade dele de atrair olhares. Jimin em um olhar te faz entrar no fandom e eu posso provar isso (eu sou a prova ). Aqui vão outras características para amar ele:

  • Afetuoso, Jimin tá sempre abraçando e fazendo carinho nos outros. Todos eles são extremamente carinhosos uns com os outros mas Jimin é quem demonstra mais.
  • Ninguém ama mais aniversários do que ele, sempre pronto para decorar bolos, comprar presentes e cantar parabéns. Os aniversários são importantes para o fandom que costuma comemorar com homenagens pelas cidades em formas de banners e apoio financeiro a Instituições que os membros apoiam.
  • Dentro do k-pop existe a cultura da fancam, por serem muitos membros em cada grupo os programas de TV e os fãs publicam vídeos específicos de cada membro dançando. Ninguém domina a arte da fancam mais do que Park Jimin. Ele tem a fancam mais vista de todos os tempos, com mais de 33 milhões de visualizações.
  • Responsável por momentos icônicos nas performances da banda, entre eles o famoso início de Blood, Sweat and Tears (nae pi ttam nunmul para os íntimos).
  • Jimin faz muito sucesso entre o público masculino, os fanboys. Nos shows que tive a oportunidade de ir os meninos em sua maioria usavam camisetas e bottons com fotos dele.
  • Além de ser carinhoso com os membros, Jimin é um dos integrantes mais ativos nas redes sociais, postando fotos e mensagens em agradecimento ao fandom.
  • Sua primeira música solo, Promise, bateu recorde do Drake no Soundcloud, com mais de 8 milhões de streamings em 24 horas.
  • Bailarino, Jimin é excelente dançarino contemporâneo. As linhas do corpo, postura, piruetas, precisão, Jimin é um dançarino completo e muito acima da média.

 

Taehyung (V)

Tae e seu cachorro Tan (Reprodução/Tenor)

Poucas pessoas têm a sensibilidade artística de Kim Taehyung, ou V, como é conhecido (pouquíssima gente chama ele de V dentro do fandom, mas é o nome artístico dele assim como RM, Suga e J-Hope). Tae pinta, gosta de museus, ama Basquiat, escuta Sigur Rós, tira fotos artísticas pelas ruas de Paris e Amsterdam; ele é uma grande dualidade, apesar de extremamente popular ele tem gostos e referências bastante independentes. Dono de uma voz grave e única e de solos que começam com a letra S (Stigma, Singularity e Scenery), Taehyung ama blues, soul, e tem uma voz perfeita para o gênero. Além de ser um exímio cantor, ele também é ator (ele fez o drama Hwarang, disponível no Netflix) e é considerado um dos rostos mais lindos do mundo. A sensibilidade artística do Tae taz com que ele seja um dos melhores performers do k-pop, pois além de excelente cantor e ator ele também é um ótimo dançarino. Outras características interessantes dele:

  • Ele ama muito fotografia, em especial o fotógrafo minimalista Ante Badzim. Inspirado nas fotos do artista, Tae tira fotos similares com a hashtag #VANTE (V + Ante) e promove tanto o trabalho de Ante quanto momentos introspectivos e bucólicos dos lugares que a banda visita durante a tour.
  • Tae demonstra muito interesse em escrever músicas e já fez isso algumas vezes com Even if I Die It's You, música que ele canta junto com Jin e que tocou no k-drama que ele atuou, 4 O'clock em parceria com Namjoon e Scenery, presente dele para o fandom.
  •  É conhecido pelo seu "box smile" e amor por vídeo games e One Piece (manga/anime).
  • Dono do Yeontan, o cachorro mais famoso do k-pop
  • Taehyung é muito peculiar no modo que ele se veste, assim como Hoseok, ele é fashion king (Gucci boy) e referência visual do grupo.
  • Foi ele quem criou a expressão I purple you (Borahae) extremamente popular dentro do fandom. É o "eu te amo" das Armys, sempre seguido de corações roxos.

 

Jungkook

Jungkook no videoclipe de Fake Love (reprodução/Tenor)

Jeon Jeongguk é o membro mais novo (maknae em coreano) de BTS. Nascido em 1997 e com apenas 21 anos ele é conhecido como "golden maknae" por ser extremamente talentoso em absolutamente tudo que faz. Jungkook, além de ser o principal cantor da banda, é também centro de BTS: ele tá sempre no meio em praticamente todas as performances. Além de ser um excelente cantor, ele também é um ótimo dançarino e rapper (no início da banda ele cantava raps muito bem, mas com o passar do tempo os raps ficaram com a rap line enquanto Jungkook faz seu papel de vocalista principal). Além de ser um artista acima da média ele também tem sucesso praticando esportes e fazendo vídeos. Os vídeos gravados, editados e postados por ele, feitos no seu estúdio (Golden Closet) são lindos e mostram de forma peculiar e sensível a visão dele em relação a banda. Os GCF (Golden Closet Films) são extremamente populares e mostram o talento de Jungkook como diretor e editor. As músicas que ele escolhe para os vídeos e ditam o tom do trabalho são ponto alto para mim. Como talento é o que não falta ao maknae, aí vão algumas outras curiosidade sobre ele:

  • Extremamente talentoso desde sempre, foi muito cobiçado por outras empresas coreanas e acabou escolhendo a Big Hit por causa de Namjoon (ele já admirava o trabalho do rapper).
  • É conhecido por estar sempre comendo seus lanches, seja em premiação ou gravação dos programas da banda. Snack King.
  • Imita muito bem todos os outros membros de BTS, não somente os jeitos e expressões mas a forma de dançar.
  • Jungkook não contente em ser bom em tudo listado acima também desenha muito bem e já fez arte até pra remix lançado pela banda (Seesaw x I need u).
  • JUNGSHOOK: Quem acompanha Jungkook sabe que ele constantemente entra em uma nova dimensão e nos entrega gifs icônicos que são usados até por pessoas que nunca ouviram falar em BTS.

Quem é seu bias (se é que existe um pois é difícil com Bangtan) e qual a razão??

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop